Deixe um legado de esperança aos seus descendentes

Qual seu legado de vida? Pais ou não, vocês têm nas mãos o legado de mais pessoas que podem imaginar.

Francione Sousa

Você já pensou nas pessoas de sua família que viveram antes de você? Quais as suas ações, o que você recebeu como herança delas? Foram heranças significativas ou não, te trazem alegria, felicidade ao lembrar e saber sobre elas? A pergunta agora é: Para as pessoas que viverão depois de você, sua geração futura, sua posteridade, qual é o tipo de herança de você está preparando para elas?

Qual é o tipo de legado que você está disposto a deixar para sua geração futura, ou seja, sua posteridade? Primeiro vamos entender o significado da palavra “Legado”. Segundo o dicionário legado vem do latim legatum, significa: 1. Doação por meio de testamento, 2. O que se recebeu ou deixou a outrem ou à posteridade.

Tenho feito a pergunta do parágrafo acima desde quando comecei a buscar histórias sobre os meus antepassados. Que tipos de legado deixaram para mim? Conheço pouco sobre alguns deles, na realidade quase nada. Talvez seja por causa desse ponto, o desejo de ser um legado diferenciado e conhecido para minha posteridade. O importante nesse ponto de ser um legado é o fato de não precisarmos, nem você e nem eu, possuir um valor incalculável no banco para deixar como herança, porque essa herança não está relacionada a dinheiro, porém ao segundo ponto do conceito: O que se recebeu ou deixou a outrem ou à posteridade, seguindo esse raciocínio, o que se recebeu ou deixou está relacionado a padrão de vida de dignidade. É o seu modo de vida que fará a diferença, quais tipos de escolhas e ações tomadas, e quais os efeitos delas na vida dos que virão depois de você.

Às vezes pensamos que nossas ações, quanto a nós mesmos, não afetam ninguém a não ser a nós próprios, está mais do que provado que não é bem assim, temos os resultados das ações individuais afetando grupos e a assim se derramando sobre a humanidade. Ações como a venda de produtos ilegais, drogas e o seu uso, roubos, guerras, desonestidades financeiras em grupo e individual, caça de prazeres voltada para ridicularizar e maltratar outro ser humano, etc.

O convite desse artigo é: “Sejamos um legado de esperança para nossa posteridade”.

Advertisement

Como podemos fazer isso?

  • Desejando ser bom. Ser bom significa ser útil em ações que vão levar benefícios aos outros, é ser honesto ao lidar com o semelhante, ser honrado, caridoso, um bom amigo.

  • Começando por pensar em nossas ações diárias, quais são os frutos dela. Será que meus filhos, meu cônjuge, meus amigos ficarão felizes? “Quem quer que sejam ou onde quer que estejam vocês têm nas mãos a felicidade de mais pessoas do que podem imaginar.” (Henry B. Eiryng)

  • Se você é religioso e está afastado de sua fé, comece retornando e cumprindo ensinamentos do Mestre. Henry B. Eyring, um líder e especialista familiar, disse: “Todos os dias e a toda hora vocês podem decidir fazer ou guardar um convênio com Deus. Se decidirem fazer ou guardar um convênio com Deus, estarão decidindo deixar um legado de esperança aos que vierem a seguir seu exemplo”.

  • Buscando uma boa educação. Estude e inspire outros a estudar também.

    Advertisement
  • Participando de causas sociais que proporcionam o bem a todos e não apenas a uns poucos.

  • Escrevendo um diário sobre sua vida, seus desafios e suas conquistas depois desses desafios.

Se suas ações depois de um esforço te derem a sensação de dever cumprido, a possibilidade é que terás sentimentos semelhantes a essa frase de Nelson Mandela: “Se eu tivesse meu tempo de volta, faria a mesma coisa novamente”.

Como o próprio Mandela falou: “A morte é algo inevitável. Quando um homem fez algo que considera ser um dever com as pessoas de seu país, ele pode descansar em paz.” Pense nessa frase trocando a palavra país para família.

Toma un momento para compartir ...

Francione Sousa

Francione Sousa instrutora de curso, professora e escritora apaixonada pela vida. Graduada em letras pela Faculdade Frassinetti do Recife_FAFIRE. Seu tema : Viva cada dia a dadiva do presente, fao o seu melhor agora.