7 situações que mostram que chegou a hora de mudar de rumo
Se uma situação está lhe prendendo no sofrimento é porque chegou a hora de seguir em frente.
Mariana Cruz de Assis Rocha
A vida, em alguns momentos, nos reserva surpresas desagradáveis e nesses momentos somos obrigados a descobrir uma força que muitas vezes está escondida em nós. Nessas situações inesperadas começamos a repensar alguns aspectos da nossa vida e inúmeros questionamentos surgem em nossa cabeça.
Às vezes, a dor traz a dúvida do que devemos fazer e, por vezes, paralisamos toda a nossa vida. Nessas horas, precisamos entender que a nossa vida precisa de um equilíbrio entre o segurar e o deixar ir. O problema é que não queremos correr o risco de errar, então como descobrir se é a hora de seguir em frente?
Precisamos entender que o problema é quando insistimos em uma situação desagradável, apenas por temer o futuro desconhecido ou porque o medo de vivenciar uma decepção fale mais alto. Nesse aspecto, acho importante lembrar uma frase muito bacana do personagem principal do filme Forrest Gump: “Minha mãe sempre disse que você tem que colocar o passado para trás antes que possa seguir em frente”.
Leia: Mudando para um lugar chamado “Cuidar de si Mesmo”
Somente a capacidade de continuar caminhando, apesar dos tropeços, é capaz de nos ajudar a perceber que nenhum problema é sem saída. Por isso, em alguns momentos, só nos resta abandonar o sentimento de perda e desilusão, erguer a cabeça e seguir em frente.
Se você está na dúvida se alguma situação específica está lhe fazendo mal e precisa ser deixada para trás, veja estes sinais que lhe mostram que chegou o momento certo de seguir em frente:
1. Quando você se sente sozinho ou desrespeitado
Às vezes precisamos ficar sozinhos para refletir, mas quando a solidão é muito grande, ainda que você esteja cercado por outras pessoas ou, ainda, quando as pessoas a sua volta não lhe respeitam mais, é hora de pensar em seguir em frente.
2. Quando a situação lhe causa mais dor do que alegrias
Quando um relacionamento ou um emprego lhe deixa frustrado, decepcionado ou irritado a maior parte do tempo, e poucas vezes você se sente plenamente satisfeito, significa que ele não está lhe fazendo bem.
Leia: Como reconhecer o abuso emocional
3. Quando você vive de lembranças
Se você precisa relembrar a todo o momento que um dia você foi feliz vivendo assim, quer dizer que hoje a situação não está mais como você queria. Boas lembranças não devem ser a razão para manter qualquer coisa que não lhe faça bem.
4. Quando o problema se torna frequente
Se o fato acontece uma vez pode ser coincidência; na segunda vez, você pode pensar que se você se esforçar para fazer algo diferente, pode mudar; mas se acontece a terceira vez, desiste, esse problema vai fazer parte da sua vida enquanto você não seguir adiante.
5. Quando você tem que ir contra os seus princípios
Independente do que lhe cause o incômodo, se a situação lhe obriga a ir contra os seus princípios, é melhor sair o quanto antes. Ir contra nossos princípios só gera mais sofrimento.
Leia: Aprendendo a se defender da maldade e malícia
6. Quando você perde a sua essência e para de sonhar
Enquanto sabemos o que queremos, temos sonhos e ambições. Entretanto, se a situação nos faz mal, somos consumidos de tal maneira que deixamos de nos preocupar com que queremos e apenas vivemos e cumprimos nossas obrigações.
7. Quando você se sente exausto
Se as coisas estão no caminho certo, nos sentimos fortes e animados. Mas se a exaustão toma conta da nossa vida, significa que estamos caminhando para o lado contrário da nossa felicidade.
E lembre-se que o mais importante, caso surja a dúvida, é respirar fundo e confiar no seu futuro, só assim, você será guiado para a sua felicidade.