7 sintomas que diferenciam a gripe do resfriado que você precisa ficar atento
O resfriado vem de 200 vírus diferentes. A gripe, por milhões. Mas há alguns sintomas que você precisa observar que podem ser fatais se não cuidados.
Michelle Schultz
O resfriado comum ou simplesmente “resfriado” é uma das doenças mais comuns. É causado por mais de duzentos vírus diferentes. Ao contrário da gripe, os sintomas do resfriado são geralmente brandos e não causam cansaço extremo. Por ser uma doença muito difundida, o resfriado é a razão mais comum para a falta às aulas e ao trabalho. As crianças são mais atingidas pela doença do que os adultos. Os bebês e as crianças em idade pré-escolar são os mais infectados porque seu sistema imunológico ainda é imaturo. As crianças entre um e três anos sempre estão juntas dos coleguinhas. Elas não lavam as mãos como deveriam e não cobrem a boca quando tossem ou espirram.
O vírus do resfriado é transmitido no ar por meio de gotículas que são liberadas quando a pessoa tosse, espirra ou fala. Outra pessoa pode inalar as gotículas ou entrar em contato com a superfície onde as gotículas estão. O vírus do resfriado pode sobreviver por até três horas em uma superfície.
Sair no frio não causa o resfriado. No entanto, temperaturas baixas podem secar a mucosa nasal e abrir caminho para a infecção pelo nariz. As pessoas com alergias que afetam o nariz ou a garganta são as que têm o maior risco de se infectarem. Aquelas que se exercitam regularmente têm menos probabilidade de se contaminar. Os primeiros sintomas aparecem dois ou três dias depois da contaminação.
Depois que a pessoa está contaminada, o nariz começa a escorrer como um recurso para eliminar os germes. O muco se torna amarelo ou esbranquiçado, indicando que o sistema imunológico começou a trabalhar. O muco pode se tornar esverdeado, mas isso não significa que a pessoa precise tomar antibióticos. Como o resfriado é causado por vírus, os antibióticos não ajudam em nada. Com a progressão da doença, a pessoa infectada pode ter os seguintes sintomas:
-
Garganta inflamada.
Advertisement -
Coceira na garganta.
-
Inchaço ou dor na região dos seios paranasais (onde acontece a sinusite).
-
Tosse.
-
Dor de cabeça.
-
Espirros.
Advertisement -
Placas de muco no nariz.
-
Febre baixa.
-
Dificuldade de respirar pelo nariz (pode ser um problema nos bebês que só conseguem respirar pelo nariz).
-
Olhos lacrimejantes.
-
Dores no corpo.
Advertisement
Se seu filho demonstrar alguns desses sintomas, é provável que ele esteja com resfriado. Se a criança estiver mesmo doente, é importante observar se há sintomas da gripe. Estes são os sintomas comumente associados à gripe:
-
Febre alta por mais de três dias.
-
Tosse prolongada (que dura mais de duas semanas).
-
Sonolência incomum.
-
Dor de cabeça aguda (geralmente causada pela sinusite).
Advertisement -
Dificuldade para respirar.
-
Falta de desejo de consumir líquidos.
-
Forte dor de ouvido.
Se seu filho estiver gripado, faça com que repouse bastante. Assegure que a criança beba muito líquido. Use um vaporizador ou umidificador. Aplique um spray nasal na criança. Se necessário, use um analgésico e antitérmico como ibuprofeno ou paracetamol. Você pode oferecer também uma pastilha ou spray para garganta para aliviar a inflamação e a coceira. Medicamento para gripe não é recomendado para crianças menores de quatro anos de idade.
O melhor tratamento é a prevenção. Veja alguns métodos práticos de prevenção:
-
Lavar as mãos com frequência.
-
Manter as mãos longe do rosto.
-
Usar o antebraço para cobrir a boca e o nariz ao espirrar e tossir.
-
Manter distância de pessoas que estejam gripadas ou com resfriado.
-
Manter a pessoa em casa se ela apresentar os sintomas acima.
Advertisement -
Usar um desinfetante para limpar áreas de tráfego intenso de pessoas.
Leia também: 10 remédios caseiros para a gripe
Por mais que você tente evitar que seus filhos peguem uma gripe, é bem provável que ainda assim eles a contraiam. Portanto, como pai ou mãe você precisa monitorar a enfermidade de seu filho para ter certeza de que não é algo mais sério do que apenas um resfriado.
Traduzido e adaptado por Wagner Vitor do original It’s just a cold, or is it?.