Como entreter crianças que não gostam de TV

A televisão é um auxílio e tanto para entreter as crianças, claro, desde que haja um limite saudável para seu uso. Mas e como ficam as crianças que não gostam de TV?

1,222 views   |   1 shares
  • Apesar de muito se falar que a TV pode ocasionar alguns problemas, como a dependência, o desestímulo à imaginação, a necessidade de consumo e a alienação da criança, que acaba fazendo com que ela desenvolva pouco seu próprio senso crítico, é importante observarmos que a televisão também tem suas vantagens. Quando nos referimos a programas infantis especificamente, podemos listar uma série de benefícios que podem contribuir, e muito, para o aprendizado das crianças.

  • Vantagens e desvantagens

  • Quem nunca se questionou como era a vida das pessoas antigamente quando elas não contavam com a tecnologia tão avançada com a qual contamos hoje? A televisão, uma dessas ferramentas tecnológicas, não foi sempre um invento imprescindível como é hoje para grande parte da sociedade, afinal, ela existe há pouco mais de 80 anos. Então, embora se desacostumar com ela possa ser um desafio, certamente qualquer pessoa pode se virar sem ela. Especialmente quando se trata de educar as crianças, já que a televisão deve ser somente uma ferramenta de auxílio para os pais, não o método principal. Na verdade, sem um cuidado minucioso dos pais com o conteúdo assistido, a televisão pode se tornar uma influência negativa para os filhos. Mas, claro, tudo é uma questão de limites. Se você impõe regras, horários e souber selecionar bons conteúdos, a televisão pode ser uma mão na roda.

  • Mas e as dicas?

  • Então, voltando ao assunto. Apesar de a maior parte das crianças gostar muito de televisão, existem aquelas que não são muito fãs. Por isso, vão procurar outras formas de entretenimento, o que pode dar uma dor de cabeça enorme para os pais, se eles não encontrarem substitutos à altura. Mas, felizmente, hoje as crianças contam com uma infinidade de opções, veja algumas:

  • Livros

  • Seus filhos serão infinitamente mais enriquecidos com livros do que com a televisão. Mas se sua dúvida estiver no fato de seu filho ser muito pequeno, eu digo que não importa, porque o amor pela leitura pode começar antes que seu filho dê os primeiros passos. Se você começar a ler para ele ainda no berço, e depois quando ele crescer um pouco você presenteá-lo com livrinhos, a paixão pela leitura se perpetuará por toda a vida. Seu filho destrói os livros que você dá para ele? Então, dê livros bem fajutos quando ele for pequeno, e à medida que ele entender a importância deles, dê livros de acordo com a faixa etária e ensine sobre os cuidados para mantê-los inteiros por muito tempo. Leia constantemente para eles e, principalmente, permita que eles vejam você lendo. Porque o exemplo faz um efeito enorme.

  • Advertisement
  • O contato com a arte

  • Outra ferramenta magnífica no desenvolvimento da criança é a exploração artística. Dê revistas de desenho para que seu filho pinte. Se você tiver um espaço grande na sua casa, permita que seu filho se suje com tinta, crie com massinha de modelar, faça recortes e colagens. Tudo isso permitirá que seus filhos explorem a imaginação e desenvolvam a criatividade, estimulando a inteligência de seus pequenos.

  • Desafios

  • Faça desafios para seus filhos em atividades esportivas, culinárias, teatrais. Por exemplo: “Eu desafio você a fazer 30 embaixadinhas”, ou, “Desafio você a fazer uma peça de teatro” ou “Desafio você a fazer um bolo delicioso” (nesse caso se a criança já for um pouco maior). São formas de seu filho ocupar a mente e o corpo, e consequentemente suas habilidades e a inteligência.

  • Música

  • A música, sim, pode-se dizer que existe desde o início da humanidade. E sempre foi uma ferramenta excelente na educação de crianças, especialmente hoje com tantas opções disponíveis. Mas, claro, é imprescindível que os pais saibam fazer seleções de boas músicas para que os filhos ouçam e se divirtam, pois no meio das várias opções estão músicas degradantes também. Um detalhe importante: a maior parte dos aparelhos de DVDs atuais faz leitura de arquivos de áudio, por isso, enquanto seu filho se distrai com suas brincadeiras habituais, pode ser uma excelente alternativa colocar uma seleção de música.

  • Outra excelente opção (e quem sabe a melhor) é estimular o gosto da criança por instrumentos musicais. Então, procure adquirir um instrumento infantil mesmo que ela ainda não tenha idade de fazer um curso, porque na verdade ela estará aprendendo. Especialistas afirmam que as crianças que estudam e ouvem música desenvolvem mais a inteligência. O mesmo pode acontecer com a dança, que além de desenvolver a inteligência, ajuda a melhorar o condicionamento físico da criança.

  • Essas são apenas algumas ideias, mas procure conhecer seu filho para saber quais são seus gostos, assim você pode ajudá-lo a encontrar excelentes atividades para se entreter e desenvolver seus talentos, sem nenhum problema em deixar a TV de lado.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Leia o artigo, viva os ensinamentos e compartilhe!

Márcia Denardi é jornalista, musicista e uma mãe e esposa loucamente apaixonada pelos filhos e pelo marido. Tem como objetivo profissional usar a informação para fortalecer as famílias. Curta a fan page www.facebook.com/blogmarciadenardi.

Website: http://marciadenardi.blogspot.com

Como entreter crianças que não gostam de TV

A televisão é um auxílio e tanto para entreter as crianças, claro, desde que haja um limite saudável para seu uso. Mas e como ficam as crianças que não gostam de TV?
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr