7 sintomas silenciosos de leucemia – identifique-os a tempo!
Identifique esses sintomas silenciosos de leucemia a tempo de receber o melhor tratamento e curar o câncer.
Adriana Acosta Bujan
Uma das doenças mais terríveis que há é o câncer, em qualquer de suas formas. Felizmente, a medicina avança rapidamente, buscando meios para curá-lo. Segundo o Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos, essa doença é uma das principais causas de morte em todo o mundo, com 14 milhões de novos casos, que aumentam ano a ano. No entanto, quando é diagnosticada precocemente, o paciente pode conhecer o melhor tratamento e, assim, ter melhor qualidade de vida.
A leucemia é um dos cânceres que assola crianças e adultos, é um tipo de câncer no sangue, que atinge os glóbulos brancos. Começa na medula óssea – tecido mole situado no centro do osso, onde se formam as células sanguíneas.
Como funciona
Os glóbulos brancos são produzidos pela medula óssea, e o corpo precisa deles para combater infecções. Mas quando as células cancerosas afetam a produção dos glóbulos e, além disso, se alastram pela corrente sanguínea até o cérebro e outras partes do corpo, o câncer pode ser fatal.
Os sintomas silenciosos
Conforme publicado no American Cancer Society e outros locais, há sintomas comuns que podem ajudar no diagnóstico da leucemia, tais como fadiga, perda de apetite, hematomas pelo corpo (sem ter tido relatos de batidas), hemorragias nasais, dor de cabeça, tontura e derrames. Mas há outros que são silenciosos, e podem nos ajudar a obter um diagnóstico precoce.
1. Gengiva inflamada (gengivite)
A gengiva muda de cor, tornando-se arroxeada, e com um mínimo raspão chega a sangrar, o que causa dor.
2. Inchaço no abdômen
As células cancerígenas podem se acumular no fígado e no baço, fazendo com que esses órgãos aumentem de tamanho, o que o fará perceber que o abdome está inflamado. Você também pode sentir extrema saciedade ao ingerir pouca comida.
3. Desconforto no lado esquerdo da barriga
O baço é um órgão que faz parte do sistema linfático, produz linfócitos, filtra o sangue, armazena as células sanguíneas e destrói as células velhas. Está localizado no lado esquerdo do abdômen. O inchaço desse órgão pode ser um sinal para diagnosticar o câncer a tempo e, assim, recorrer a um tratamento.
4. Febre
A temperatura corporal sobe porque o sistema imunológico é afetado, este é um dos primeiros sinais de leucemia ou linfoma. Geralmente os pacientes têm febre acima dos 37 graus, sem haverem tido uma infecção viral.
5. Suor
O corpo começa a apresentar desequilíbrio, então o sistema imunológico começa a combater a infecção e, assim, por meio do suor os nutrientes são eliminados. O suor é um mecanismo utilizado pelo corpo para reduzir a temperatura através da pele. Também pode ocorrer sudorese noturna.
6. Palidez
É a perda anormal da cor da pele. É considerada grave quando ocorre nos lábios, língua, palmas das mãos, boca ou na parte interna dos olhos. As pessoas geralmente ficam pálidas e com olheiras devido a células sanguíneas anormais.
7. Linfonodos inchados
Você pode sentir pequenos nódulos inchados sob a pele na região das axilas, virilha ou pescoço.
É provável que alguns desses sintomas sejam indícios de outras doenças ou infecções. Nem sempre se trata de câncer. Portanto, é recomendado consultar um especialista para que ele possa fornecer o diagnóstico correto e, assim, poder receber o tratamento adequado.
Traduzido e adaptado por Erika Strassburger do original 7 síntomas silenciosos de leucemia, ¡Identifícalos a tiempo!