Vale a pena reconquistar um ex?

É importante analisar os próprios sentimentos e o que motivou a separação na busca de uma decisão madura.

Suely Buriasco

A relação ia mal, vocês não se entendiam mais, tudo estava envolto em grande confusão e a separação aconteceu. Mas você percebeu que nada ficou resolvido, pois, vocês ainda continuam muito ligados; então surge a dúvida, será que devo tentar uma reaproximação? Antes de tudo é importante que você avalie as situações que motivaram a separação para que sua decisão seja sensata e madura.

Ações movidas pelo orgulho

Você já deve ter ouvido a expressão “tudo vale a pena se a alma não é pequena”. Esse pode ser um bom conselho para muitas situações e se encaixa perfeitamente na que você está vivendo. Assim, para você decidir se vale ou não a pena investir nessa reconquista precisa se colocar acima de frivolidades e pesar se realmente existem sentimentos maiores que foram ofuscados por elas. Movidos pela mágoa é comum que tomemos atitudes que nos causem maior sofrimento, simplesmente porque deixamos que o nosso orgulho predomine em nossas ações. Se você entende que isso aconteceu com vocês e influenciou o fim de seu casamento, então vale a pena reconsiderar a possibilidade de investir na reconquista.

Reconhecimento dos próprios erros

É cômodo apontarmos os erros alheios, colocando sempre a culpa dos acontecimentos ruins nos outros, assim, simplesmente negamos a nossa participação nos fatos e nos colocamos no papel de vítima. O problema é que dessa forma não provocamos qualquer mudança e continuamos a sofrer pelo acontecido. Conforme escrevi no artigo Como parar de se fazer de vítima: Colocar-se no papel de vítima é sempre muito destrutivo, representando uma mentalidade distorcida formada por pensamentos sombrios e negativos. Por isso é que devemos ser sinceros conosco mesmo e com os outros. Se você sabe que agiu mal com seu ex-cônjuge e de alguma forma contribuiu para que os acontecimentos tomassem o rumo que tomaram, penso que vale a pena considerar um recomeço.

O que vale reconstruir

É importante fazer um retrocesso em seu casamento e observar os moldes em que ele foi pautado: Quais os sentimentos que predominavam? O que mudou? Quando tudo estava bem e a partir do que começou a apresentar maiores dificuldades? Quando os maus momentos superaram os bons? O que representou o ápice para o fim? Se ao responder sinceramente essas questões você chegar à conclusão que ambos poderiam ter agido diferente e que ainda existe um sentimento forte entre vocês, embora o rompimento, certamente vale tentar uma reaproximação. Nessa situação vale considerar algumas frases que podem ser muito úteis na reparação dessa situação enumeradas no artigo 3 frases que podem salvar seu casamento.

Problemas de comunicação

Vejo muitos casamentos terminarem de forma mal resolvida, isto é, muitos fins que não representam a real vontade dos cônjuges e que, dessa forma, provocam muito sofrimento para ambos. Mediando casais já separados com dificuldade na resolução das questões práticas em relação à separação, percebo que se as dificuldades de comunicação fossem trabalhadas antes, em grande parte dos casos, a separação não aconteceria porque, na verdade, nenhum deles queria efetivamente se separar.

Advertisement

Para estar com quem se ama vale a pena enfrentar os desafios e dificuldades de uma mudança de coração; vale muito deixar o orgulho de lado e enfrentar os próprios limites na busca do recomeço em moldes mais sadios e equilibrados.

Toma un momento para compartir ...

Suely Buriasco

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.