7 sinais de que seu casamento está amadurecendo positivamente

Consegue notar as mudanças positivas no seu casamento? Não? Então faça uma pausa e veja aqui alguns sinais que indicam se isso está acontecendo.

Sônia Penha

Você se casa, o tempo passa, vem os filhos, e então se dá conta de que está ficando velho. Já parou para pensar em tudo o que fez, em como tem vivido, qual o lado positivo disso tudo?

Se perceber que tudo o que está vivendo, na saúde e na doença, na alegria e na tristeza, desde que se casou lhe tem feito feliz, é porque algo importante mudou e seu casamento amadureceu.

Caso ainda não tenha pensado nisso, aqui estão alguns sinais que indicam que seu casamento está amadurecendo positivamente. Faça uma pausa e observe quando:

1. Seu cônjuge é ele mesmo na presença dos seus pais

Quem não quis impressionar os futuros sogros no pedido de namoro ou de casamento. Roupa alinhada, atitudes polidas, as palavras certas. Até hoje dou risada de como o primeiro pretendente de minha filha mais velha estava apavorado. Afinal a palavra dos pais conta e deixá-los preocupados sobre quem o pretendente é de verdade pode terminar com tudo. Quando você se sente confortável com seus sogros significa que você está confiante no seu relacionamento conjugal, que algo melhorou e uma avaliação ruim não é mais preocupação.

Como agir e superar os problemas com os sogros

Advertisement

2. Seu cônjuge não se incomoda tanto com a sua aparência

Com o aumento dos afazeres e responsabilidades na vida de casado e a chegada dos filhos, estar com a aparência impecável todo o tempo fica mais difícil. Quem já não foi um pai ou mãe com a barba ou unha por fazer, os cabelos por pintar, com uma roupa mais simples no vestir. Se apesar disso seu cônjuge não se incomodar e continuar a se sentir atraído por você, significa que seu amor cresceu e está além da aparência física.

3. Você e seu cônjuge saem para namorar

Muitos casais gostam de sair, outros não. Com a agitação dos dias arrumar alguém para ficar com os filhos e planejar um tempo para sair e namorar faz toda a diferença no casamento. O encontro ideal não precisa ser um jantar romântico à luz de velas e música para dançar, pode ser um passeio de mãos dadas, ir a um lugar de que gostem, ter um momento de romance dos dois, até mesmo ao voltar para casa. Às vezes “mais é mais”, isso significa que a chama do namoro está acesa no casamento.

5 ideias românticas para namorar em casa

4. Vocês apreciam o que cada um tem

Que esposa não deseja que o marido a ame e aprecie, e que marido não quer que sua esposa o ame também e se orgulhe dele. Um casal apaixonado um pelo outro é feliz e foca nas coisas positivas e trabalha para corrigir as negativas. Apreciar a beleza que cada um tem por ser como é, as virtudes, qualidades e tudo que o cônjuge faz, mesmo que seja uma coisa simples mostra que carinho e amor estão presentes no casamento.

6 formas de ajudar seu marido a se sentir um homem de verdade

Advertisement

5. Vocês cuidam um do outro, mesmo durante uma briga

Ninguém gosta de brigar, mas às vezes acontece, certo? É preciso que o casal tenha o cuidado de não ficar bom nisso. Há! Há! Cada um tem seu ponto de vista, opinião e vontade, saber respeitar isso um no outro ajuda a não brigarem com frequência. Conforme o tempo passa e vão conhecendo melhor um ao outro fica fácil perceber quando estão cansados, com fome, ou quando é hora de parar. Estar neste ponto no casamento significa que vocês se amam mais e que sabem dar um tempo um ao outro.

9 passos para aprender a amar seu cônjuge novamente

6. Seu cônjuge lhe conta uma história que você nunca ouviu antes

Meu marido é mesmo bom nisso. Você pensa que sabe tudo sobre seu cônjuge até que ele aparece com uma história que você nunca ouviu. Então você descobre mais coisas sobre ele, não para desmerecer ou atacar, mas para entender melhor por que ele é do jeito que é, para apreciá-lo mais e respeitá-lo. Ouvindo e conhecendo essas histórias você vai perceber o amor e a preocupação dele por seu bem-estar, da sua família e dos outros. Isso não tem preço.

7. Você para de tentar consertar as imperfeições no outro

Você começou seu relacionamento achando que ia fazer seu cônjuge mudar aquele comportamento ou hábito irritante? Cuidado para não se decepcionar, até mesmo com você. Ficar irritado ou discutir por causa das coisas irritantes que vê no seu cônjuge não vai mudar muita coisa, e você não será um fracassado por desistir de resolver os problemas de incapacidade dele. Também não significa que tenha que achar isso tudo encantador. A paciência em aceitar a mudança do cônjuge com o tempo e a maneira pacífica e amorosa com que você mostra isso para ele vai fazer seu casamento durar. Afinal dizer “eu te amo” é também ter paciência com as imperfeições e aguardar as mudanças.

5 razões pelas quais tentar

Advertisement

Então, conseguiu notar alguma diferença?

É possível observar esses e outros sinais que indicam que o casamento está crescendo, melhorando e amadurecendo. Seja positivo, reconheça o que há de bom no seu, não desista e continue firme, melhorando a cada dia, porque isso é “crescer”, e crescer é “amar”.

Toma un momento para compartir ...

Sônia Penha

Sônia Penha é esposa e mãe de duas lindas filhas. Ama sua família, gosta de ler e se informar sobre vários assuntos, gosta de fazer artesanato e atividades que envolvam a família e amigos. Possui formação em Informática e é editora para o Familia.com.br.