6 formas incríveis de despertar a imaginação de seu filho

O mundo de seus filhos funciona à base de imaginação. Esteja certa de que o tanque de combustível deles esteja cheio ajudando-os a exercitarem sua criatividade através de seis maneiras incríveis.

2,588 views   |   1 shares
  • Qualquer pessoa que tenha ouvido uma história fantástica e longa contada por uma criança sabe que a imaginação delas é maravilhosa. Mundos secretos, animais míticos e personagens com nomes interessantes vivem na mente das crianças. Conforme envelhecemos temos a tendência de deixar com que nossa imaginação se esvaeça. Se seus filhos parecem frustrados, entediados ou com falta de admiração pelas coisas, pode ser que eles estejam precisando de um incentivo para desenvolver o poder da imaginação. Desperte a imaginação de seus filhos com essas dicas:

  • 1. Desenhar

  • Folhas e giz de cera são um bom meio de desenvolver a imaginação. Às vezes é difícil adivinhar o que uma criança está desenhando. Eu sugiro que você peça para ela contar-lhe sobre suas criações. Esteja preparada para ouvir detalhes criativos. Meus filhos sempre ficam surpresos quando eu sento e desenho com eles. Nós nos divertimos fazendo palhaçada juntos.

  • 2. Entre na brincadeira

  • Quando as crianças brincam de “faz-de-conta”, elas usam a imaginação. Se elas vierem até você com planos para um passeio ao zoológico ou para jantar em um restaurante, entre na brincadeira. Faça perguntas, elogie-as por usarem a imaginação tão bem e se divirtam.

  • Recentemente minha filha mais nova estava colocando alguns bichinhos de pelúcia para dormir enquanto eu tentava arrumar a cama. Seus bichinhos de pelúcia estavam “feridos” porque um dragão cuspiu fogo neles. Ao invés de arrumar a cama, eu deixei que seus bichinhos descansassem mais até se sentirem melhor. Entre na brincadeira e você verá o quão divertido pode ser.

  • 3. Saia de casa

  • Não é preciso se arrumar para a natureza. Ela pode inspirar e refrescar. Esforce-se para levar seus filhos a lugares em que eles possam correr e brincar ao ar livre. Faça uma caminhada, visite um novo parque ou viaje para um belo lugar.

  • Em uma viagem para “redwood forests”, na parte norte da Califórnia, enquanto acampávamos em família, meus filhos passaram horas brincando ao redor de uma grande árvore caída. Eu me lembro bem de ouvi-los dizer que eram piratas enquanto corriam e pulavam na árvore. Eles não sentiram falta da TV nem um pouco.

  • 4. Escreva uma história

  • Tudo pode acontecer em uma história. Incentive seus filhos a escreverem, ou escrevam uma história juntos. Minha filha gosta de jogar um jogo simples de escrever histórias. Comece com um pedaço de papel e um lápis. A primeira pessoa escreve uma sentença e depois passa o papel para a próxima pessoa no grupo. A pessoa então lê a sentença e acrescenta outra. Continue até que não haja mais espaço para escrever. Depois leia a história para o grupo.

  • Advertisement
  • Exemplos de histórias estão acessíveis na internet, mas as crianças com frequência têm grandes ideias em suas mentes. Escrevê-las faz com que todas as crianças sejam escritoras criativas.

  • 5. Ouça

  • Com muita frequência eu digo “Agora não, eu estou ocupada” quando meus filhos querem conversar comigo. É importante ouvir as coisas que eles querem nos contar, inclusive suas histórias bobinhas e brincadeiras que não fazem muito sentido. Dê valor a sua imaginação prestando atenção neles. Tente rir se eles estiverem tentando falar algo engraçado. Se você fizer perguntas que requeiram que eles pensem e sejam criativos, como “Que tipo de animal você gostaria de ser?” durante visita ao zoológico, ouça sua resposta.

  • 6. Ficha limpa

  • Há muitos maravilhosos brinquedos para crianças. Alguns, no entanto, são muito restritos, ou seja, não há um monte de maneiras diferentes de brincar com eles. Se você oferecer aos seus filhos brinquedos básicos, ou objetos do cotidiano em vez de brinquedos, lhes permitirá utilizar a sua imaginação para brincar da maneira que escolherem. Ter coisas novas para brincar com as crianças irá ajudá-las a desenvolver seus lados criativos.

  • As crianças mudam à medida que crescem, mas uma coisa que nunca se deve perder é a sua imaginação. Mantenha a imaginação incrível de seu filho ativa durante toda a infância. A vida será mais interessante e vibrante para todos.

  • _Traduzido e adaptado por Sarah Pierina do original Awesome ways to spark your child's imagination.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe o resultado com seus amigos...

Amy M. Peterson, a former high school English teacher, currently lives in Oregon with her husband and four children. She spends her days writing, reading, exercising and trying to get her family to eat more vegetables.

6 formas incríveis de despertar a imaginação de seu filho

O mundo de seus filhos funciona à base de imaginação. Esteja certa de que o tanque de combustível deles esteja cheio ajudando-os a exercitarem sua criatividade através de seis maneiras incríveis.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr