7 sinais de que você está emocionalmente esgotado e o que fazer
É importante reconhecer estes sinais de esgotamento emocional e mental para evitar consequências devastadoras.
Adriana Acosta Bujan
Costuma acontecer que, às vezes, nos sentimos cansados sem realmente ter feito algum esforço físico ou mental; isso acontece porque estamos passando por um esgotamento emocional, ou seja, temos uma sobrecarga de esforço não só de trabalho, mas de conflitos e responsabilidades que temos de assumir, querendo ou não.
Essa carga emocional nos leva muitas vezes a ter crises depressivas profundas, cansaço mental, inclusive nos tornamos estáticos no momento de tomar decisões, já que nos sentimos desmotivados para fazer as coisas, e só o que desejamos é continuar dormindo e fechados em nosso quarto.
O problema é que, se não reconhecermos que estamos em meio a um esgotamento emocional, podemos colocar em risco a nossa própria saúde (física e mental), a ponto de pensarmos em atentar contra a própria vida.
Sinais para detectar esgotamento emocional
Existem causas diversas que podem gerar um esgotamento emocional em nós, já que tudo depende de como percebemos ou assimilamos as responsabilidades. Quer saber quais são esses sinais?
1. Você fica com raiva de tudo
As pessoas que sofrem de exaustão emocional tendem a ficar irritadas com tudo o que lhes acontece, seja bom ou mau. Isso acontece porque, normalmente, você tem dificuldade para dormir, o que afeta o ânimo e faz com que, muitas vezes, você perca o autocontrole e fique de mau humor.
Esse tipo de pessoa geralmente se torna muito sensível às críticas e aos gestos de desaprovação, pelo que costumam se irritar com frequência, afetando negativamente suas relações com os demais, convertendo-as em puras batalhas campais.
2. Desmotivado
Todos, em algum momento, podemos nos desmotivar quando as coisas não saem como esperávamos. No entanto, quando você perde o interesse em fazer as coisas que antes adorava fazer, é um sinal de esgotamento emocional. Pois, mentalmente, será difícil concentrar-se e encontrar algo positivo daquilo que fazia.
A desmotivação é um problema que pode levar à depressão crônica, porque você pode pensar que não é produtivo, que não há mais expectativas, metas e objetivos na vida.
3. Problemas para dormir
As pessoas com esgotamento emocional têm problemas para dormir, porque pensam continuamente em como resolver seus conflitos. Elas normalmente são impacientes, ansiosas ou nervosas, por isso têm dificuldades para dormir e descansar.
Também pode acontecer de dormirem, mas acabarem acordando de vez em quando pelo mesmo motivo: pensam em seus problemas.
4. Ataques de pânico ou de ansiedade
O esgotamento emocional pode levar as pessoas a ter ataques de pânico ou ansiedade. Isto se manifesta através do medo, batimentos cardíacos acelerados, tonturas, dor no peito, dificuldade para respirar ou por ter pensamentos irracionais.
O problema é que as pessoas passam a acreditar que vão morrer, pela angústia severa que sofrem, pois acreditam que os conflitos são demais e não têm confiança na sua capacidade para resolver as coisas.
5. Sensibilidade exacerbada
As pessoas com esgotamento mental mostram-se muito sensíveis a tudo o que lhes acontece, podem chorar a qualquer momento, porque pensam que os seus problemas deixam-nas sobrecarregadas, mostrando-se desesperançosas por não encontrarem solução para a sua situação.
Como tudo é negativo e não há clareza nem racionalidade em sua mente, é provável que cheguem a pensar na morte ou em se autolesionar.
6. Ninguém compreende você
Outro sinal do esgotamento mental e emocional é sentir-se desconectados dos outros, ou seja, acreditar que ninguém o compreende porque não sente o mesmo que eles. Isso pode levar a pessoa a pensar que é incompreendida, julgada e constantemente criticada pelos outros; por isso, decide isolar-se e fechar-se no seu próprio mundo.
É difícil para os que estão nessa situação iniciar conversações, isto por medo de serem rejeitados. Então, escolhem permanecer em solidão e no anonimato.
7. Problemas cognitivos
As pessoas que sofrem de esgotamento mental e emocional têm frequentemente problemas de concentração, atenção e memória. Quando uma pessoa está estressada, sua mente está centrada exclusivamente no problema, porque deseja encontrar soluções de forma imediata.
Isso, a longo prazo, torna-se um obstáculo para tomar decisões, lembrar coisas e pensar ou funcionar normalmente.
Tenha em mente que o esgotamento emocional pode ser prevenido e tratado, com estes conselhos simples:
- Limitar as suas responsabilidades
- Ser flexível com você mesmo
- Encontrar momentos de relaxamento e diversão
- Fazer uma lista de prioridades
- Expressar as emoções de diferentes formas, tais como escrever, pintar, desenhar, dançar, etc.
- Trabalhando a autoestima (confiança e segurança) em si mesmo
Se achar que precisa de ajuda, é aconselhável ir a um terapeuta, pois eles são os especialistas que o ajudarão a mudar sua maneira de pensar para, assim, curar sua mente.
Também leve em conta a importância de aprender a controlar suas emoções, isso o ajudará a ver os problemas com diferentes perspectivas e perceber que eles têm solução.
Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original 7 señales de que estás agotado emocionalmente y qué hacer