7 virtudes que encontramos em um verdadeiro amigo
Muitas vezes, as pessoas costumam chamar de "amigo" qualquer um que lhes faça um favor ou um parceiro de festa, mas não fazem uma avaliação real das virtudes que um verdadeiro amigo deve ter.
Erika Gaytán
Certa vez, alguém me disse: “Amores, você pode encontrar muitos; mas verdadeiros amigos, muito poucos”. Essa pessoa tinha toda a razão! Em cada fase, ao longo da vida, conhecemos muitas pessoas que nos ajudam a crescer, seja no âmbito profissional, espiritual e como indivíduos; mas muito poucos ficaram e continuaram fazendo parte de nosso presente.
Há amizades com as quais você pode ter uma boa conversa, sair para comer algo, praticar um hobby, talvez uma reunião. Mas não dá para contar com todos quando se tem um problema, pois nem todo mundo tem a virtude de escutar de verdade, ou dizer o que realmente pensa.
Quando falamos de amizade, geralmente procuramos pessoas parecidas conosco, pessoas que possuem qualidades, defeitos, modo de pensar, aspirações, situações pessoais similares às nossas. O curioso é que, mesmo assim, nem sempre escolhemos o melhor para nós. Por isso, abaixo estão algumas sugestões de qualidades a serem procuradas nas pessoas para que possam ser consideradas verdadeiras amigas.
1. Escutar de verdade
Ouvir e escutar nunca será a mesma coisa. Quando você ouve, apenas os sons são percebidos; no entanto, quando escuta, você presta atenção às palavras e até aos movimentos. Quando a pessoa escuta, ela analisa as informações para poder dar sua opinião quando for solicitada.
2. Ser companheiras
Muitas pessoas são consideradas amigas porque estão juntas em reuniões ou festas; mas quando surgem outras situações, elas se afastam. Ou seja, elas só estão presentes nas alegrias. Isso está errado. Além dos momentos felizes, é preciso participar das tristezas e preocupações.
3. Sinceridade
Essa é uma das qualidades mais difíceis de encontrar, porque as pessoas têm dificuldade em dizer o que realmente pensam. E em vez de procurarem uma maneira “sutil” de dizer a verdade, preferem mentir. Mas como diz a frase: “é melhor magoar com a verdade do que destruir com mentira”.
4. Solidariedade
Nem egoísmo nem inveja se encaixam em uma amizade. Há pessoas que se fazem de “camaradas”, mas quando têm a oportunidade de ajudá-lo, não o fazem, pois seu egoísmo faz com que se coloquem na frente de tudo. Eles não querem que você cresça nem esteja em uma situação melhor. O verdadeiro amigo é uma rocha que nos serve de apoio, é uma âncora.
5. Respeito
Nenhuma pessoa pode ser igual a outra, simplesmente porque nasce, cresce e se desenvolve de maneira diferente. Mas, em muitas circunstâncias, há a falsa ideia de que os amigos devem agir segundo o que lhes dizem ou pensar da mesma forma. Uma coisa é dar conselhos, outra muito diferente é ter que fazer ou pensar conforme o que foi dito. É preciso respeitar a decisão de cada um.
6. Confiança
Qualidade incomum, mas não impossível de se encontrar. E não me refiro apenas a fazer uma confidência ou outra, mas ao fato de confiar PARTE DA SUA VIDA a outra pessoa.
7. Ver o seu íntimo
As boas amizades são aquelas capazes de extrair o melhor de você. Elas fazem emergir força de suas fraquezas, e por mais desajeitado ou fraco que se sentir, sempre haverá coisas que apenas um amigo de verdade é capaz de enxergar e incentivar.
Há um período em que nossos filhos querem ser uma cópia fiel do papai e da mamãe. Na adolescência, entretanto, a voz dos amigos quase sempre terá muito, muito mais peso do que a opinião dos pais. Por isso, convido você a ensinar seus filhos a escolher boas amizades. Seu futuro dependerá, em grande parte, disso.
Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original 7 virtudes que encontramos en un verdadero amigo