7 dicas para amenizar e se livrar do mau hálito

Mau hálito é um problema sério. Constrange tanto quem tem quanto quem convive com a pessoa que o tem. VEJA o que fazer para se livrar desse mal.

Stael Ferreira Pedrosa

Certa vez num grupo de amigos surgiu a pergunta: se uma pessoa que você gosta muito tem mau hálito, você fala para ela ou não? Cada um deu sua opinião e não se chegou a um consenso. É uma situação delicada. Mas, eu sempre preferi falar de uma maneira discreta. Costumo perguntar se a pessoa está com infecção na garganta ou se tem problemas de estômago. Se ela diz que não, eu me desculpo e digo: “Senti um odor característico desses problemas no seu hálito. Melhor você verificar. Pode ser um problema de saúde.”

Sutilezas à parte, fato é que cada um tem que cuidar do próprio hálito. Temos que estar sempre verificando nossa higiene e saúde. Assim não constrangemos outros nem nos sentiremos constrangidos ou seremos alvo de piadinhas no trabalho, escola ou mesmo em casa.

O que pode provocar mau hálito ou halitose?

  • Problemas de saúde: Gastrite, úlcera, refluxo, diabetes, infecções de garganta, sinusite, periodontite e cárie são alguns problemas que podem causar mau hálito. O diabetes não é pela doença em si, mas pelos problemas que traz às gengivas e por provocar boca seca.

  • Má higiene bucal: A vida corrida ou mesmo a preguiça às vezes nos impede de fazer aquela higiene necessária nos dentes, gengivas e língua. Os restos de alimentos que ficam causam a placa bacteriana e aquele “bafo”. Se não for retirada através da boa escovação, acaba por se solidificar e torna-se uma placa dura – o tártaro – que se fixa na base dos dentes e começa a empurrar a gengiva causando sangramentos. A princípio é chamada de gengivite e uma limpeza no dentista resolve. Mas, se não for tratada, torna-se uma doença chamada periodontite que além de fazer a gengiva se retrair causa perda óssea e de sustentação aos dentes, fazendo com que fiquem com mobilidade e possam até cair.

  • Problemas psicológicos: Acreditem ou não, alguns estudiosos do comportamento dizem que pessoas pouco sociáveis, ansiosas e que querem se isolar costumam desenvolver mau hálito como forma de afastar os outros. Seria uma somatização.

    Advertisement
  • Jejum prolongado: Ficar muito tempo sem comer ou fazer dietas com restrição de carboidratos faz com que o organismo queime gorduras. O resultado dessa queima é uma substância chamada “cetona” que sai na respiração provocando mau hálito.

O que pode ajudar?

Antes de mais nada trate da saúde. Se você tem mau hálito, e balas, sprays e escovação não estão resolvendo, procure um gastroenterologista ou um otorrino.

Descartados outros problemas de saúde, consulte o seu dentista e avalie como está sua saúde bucal. O dentista além de verificar os dentes, língua e gengiva, verifica também se há sinais de câncer de boca e garganta. Faça uma limpeza periódica (a cada seis meses pelo menos), com retirada de tártaro, jato de bicarbonato e polimento.

Depois desses cuidados, siga estas dicas:

1. Beba água

A água ajuda muito a aliviar o mau hálito. Boca seca causa mau cheiro, por isso acordamos com aquele cheirinho desagradável pela manhã.

Advertisement

2. Fuja do café e cigarro

Café costuma criar uma película na língua impedindo a oxigenação e claro, onde não há oxigenação, as bactérias proliferam. Prefira leite, um suco ou vitamina de frutas. O cigarro tem ação vasoconstritora e diminui a irrigação sanguínea nas gengivas e consequentemente a diminuição das defesas contra as bactérias que proliferam e causam a periodontia. Quanto ao hálito do cigarro nem precisa de maiores explicações.

3. Escove bem os dentes

Não aquela escovação de 60 segundos. Isso é só passar pasta dental nos dentes. Minha dentista diz que se deve sentar para escovar os dentes. No mínimo 15 minutos antes de dormir. Já pela manhã e após as refeições, pelo menos 3 minutos de escovação, sem pasta. Deixe a pasta dental para dar aquela perfumada no final.

4. Escove a língua

A língua é cheia de cavidades que acumulam restos de alimentos. Use um raspador ou uma escova macia com pasta dental. Esfregue delicadamente. A língua saburrosaé um dos principais motivos do mau hálito. É causada pela má higiene e maus hábitos como fumar e tomar café.

5. Use o fio dental

Nenhuma escovação é completa sem o uso do fio dental. O fio não apenas deve entrar e sair por entre os dentes. Ele deve “abraçar” o dente afundando para dentro das gengivas sem forçar e sem machucar e ser puxado para fora retirando as impurezas. Repita de cada lado do dente. Isso evita o acúmulo de tártaro.

6. Alimente-se bem

Além de ajudar o estômago a funcionar melhor e favorecer a saúde como um todo, alguns alimentos ajudam a limpar os dentes como a maçã, pêra, cenoura.

Advertisement

7. Tenha sempre um spray ou chicletes sem açúcar na bolsa

No fim do dia ou no começo, é uma boa maneira de ter um hálito fresco. Quando tiver um encontro romântico ajuda também. A propósito, evite alho, cebola, peixe e outros alimentos de cheiro forte antes do encontro. Caso já os tenha comido, calma, um copo de leite ajuda muito.

Toma un momento para compartir ...

Stael Ferreira Pedrosa

Stael Ferreira Pedrosa é pedagoga, escritora free-lancer, tradutora, desenhista e artesã, ama literatura clássica brasileira e filmes de ficção científica. É mãe de dois filhos que ela considera serem a sua vida.