5 dicas para preparar seu filho para sua primeira entrevista de emprego

É a primeira entrevista de emprego de seu filho. Ele está nervoso e incerto. Mas, com sua orientação e apoio, seu filho irá experimentar um bom resultado.

Mayra Bitsko

Depois de estar em ambos os lados nas etapas de empregos – sendo o entrevistado e o entrevistador – eu aprendi o que os candidatos jovens devem e não devem fazer em sua primeira entrevista de emprego. Eu vi candidatos entrarem com uma atitude casual, de calça jeans e tênis, mascando chiclete, criando histórias sobre trabalhos anteriores e tropeçando em questões devido à falta de conhecimento. Eu nunca entendi por que alguém se comportaria dessa forma para uma entrevista, especialmente porque minha mãe me ensinou o contrário.

Como um aluno formado do ensino médio, eu estava nervoso para a minha primeira entrevista de emprego. Eu não tinha experiência de trabalho anterior, pouco conhecimento sobre software de computadores e nenhum vestuário profissional. No entanto, minha mãe e minha irmã vieram em meu socorro. Minha mãe investiu em uns dois terninhos profissionais e minha irmã me ensinou sobre as habilidades que eu precisava melhorar. Nós praticamos o processo de entrevista até eu me sentir confiante o suficiente.

É normal que você e seu filho temam sua primeira entrevista de emprego. Afinal, é um marco importante em sua vida. Esta é a primeira vez que ele vai entrar no mundo dos negócios. No entanto, com a sua orientação e conforto, você pode aliviar algumas de suas preocupações. Você quer que ele faça o melhor que puder.

Abaixo estão cinco conselhos para a primeira entrevista de trabalho do seu filho:

1. Seja honesto no currículo

Já que esta é a primeira entrevista de seu filho, entende-se que ele não tem experiência anterior de trabalho. Seu filho não deve influir funções de trabalho que ele supostamente fez ou habilidades com as quais ele não está familiarizado. Os entrevistadores realizam uma “verificação” com as informações fornecidas e testam as habilidades. Se o seu filho realizou trabalho administrativo na escola ou foi voluntário em um hospital ou igreja local, com certeza inclua isso.

Advertisement

2. Atitude positiva

Seu filho não deve transparecer excesso de confiança ou uma atitude despreocupada. Ele deve estar em algum lugar no meio. Demonstre confiança, mas com o entendimento de que ele está disposto a aprender. Ensine seu filho que não tem problema fazer perguntas sobre os deveres do trabalho e horas, mas evite perguntar sobre o salário e férias a menos que os temas sejam mencionados pelo entrevistador. Fale respeitosamente, seja educado e sempre dê um aperto de mão firme.

3. Vista-se adequadamente

Jeans, camisetas, minissaias, shorts e tênis são um erro. Leve seu filho para comprar um terno acessível. A aparência profissional é sempre importante.

4. Chegue cedo

Ensine ao seu filho a importância de chegar na hora certa. Chegar atrasado sem avisar é um mau começo para a entrevista. Se você estiver dando uma carona para o seu filho ou se ele estiver indo por conta própria, ele deve ligar se previr um atraso. Todos entendem que coisas como trânsito e atrasos de trem acontecem.

5. Pratique com seu filho

Reserve meia hora por dia, até o dia da entrevista, para praticar com seu filho. Finja que você é o entrevistador e faça algumas perguntas. Pratique o aperto de mão, o sorriso e a linguagem corporal. Prática leva à perfeição.

Esta é a primeira entrevista de seu filho. Você quer que seja perfeita. Oriente-o da melhor maneira possível. Seu objetivo, e de seu filho, é deixar o entrevistador com uma impressão positiva.

Advertisement

_Traduzido e adaptado por Sarah Pierina do original 5 tips to preparing your child for his first job interview.

Toma un momento para compartir ...

Mayra Bitsko

Mayra Bitsko tem mestrado em contabilidade e admnistração de negócios e é autora do livro A Second Chance, e da história The Past Beckons.