7 sinais de que você é viciado em comida

Se alimentar é um ato prazeroso e acalentador, no entanto, é preciso cuidado para não tornar este momento um vício.

Renata Finholdt

Pode parecer estranho para alguns, mas é a pura realidade, assim como há pessoas que possuem vícios como álcool, fumo, drogas, há também quem tenha vício por comer. E essa compulsão por alimentos é tão prejudicial como qualquer outro vício.

Para essas pessoas a resposta para suas frustrações e dificuldades passam inicialmente pela geladeira ou pelo armário de mantimentos e acabam trazendo problemas de obesidade que acarretam inclusive em outros problemas mais sérios.

Mas como saber se seu desejo por doces, ou outros alimentos não é na verdade um vício por alimentos?

Leia: 8 passos para superar o vício em comida

Vício, conforme descrição “é um hábito repetitivo que degenera ou causa algum prejuízo ao viciado e aos que com ele convivem.” (fonte: wikipédia). No vício as pessoas tendem a perder o controle da situação e ainda sentem dificuldade de se afastar da compulsão. Mas há ainda alguns sinais que podem lhe ajudar a identificar se possui vício por comida.

Advertisement

1. Você esconde alimentos em lugares secretos

Este é um hábito bastante comum para pessoas viciadas em alimentos. Elas costumam criar seu próprio estoque de mantimentos em um local que somente ela saiba, para poder “atacar” quando quiser e sem que ninguém lhe critique por estar comendo novamente.

2. Você come quando está ansiosa, triste ou feliz

A comida para você é consoladora. Se está ansiosa à espera de uma notícia ela será sua companheira, se seu dia foi ruim ela lhe ajudará a sofrer menos e quando está bem feliz ela vai lhe acompanhar nas comemorações. Este é o pensamento de quem é viciado em comida.

3. Sente o desejo de comer sempre que vê alguém comendo

Você é do tipo de pessoa que basta ver alguém mastigando que vai logo perguntando o que é e se tem algum pedacinho para você? Os viciados por comida normalmente querem comer sem ter fome alguma, pense sobre isso.

4. Mente sobre a quantidade de comida que ingere

Quando conversa sobre isso com seus amigos e familiares tende a mentir sobre a quantidade do que come tentando desta forma não identificar o “causador” de seu sobrepeso?

5. Come menos na frente de outras pessoas

Em um restaurante ou na frente de amigos você coloca menos quantidade de comida no prato e come mais depois que estiver sozinha? Cuidado.

Advertisement

6. Come e se arrepende

Você ataca a geladeira e come todas as coisas gostosas que encontrar por lá e logo depois se sente mal com o desejo de não ter ingerido tudo aquilo e chega a ter raiva de si própria?

7. Pensa em quantidade ao invés de qualidade

Ter o prato cheio é seu principal objetivo, afinal o que conta é a quantidade não é mesmo? Você se delicia em olhar toda aquela quantidade exagerada de comida e come tão rapidamente que nem saboreia o alimento.

Se você se identificou com estas atitudes tome cuidado, repense seus atos e se necessário busque ajuda de um profissional para que possa reverter este vício a tempo de não danificar sua saúde. Cuide-se!

Toma un momento para compartir ...

Renata Finholdt

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.