10 motivos para abraçar mais sua família

Estudos recentes têm mostrado que abraçar e ser abraçado constantemente traz grandes benefícios à saúde. Precisamos de quatro a doze abraços por dia para crescer.

Miriam Aguirre

No dicionário, a palavra “abraço” é definida como “apertar outra pessoa entre os braços como um meio de expressão ou demonstração de afeto”. Estudos recentes têm mostrado que abraçar e ser abraçado vai mais além desse gesto, e sua prática constante (de quatro a doze abraços diários) traz grandes benefícios para a saúde. Um bom abraço dura mais de 20 segundos e deve ser dado e recebido por pessoas nas quais você confia. Uma reconhecida terapeuta familiar, especialista no tema, diz: “Precisamos de quatro abraços por dia para sobreviver. Precisamos de oito abraços por dia para manutenção. Precisamos de doze abraços por dia para crescer”.

Por que você deve abraçar mais os membros de sua família? A seguir compartilho dez boas razões para fazer isso:

1. Sensação de segurança

Ser abraçado lhe dá um senso de companheirismo, alivia a solidão e insegurança, e lhe ajuda a se desbloquear emocionalmente. Os estudos feitos em crianças nos mostram que os pequenos que recebem mais abraços se relacionam com outras pessoas facilmente e têm menos problemas comportamentais.

2. Sentimento de felicidade

Sem dúvida, receber um abraço lhe faz sorrir instantaneamente e ver as coisas de forma positiva. O abraço produz uma reação hormonal importante em seu corpo. A ocitocina proporciona uma sensação de bem-estar e ajuda a fortalecer os laços familiares; é o mesmo hormônio que fortalece o amor maternal e a paixão.

3. Aumenta a autoestima

Ninguém pode negar que receber um abraço apertado e de coração faz você se sentir querido, valorizado e especial.

Advertisement

4. Fortalece os laços familiares

Uma família unida está acostumada ao contato físico carinhoso dos outros membros da família: abraços, beijos, segurar as mãos ou andar de braços dados une-os mais, promove a empatia e compreensão.

5. É um meio de relaxamento

O abraço relaxa os músculos e a tensão corporal, e pode diminuir a dor física e fortalecer seu sistema imunológico, tornando-o mais forte e menos propenso a ficar doente.

6. É um antidepressivo

O abraço promove uma atitude positiva perante a vida e nos tira da solidão e do isolamento. Também provoca a produção de serotonina e dopamina, hormônios responsáveis pela felicidade.

7. Combate a ansiedade e o estresse, e ajuda você a ter uma memória melhor

Receber abraços constantemente reduz a ansiedade, isto, por sua vez, reduz o apetite (ocasionado pela mesma ansiedade) e faz com que mais pessoas mantenham-se calmas e alegres; da mesma maneira também combate a insônia e retarda o envelhecimento.

8. Reduz a pressão arterial

Receber abraços regularmente faz com que a pressão arterial mantenha-se estável e que o hormônio cortisol (que produz o estresse) diminua e não se eleve, causando doenças e enfermidades.

Advertisement

9. Ensina a dar e receber

E melhora sua capacidade de se relacionar socialmente com os outros. Também estimula a gratidão, afinal de contas, o ato de dar um abraço é como dar um presente, dar um pouco de si e de seu calor é trazer a outra pessoa para perto de seu coração.

10. Torna você mais emocionalmente ligado ao seu cônjuge

No mundo de um casal a linguagem não falada, a corporal, é quase tão importante quanto à verbal. Um casal que é feliz, que confia e que não está emocionalmente distante demonstra isso com proximidade física.

Portanto, não tenha medo de abraçar e não perca nenhuma oportunidade de abraçar ou ser abraçado. Lembre-se que se neste momento você não precisa de uma demonstração de amor não significa que seu filho ou seu cônjuge não precisem. Por que não começar agora mesmo e surpreender algum membro da família com um grande abraço de urso?

Fontes: (em inglês)

The Benefits of Hugging
Find Out How The Love Hormone Oxytocin Is Activated By A Simple Hug
How hugging can lower your blood pressure and boost your memory

Advertisement

_Traduzido e adaptado por Sarah Pierina do original Diez razones para abrazar más a tu familia.

Toma un momento para compartir ...

Miriam Aguirre

Miriam Aguirre nació en México D.F. y actualmente vive en Argentina. Tiene un título en Educación Infantil. En su tiempo libre disfruta de leer novelas románticas, caminatas con su esposo y jugar con sus dos hermosas hijas.