5 meios de estabelecer uma relação de confiança com seus adolescentes

Eles têm a aparência de adultos, falam como adultos e querem ser adultos mais do que qualquer coisa - mas eles não são. Ainda. Aqui estão 5 dicas para ganhar a confiança de seus adolescentes.

Margaret Crowe

Nós os amamos com todo o nosso coração e ainda assim eles sempre nos deixam em dúvida. Adolescentes. Parece, às vezes, que cada novo dia apresenta algum desafio diferente, que pode ficar entre nós e um forte relacionamento com nossos relacionamentos. Nesta fase do jogo, o maior presente que podemos dar aos nossos filhos é a nossa confiança. Até agora, nós já passamos mais de uma década modelando, incutindo e refinando os valores que queremos para eles. Agora é a hora da verdade.

Eu certamente não estou sugerindo que isso é fácil. Ao mesmo tempo, nossos adolescentes estão testando seus limites, se esforçando ao máximo pela independência e, frequentemente, tentando livrar-se dos pais que podem ser um obstáculo em seu estilo. Ainda assim, se quisermos sobreviver a esta transição para a vida adulta, soltar as rédeas será bom para o nosso relacionamento com nossos adolescentes.

A boa notícia é que ao sermos consistentes e pacientes, ainda podemos facilmente alcançar nossos filhos onde eles ainda precisam de nós. As dicas a seguir podem ser úteis conforme você começa a confiar em seu filho adolescente no imenso mundo.

1. Seja confiável

Sim, isso mesmo. Assim como qualquer outra fase do desenvolvimento de nosso filho, é fundamental dar o exemplo. Cumpra suas promessas. Mostre-se para seu filho. Viva de uma forma que permita que você seja sincero e aberto com eles sobre a sua vida, assim como você espera que eles também o façam. Quando começamos a tratar os nossos adolescentes com o mesmo respeito que oferecemos a outros adultos, eles podem sentir que honramos os seus processos de pensamento e tomada de decisões.

2. Ouça puramente

Toda vez que você encontrar o seu filho adolescente disposto a conversar com você sobre sua vida é uma oportunidade inestimável. Agradeça-lhe por ser aberto. Tente não falar muito. Pergunte ao seu filho se ele quer sua opinião, e se ele quiser, seja breve. Muitas vezes os adolescentes não escutam muito após as primeiras frases de qualquer forma. Não recompense a vontade de seu filho de ser honesto com você com um sermão. Faça do diálogo uma experiência agradável para ele, e ele vai ser mais propenso a vir até você quando precisar de ajuda.

Advertisement

3. Comece hoje

A confiança é construída com um tijolo de cada vez. Se você está planejando dar novas liberdades aos adolescentes ou está em processo de recuperar ou reconstruir uma confiança quebrada, são vocês, pais, que assumem a liderança. Tente estabelecer um novo horário para estarem em casa. Dê ao seu filho uma nota de cinquenta e peça-lhe que traga o troco. Deixe clara sua expectativa em tão poucas palavras quanto possível e que ele saiba que você está lhe dando um voto de confiança. Mais uma vez, agora não é momento para sermões, mas para que ele saiba que confiar nele não é um problema para você. Escolha dar sua confiança ao seu filho como um presente.

4. Deixe-os cometer erros

Adolescentes são apenas adultos em formação. Como podemos aprender melhor? Pessoalmente, eu aprendi as lições mais profundas da minha vida ao cometer erros. Sou grata por poder ter passado por esses erros e ter outra chance de fazer a coisa certa. Permita a seus adolescentes as consequências naturais de seus erros, mas esteja lá para apoiá-los na obtenção de um novo começo. Incentive-os com a ideia de que sempre há outra chance para reconstruir a confiança no seu relacionamento. Incentive-se ao relembrar que os anos da adolescência são um tempo de tentativas e erros. Eventualmente, o adolescente vai encontrar o seu caminho.

5. Passem tempo juntos

Esta dica pode ser cada vez mais desafiadora conforme nossos adolescentes desenvolvem suas próprias vidas sociais e prioridades. Certifique-se de reservar um tempo para simplesmente “estarem” juntos. Uma ótima maneira de ficar conectado com seu adolescente e construir a confiança é criar interesse nas coisas que ele gosta de fazer – mesmo que isso não seja realmente a sua praia. Eu costumava passar uma hora jogando videogame com meu filho, o que não é totalmente meu tipo de atividade, mas eu adoro que ele reserve um tempo para me ensinar a fazer algo que ele realmente gosta. Essa hora é um terreno fértil para uma excelente conversa, e não precisa ser muito pesada.

Essas sugestões simples podem ser o início de um caminho mais fácil ao longo da adolescência. Amar nossos filhos, tanto quanto amamos, pode às vezes nos fazer ir para um extremo ou outro, e corremos o risco de nos tornar muito soltos ou muito controladores. Felizmente, os melhores guias para nossos filhos são os nossos próprios filhos. Reserve um tempo para ouvir o que seu filho está realmente dizendo a você sobre o que ele precisa.

_Traduzido e adaptado por Sarah Pierina do original How to establish trust with your teenagers.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Margaret Crowe

Margaret Crowe é poetiza e mãe de dois filhos, vem de Charlotte, Carolina do Norte. Ela pode ser contatada através do endereço margaretdcrowe@gmail.com.