Casamento: Fortalecendo o compromisso

Refletir sobre a importância do comprometimento no casamento pode auxiliar os cônjuges a evitar conflitos e viver melhor.

7,818 views   |   31 shares
  • Muitas pessoas acreditam que estar comprometidas com o casamento significa assumir as obrigações que são inerentes, então talvez decidam manter os compromissos por causa dos filhos ou por sentir que possuem esse dever em relação a Deus. No entanto, o comprometimento matrimonial é muito mais do que isso; representa a conquista da alegria de viverem juntos.

  • Para os cônjuges serem felizes é preciso ter muito mais do que senso de obrigação; observar alguns quesitos é fundamental.

  • O grande desafio

  • Comprometimento é, acima de tudo, um pacto moral; é agir em conformidade com o que acredita e tem vontade de fazer. O compromisso matrimonial envolve abnegação e devotamento, pois, muitas vezes, será preciso renunciar algo em favor da harmonia conjugal. Uma pessoa egoísta não se compromete com seu casamento, especialmente diante de dificuldades que exijam algum sacrifício pessoal. Sem compromisso a relação é tênue, fraca e não suporta intempéries. O grande desafio é enfrentar o próprio egoísmo e ampliar a visão do "eu" para o "nós".

  • A prioridade

  • Muitas vezes, envolvidos nas situações do dia a dia, o casal se esquece do que mais lhe interessa e acaba menosprezando o que há de mais importante. Muitos só se dão conta disso quando tudo já está perdido; assim, é importante que os cônjuges estabeleçam o casamento como prioridade e se dediquem ao fortalecimento dos laços que os unem. É essencial que esse seja um trabalho dos dois e que ambos manifestem o quanto um é prioridade na vida do outro. Através do diálogo será possível um entendimento no sentido de aumentar o comprometimento, mostrando um ao outro o nível de interesse de cada um.

  • A lealdade

  • Para manter o comprometimento no casamento, toda a lealdade ao cônjuge é fundamental e isso inclui não só a fidelidade sexual, mas todo o envolvimento emocional, mesmo o virtual e a pornografia. É imprescindível que os cônjuges se esquivem de qualquer situação que possa alimentar neles atração por outra pessoa. Caso isso aconteça, é preciso tomar atenção no sentido de evitar maior contato e não tecer de forma alguma comparações entre essa pessoa e seu cônjuge. Lembre-se que o desconhecido é mais tentador, mas quase sempre representa grande equívoco. Coloque-se no lugar da pessoa com a qual você tem um compromisso e analise o que você sentiria se ela fosse infiel a você.

  • Segundo escreveu Dona Geo, em seu blog Subentenda: "A fidelidade não é um compromisso com um outro, mas sim, com o nosso sentimento".

  • Advertisement
  • A superação

  • É perfeitamente normal que com o passar dos anos os conflitos surjam e quanto maior o comprometimento do casal, maior a habilidade e vontade de administrar situações conflituosas. Muitas questões colaboram para os desentendimentos: casa, trabalho, educação dos filhos, problemas com a família de origem... Enfim, a vida em comum tem peculiaridades que podem se converter em grande problema e é por isso que o cultivo do companheirismo previne desavenças e cultiva a harmonia conjugal.

  • Importante levar em consideração que reconhecer um erro também pode significar comprometimento, desde que a pessoa se arrependa e mude seu comportamento.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Leia o artigo, viva os ensinamentos e compartilhe!

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.

Website: https://www.youtube.com/user/SuelyBuriasco

Casamento: Fortalecendo o compromisso

Refletir sobre a importância do comprometimento no casamento pode auxiliar os cônjuges a evitar conflitos e viver melhor.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr