Maridos: Como lidar com uma esposa mandona

Compreender os próprios sentimentos e os da esposa é um bom início para transformar a relação.

Suely Buriasco

Uma esposa que não aceita ser contrariada, que estabelece regras para tudo e controla cada passo do marido é uma mulher controladora ou, mais popularmente falando, mandona. Relacionar-se com essas pessoas é sempre muito difícil, ainda mais sendo a esposa a impor ordem a todo o momento. Se você tem uma mulher assim e não está aguentando mais essa situação: calma, você pode aprender a lidar com isso.

Você se sente controlado

Primeiramente gostaria de convidá-lo a uma reflexão muito íntima: será que o problema é a sua esposa ser mandona ou são os seus próprios sentimentos? Eu explico: homens que conviveram com mães muito rígidas e que na infância e adolescência tiveram que se submeter às suas ordens podem desenvolver mecanismos de defesa contra a esposa, pois, veem refletidos nela os desmandos que aconteceram no passado. Também pode ser assim no caso de segunda núpcia, quando o cônjuge, inconscientemente, transporta problemas do relacionamento anterior para o atual.

Como reverter a situação

É importante que você estabeleça essa definição para interromper o ciclo de seus sentimentos, permitindo que o relacionamento com sua esposa seja diferente. A partir desse entendimento será possível deixar o passado apenas por experiência e preparar uma relação nova, livre das mazelas que o incomodaram tanto. Uma boa dica é prestar atenção em suas emoções diante das palavras e ações de sua esposa e então responder para si mesmo: eu a estou interpretando mal ou ela é realmente mandona? Conforme a matéria Mulheres Mandonas, também é comum que homens que tiveram suas vidas marcadas pelo controle feminino aceitem esse padrão, embora se sintam muito insatisfeitos.

Ela é realmente controladora

Entender como se processa o controle pode ajudá-lo a compreender a sua esposa, afinal desenvolver a empatia é fundamental em qualquer relacionamento de sucesso. Segundo a psicóloga Lívia Lopes: “Cada um tem um motivo para ser mandona. Normalmente, é para se defender, para não sofrer, pois é um jeito de sair por cima e aumentar a autoestima”. Compreender que sua esposa tenta controlar você por pura insegurança e baixa autoestima é um estímulo para ajudá-la a sair dessa situação ao invés de rejeitá-la e piorar tudo. Amar verdadeiramente predispõe a compreensão e o desejo de socorrer o ente amado.

Mude o foco

Quando você muda a ótica, muda também a situação. Assim, olhe para a sua esposa não como a mulher que o está oprimindo, mas como alguém que você ama e precisa de sua ajuda. Isso fará toda a diferença no sentido de fortalecê-lo para buscar a transformação no relacionamento. Seja assertivo, fale de seus sentimentos e deixe muito claro o que você não aceitará mais nas ações dela, entretanto faça isso demonstrando grande afetividade.

Advertisement

Proponha acordos

Uma boa maneira de lidar com esposas controladoras é propor acordos, valendo-se do diálogo como fonte de entendimento. Falar sempre em tom de voz educado e pedir que ela fale assim também, caso você perceba que a conversa toma rumos de briga, diga que conversarão quando ela estiver mais calma. É importante que sua esposa entenda que os interesses dela não são os únicos que importam e para isso você precisará aprender a dizer não. Procure estabelecer uma conversação objetiva em que o respeito prevaleça sempre. Essa postura madura certamente influenciará positivamente sua esposa e, dessa forma, vocês conseguirão manter uma relação amistosa e feliz.

Toma un momento para compartir ...

Suely Buriasco

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.