5 coisas para fazer toda segunda-feira

Cinco dicas para tornar a sua segunda-feira mais prazerosa.

Patty Moura Rossetti

Segunda-feira é o dia da semana que as pessoas menos gostam. Marca o fim do final de semana, da sua folga, do dia que você pode dormir até mais tarde e representa o início do trabalho, dos estudos, do estresse e da correria. Muitas pessoas ficam mal-humoradas só por saber que esse dia da semana chegou. Mas, por que não olhar para a segunda-feira com uma outra perspectiva? Por que não pensar que ela marca o recomeço, que é o início para a mudança? Se todos pensassem dessa forma, ficariam mais felizes e encarariam esse dia de uma forma mais positiva, o que cá entre nós é bem melhor já que ela não vai desaparecer do nosso calendário. Já que conseguimos mudar nosso ponto de vista, vamos ver o que podemos fazer toda segunda-feira para torná-la melhor e nos preparar para o resto da semana.

1. Tire um momento para refletir

Já que chegamos à conclusão de que segunda-feira é um recomeço, por que não refletir por uns trinta minutos que seja sobre quem você quer ser na semana que se inicia? Quer ser um melhor funcionário? O que fará para isso acontecer nesta semana? Quer ser um aluno melhor do que a semana que passou? Como você é como esposa ou como marido? O que mudar para que a semana de vocês seja melhor? Qual o relacionamento com os filhos? O que fazer para se aproximar deles ainda mais esta semana? Como ser uma pessoa melhor, uma amiga melhor, um vizinho melhor? O que fazer para ter mais acertos esta semana do que a que passou? Pare, pense, reflita, anote, desafie-se e utilize os outros dias da semana para colocar em prática tudo que foi pensado.

2. Organize sua semana

Pegue um calendário, uma agenda, um caderno ou o seu computador, veja o que tem programado para a sua semana. Anote tudo o que precisa fazer, defina seus alarmes de lembrete no seu smartphone, celular ou outro aparelho que usa para isso. Defina os horários que precisará sair de casa, suas reuniões, prazos e itens de tarefas a fazer, consultas médicas e outras coisas. Se toda segunda você se organizar para a semana, os outros dias não serão de tanta correria e você irá se livrar daquele sentimento chato de que esqueceu algo importante. Aproveite também para preparar seu cardápio semanal. Assim, não terá que pensar sobre isso na hora de fazer o almoço ou o jantar e você terá tempo o suficiente para comprar os ingredientes.

3. Em muitas cidades os cinemas e teatros têm um preço especial às segundas

Por que não trocar o cineminha mais caro e lotado de sexta para uma sessão mais tranquila e barata na segunda? Combine com seus amigos, com sua família, com seu marido ou esposa. Comece a semana feliz! Um estudo da Universidade da Virgínia reafirmou o que muitos já sabem: os casais que têm um encontro a sós pelo menos uma vez na semana, melhoram o relacionamento e reduzem o risco de divórcio. Quer um motivo maior para curtir um filminho ou uma peça de teatro em plena segunda-feira com a pessoa amada?

4. Faça uma noite familiar

Pessoalmente essa é a dica que eu mais gosto. Meus pais faziam a noite familiar com meus irmãos e eu quando morávamos todos juntos e agora continuo fazendo com o meu marido. A noite familiar nada mais é do que reunir a família nas noites de segunda por uma hora ou uma hora e meia e fazer atividades em grupo, jogar, conversar, expressar amor, conhecer melhor os membros da família, aprender algo juntos, estudar juntos as escrituras e realizar atividades recreativas. É algo simples, mas é uma ótima maneira de fortalecer a união. Lembro hoje com carinho dessas reuniões familiares que tive com minha família, não só das brincadeiras e do amor que sentíamos aumentar um pelo outro naquele momento, mas também dos ensinamentos que meus pais nos davam. Essas reuniões foram importantes para mim e lembro-me delas com muito carinho. Começávamos cantando, depois meus pais ensinavam algo que achavam importante para nós (o valor da honestidade, do amor ao próximo, da caridade, do perdão…), em seguida vinham as brincadeiras, onde nos divertíamos, dávamos muitas risadas e por fim, mas não menos importante, a hora do lanche, uma guloseima especial. Apesar de ainda não termos filhos, meu marido e eu fazemos nossa noite familiar toda segunda-feira. Além de termos um tempo juntos, para conversar e se divertir, aproveitamos esse momento para avaliar nosso relacionamento, fazer metas e torná-lo cada vez mais forte. A parte do lanche, é claro, não poderia deixar de existir. Assim, fazemos da nossa segunda um dia diferente para nós.

Advertisement

5. Retorne à sua dieta ou atividade física

É comum nos finais de semana as pessoas comerem um pouco mais além de ingerir uma quantidade maior de “besteiras”. Outro item comum é não fazer a caminhada diária ou não ir à academia. Mesmo que tenha exagerado no sábado e domingo, tenha a força de vontade de iniciar a sua nova semana com um cardápio mais balanceado e voltar ou começar uma atividade física. Sempre que sair da linha nos fins de semana, compense esses excessos logo na segunda-feira e siga direitinho o resto da semana.

Lembre-se que você é o responsável por fazer seus dias felizes! Não importa se é segunda ou sexta-feira, o único que tem o poder de tornar seu dia o melhor da sua vida é você!

Toma un momento para compartir ...

Patty Moura Rossetti

Patrícia é casada e sonha ser mãe. Ama estar com a família, viajar, assistir bons filmes e ler. É formada em Letras e acredita que cada um de nós tem um potencial divino.