4 dicas para criar um forte laço entre mãe e filha

Um laço entre mãe e filha começa quando a filha é uma menininha. Conforme ela se torna adulta, a relação só se fortalece.

Mayra Bitsko

Um relacionamento entre mãe e filha é especial e o vínculo irá apenas ficar mais forte com o tempo. As mães não devem ser apenas uma mãe para sua filha, mas também sua confidente. Às vezes, adolescentes não se abrem com suas mães, por medo de serem mal interpretadas. Eu compartilhei essa mentalidade por uma quantidade significativa de tempo até perceber que não havia nada a temer.

Eu estava sempre perto de minha mãe quando eu era pequena, mas assim que me tornei adolescente e jovem adulta, eu achava que podia lidar com todos os meus problemas sozinha. Em vez de ser aberta, eu guardava tudo para mim mesma e fazia ela pensar que tudo estava bem na minha vida. No entanto, conforme as coisas se tornaram um pouco complexas, reconheci que havia apenas duas pessoas que eu podia confiar – uma delas era a minha mãe. No momento em que me virei para a minha mãe para pedir conselho, não só como mãe mas como amiga, eu nunca duvidei de que sempre tivemos uma ligação. Estava apenas esperando para florescer.

Quando a filha sai da casa de sua mãe, não significa que o vínculo construído ao viverem juntas acabou. O vínculo tem potencial para se fortalecer mesmo que as duas estejam vivendo separadas. É uma questão de trabalhar diligentemente para isso.

Se você quiser construir e manter uma ligação maravilhosa entre mãe e filha, aqui estão quatro sugestões de como fazer isso:

Tempo mãe e filha

Eu sei o quão importante é a minha relação com minha mãe. Eu posso ter mil coisas para fazer, mas eu sempre faço questão de estar lá para vê-la no final de semana. É uma questão de passar um tempo de qualidade fazendo coisas divertidas, como comer fora, fazer compras, assistir a um filme, caminhar no parque ou preparar uma refeição juntas enquanto relembramos e conversamos sobre tudo.

Advertisement

Honestidade

Em um relacionamento mãe e filha, não há espaço para mentiras ou compromissos ocultos. As linhas de comunicação devem permanecer abertas. Não tenha medo de falar a verdade. Se você sente que sua filha é muito jovem para entender um assunto específico, tente explicar a situação com discrição, mas mantendo a verdade. Honestidade também se aplica à filha. Abstenha-se de mentir para sua mãe. Mães estão em nossas vidas por muitos motivos, incluindo nos proteger e nos ajudar durante os momentos bons e maus. Esconder ou mentir, independentemente do assunto em questão, nunca é uma boa ideia.

Apoiar e incentivar

Lembro-me de querer participar de atividades diferentes o tempo todo e criar ideias que provavelmente deixavam minha mãe louca. Mas, ela nunca me desencorajou de perseguir minha ideias ou participar de atividades. Até hoje ela continua a me apoiar, uma mulher casada, em tudo o que faço, mesmo que tenhamos uma diferença de opinião. Eu também devolvo o apoio e encorajamento quando ela precisa.

Ouça

Sempre ouça sua filha quando ela vier lhe pedir um conselho ou apenas conversar. Nunca a dispense porque você está se sentindo exausta ou sobrecarregada. Sua filha precisa de uma amiga, e se ela estiver procurando uma amiga em você, esse é um bom começo para uma relação positiva.

O vínculo entre mãe e filha nunca deve ser ignorado ou colocado de lado. Construir laços fortes é saudável e revigorante. Na vida, quando você sente que não pode confiar ou depender de ninguém em seu mundo, lembre-se sempre de sua mãe, ou de sua filha, é uma pessoa a quem você pode sempre recorrer sem hesitar.

_Traduzido e adaptado por Sarah Pierina do original 4 tips for growing a stronger mother daughter bond, de Mayra Bitsko.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Mayra Bitsko

Mayra Bitsko tem mestrado em contabilidade e admnistração de negócios e é autora do livro A Second Chance, e da história The Past Beckons.