6 maneiras de explorar o incrível mundo da leitura com seu filho

Conversar com seus filhos pequenos é extremamente importante, e as histórias que vocês leem juntos podem ser um ótimo ponto de partida para uma conversa.

Diane Mangum

Ler para seus filhos é uma excelente maneira de facilitar a conversa extra para as crianças, especialmente se as palavras no livro se tornarem o ponto de partida para mais conversa.

Livros abrem uma nova janela para espiar outras pessoas e lugares. Um autor pode ter uma nova voz para compartilhar ideias que a mãe ou o pai sequer pensaram. Algumas combinações de palavras são divertidas de dizer e ouvir. Boas ilustrações ou fotografias podem retratar um conceito e facilitar a compreensão.

Uma boa história deve entreter a criança e a mãe ou o pai, e ser uma experiência compartilhada alegremente. Como uma professora da pré-escola há muitos anos, e avó de 16 netos, eu li vários livros para crianças, e eu tenho algumas sugestões.

1. Comece quando eles forem bem pequenos

Mesmo os bebês podem gostar de ver livros ilustrados, e dá à mãe e ao pai coisas divertidas para apontar e comentar. Livros logo se tornam associados com a hora gostosa e feliz de colo.

2. Leia uma variedade de livros

Seu filho pode gostar de um livro sobre caminhões ou pode querer muito aquela história com a Sininho, mas a variedade é o cerne do aprendizado. Não pule livros factuais com boas ilustrações e fotos que lhe darão mais temas para olhar e falar.

Advertisement

3. Vá em frente e leia várias e várias vezes aquele livro especial favorito

Quando a história se torna conhecida da criança, lhe dá espaço para fazer uma pausa e especular sobre os personagens e o que eles estão pensando ou porque as imagens mostram o que mostram. Uma vez, minha turma do pré-escolar quis o mesmo livro repetidamente, e quanto mais o líamos, mais divertido se tornava para as crianças. Histórias favoritas podem assumir uma vida própria.

4. Responda ao que você está lendo

Eu gosto de fazer uma pausa às vezes e dizer: “Minha nossa! O que será que vai acontecer agora?” Convide a criança a pensar e especular com você, mas não o faça por muito tempo para que a história não se perca.

5. Fale sobre o que você leu

Se a história é sobre uma menina que tem problemas com um amigo malvado, é uma oportunidade de falar de maneira natural sobre amigos, como nós brincamos, e se eles têm experiências como essas. Fale sobre histórias que você leu no passado, quando novas experiências surgem. “Olhem, é um caminhão de bombeiros, assim como o da história! Mas este é amarelo. Por que você acha que é amarelo, não vermelho?”.

6. Mostre sua versão

Nem todo autor é ótimo, e ele ou ela nunca saberão se você fizer algumas adaptações enquanto lê. Vá em frente e aumente o drama ou a graça ou altere os nomes para combinar com os seus filhos. Não pule as palavras difíceis. Mas volte e diga o que a palavra significa quando a história acabar, ou diga a palavra e explique rapidamente o que significa enquanto você lê. Os jovens vocabulários crescem ouvindo novas palavras.

_Traduzido e adaptado por Sarah Pierina do original Ways to explore the wonderful world of reading with your child.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Diane Mangum

Diane L. Mangum is a mother, grandmother, preschool teacher and writer living in Salt Lake City, Utah.