Uma mulher descobre um anjo poeta num morador de rua em São Paulo

Conheça a história incrível de Raimundo Arruda Sobrinho, "O Condicionado". Perambulando por 35 anos nas ruas de São Paulo.

C. A. Ayres

Raimundo Arruda Sobrinho, um senhor de mais de 70 anos de idade, escrevia poemas que poucos os liam. Enquanto perambulava pelas ruas de São Paulo, mais precisamente na Ilha da Pedroso de Moraes, dormindo enrolado em sacos de lixo artesanalmente costurados, 35 anos se passaram e o contato com a família se perdeu.

Em maio de 2011, Shalla, a caminho de sua casa no Alto de Pinheiros, reparou naquele homem que vivia naquele canteiro de uma avenida supermovimentada, e escrevia concentrado, em paz, e teve curiosidade em conhecê-lo. Ela se apresentou, conversou com ele, leu alguns de seus poemas e ficou impressionada! Shalla e Raimundo criaram uma amizade, ela começou um blog, abriu uma página no Facebook chamada O Condicionado e começou a postar suas fotos bem como alguns de seus poemas. A página ganhou repercussão quase imediata nas redes sociais.

Em setembro de 2011, entre os muitos fãs da página, um dos maiores interessados descobriu o paradeiro de Raimundo: Seu irmão Francisco. A partir de então, Raimundo reencontrou a família, fez um extenso tratamento de saúde para readaptação e cuidados sempre acompanhado pelo irmão e cunhada e também pela amiga Shalla que nunca se distanciou, até mesmo uma cirurgia de cataratas.

A ele foi dada a opção de voltar para Goiás, sua terra natal, e viver juntamente com sua família, e Raimundo conseguiu revê-los depois de 51 anos em julho de 2012. E desde então ele está em Goiânia com a família trabalhando em seu livro. Shalla o visita para ajudá-lo na montagem dos manuscritos e ajuda-o a preparar o material para publicação.

Shalla escreveu na página algo motivador:

Advertisement

“Raimundo sempre se manteve fiel ao seu sonho, a sua verdade. Ele jamais deixou de escrever, seu grande dom, durante os quase 35 anos que viveu nas ruas. No frio, no calor, na chuva e na escuridão da noite, ele seguia, como podia, escrevendo. E disse, quando nos conhecemos, que nunca teve quem lesse ou julgasse o que ele escrevia. Por meio desta página seu sonho começou a se realizar. Ele recebeu carinho e reconhecimento, por parte de vocês, que certamente não havia ainda experienciado e, além disso, reencontrou sua família e o merecidíssimo acolhimento! Agora, nosso amado poeta, “o Condicionado”, como ele se autodenomina, poderá escrever sua história com as tintas do amor, nas condições que ele merece e, finalmente, publicar seu sonhado livro!”

Em fevereiro de 2014, o Facebook fez o filme acima entitulado “The Conditioned: A stranger Used Facebook to change this homeless poet’s life” (O Condicionado: Uma estranha usou o Facebook para mudar a vida deste poeta morador de rua” como parte do projeto Facebook Stories.

Curta a página oficial do Raimundo Arruda Sobrinho clicando AQUI e acompanhe sua evolução até a publicação de seu livro.

E lembre-se de passar adiante o amor ao próximo. O amor que você dá retornará a você em forma de bênçãos infinitas como, por exemplo, a amizade de uma pessoa única, especial e digna de amor.

Toma un momento para compartir ...

C. A. Ayres

C. A. Ayres é mãe, esposa, escritora e fotógrafa, pós-graduada em Jornalismo, Psicologia/Psicanálise. Visite seu website.