5 dicas para um relacionamento positivo com seu filho adolescente

Em um mundo onde os pais e os adolescentes não podem mais ser ingênuos, ficar à frente de todas as tendências parece uma tarefa assustadora.

Emily Christensen

Em um mundo onde os pais e os adolescentes não podem mais ser ingênuos, ficar à frente de todas as tendências parece uma tarefa assustadora. Tendências vão e voltam, mudando com a tecnologia e de acordo com o que a cultura considera popular. Embora os pais não possam adivinhar antes de cada experiência o que seu filho pode encontrar, eles podem se tornar disponíveis para uma boa comunicação através de relações positivas com seus filhos adolescentes. Aqui estão cinco dicas para manter um relacionamento positivo com seu filho adolesccente:

1. Interaja

Participar de atividades em família mantem a harmonia necessária para uma boa comunicação. Estar presente em suas atividades escolares, praticar esportes juntos, sair para caminhar, e comer refeições juntos dá tempo para construir relações positivas com seus filhos. Adolescentes, por vezes, não se sentem confortáveis iniciando uma conversa séria, mas podem tornar-se mais dispostos a falar ao compartilhar experiências ou estarem envolvidos em outras atividades. Participar ativamente do mundo de seu filho adolescente irá mantê-lo ciente de mudanças culturais, padrões de amizade, e dinâmicas de namoro.

2. Comunique-se

Adolescentes não irão revelar coisas grandes, se eles não puderem compartilhar com segurança pequenas coisas. Se você não presta atenção quando eles compartilham coisas bobas ou mundanas da vida cotidiana, será pouco provável que eles compartilhem suas dificuldades ou peçam ajuda quando precisarem. Falar sobre as pequenas coisas dá a você e ao adolescente abertura para falar sobre as coisas grandes.

3. Ouça

Quando o adolescente sentir vontade de compartilhar algo, é importante que ele possa fazê-lo. Deixe que falem o que têm a dizer, sem tentar interpretar ou interferir. Adolescentes não são crianças, e eles devem desenvolver habilidades para negociar o mundo de forma indepentente. Ouça em vez de interromper, incite ao invés de corrigir, e discuta consequências ao invés de punir. Seja um advogado incentivando-os a pensar em uma saída e solução para os problemas – mesmo quando isso significa sofrer as consequências de quaisquer escolhas erradas durante o processo de aprendizagem.

4. Colabore

Se as famílias decidirem em conjunto as regras e as consequências antes que tais regras sejam quebradas, há menos drama quando for hora de cumprir com essas consequências. Comunicar claramente coisas como horários, tipos de namoros permitidos em idades diferentes, e atividades de namoro apropriadas previamente, reduz debates e lutas de poder na hora. Avisar o adolescente com antecedência que você irá verificar seu celular, chat, e-mail e registros torna uma questão de responsabilidade em vez de invasão de privacidade.

Advertisement

5. Seja um exemplo

O melhor exemplo para adolescentes aprenderem a interagir bem com os outros é o modo como você os trata. Mantenha uma atitude positiva, observe boas experiências, esteja disposto a se desculpar e seja a pessoa respeitosa que você quer que seu filho adolescente se torne. Ensine-os a controlar o estresse, resolver conflitos, e problemas através da forma como você responde a esses problemas com seu filho. Mantenha-se com os mesmo padrões que você espera que seu filho desenvolva.

Os pais podem apoiar os relacionamentos saudáveis de seus filhos adolescentes servindo de modelo nos próprios relacionamentos com seus filhos. Tendências vêm e vão, mas o relacionamento que você desenvolve com o adolescente irá mantê-lo informado e disponível para ajudar.

_Traduzido e adaptado por Sarah Pierina do original de 5 tips for a positive relationship with your teen.

Toma un momento para compartir ...

Emily Christensen

Emily Christensen, Ph.D, vive com o marido em Oklahoma, Estados Unidos. Recebeu seu Ph.D em terapia de casais e família, e está estudando Hebraico e Estudos Judaicos.