5 dicas para lidar com um adolescente irritado

Compreender as dificuldades que causam irritabilidade nos adolescentes é fundamental para auxiliá-los na superação das mesmas e manter a paz familiar.

10,699 views   |   36 shares
  • É difícil que os pais não tenham, em algum momento, que lidar com um adolescente irritado, até porque faz parte da idade sentir-se pressionado e estressado diante das novas responsabilidades que precisam assumir. Além de tudo as transformações físicas e hormonais são intensas e é normal que as emoções fiquem em desalinho. Frustração, irritabilidade, ira entre outros sentimentos são muito comuns nessa faixa etária e podem tumultuar toda a família.

  • É importante que os pais estejam preparados para melhor direcionar os filhos nessa fase, não permitindo que conflitos familiares se ampliem. Nesse sentido, pensemos nas dicas abaixo:

  • 1- Compreenda as suas manifestações

  • Entender as necessidades do adolescente e a forma como ele as demonstra é fundamental para auxiliá-lo nesse período. Assim, lembre-se de toda a pressão natural da idade e se esquive de levar tudo para o campo pessoal. Seu filho não está contra você, ele está confuso com sua própria vida e precisa de apoio, de direção segura e não de reprimendas.

  • 2- Apoiar não significa aceitar

  • Disciplina é sempre importante no processo educacional. Apoiar seu filho não é deixar que ele faça o que quer, muito ao contrário. Apoiar um adolescente é manter-se próximo; é inspirar segurança e, para tanto, é necessário disciplinar seus atos, forma de pensar e conceitos. É preciso entender que apoiar e concordar não são sinônimos, podemos apoiar mesmo não concordando e deixar isso claro facilita muito. Não se pode relevar a importância de definir limites ao adolescente.

  • 3- Converse muito, fale menos e escute mais

  • Nunca tente forçar um adolescente, não vai funcionar. Transformar conversa em sermão também "vai entrar em um ouvido e sair pelo outro"; não adianta. Aprender a conversar e escutar o adolescente é que direcionará a orientação que você precisa prestar a ele, então procure só falar depois de compreendê-lo e seja objetivo, assertivo e afetuoso. Isso sim terá efeito!

  • 4- Observe as entrelinhas

  • O adolescente dificilmente vai manifestar seus sentimentos de forma clara, lembre-se que ele costuma estar muito confuso, então é importante estar atento ao que o está afetando. A irritação de um adolescente sempre tem uma fala por trás, um motivo não aparente e é preciso que façamos um esforço para compreender o que se passa e tentar efetivamente ajudá-los.

  • Advertisement
  • 5- Não use de força física

  • Violência só gera mais agressividade sempre e na adolescência tem efeito devastador. Segundo a matéria: "Primeiro não se deve bater nos filhos porque os filhos imitam os pais. Filhos que apanham dos pais batem nos outros e às vezes batem nos próprios pais... mais cedo ou mais tarde!" O uso da força física denota pouca autoridade moral.

  • É de suma importância que os pais estejam junto com seus filhos no enfrentamento das dificuldades na adolescência, caso contrário, os conflitos podem tomar proporções tão significativas que acabam por afastar pais e filhos por toda a vida. Saber lidar com a irritação dos filhos adolescentes além de ajudá-los a direcionar suas energias para atividades positivas, ainda aproxima os elos familiares. Adolescentes que contam com o apoio dos pais superam suas dificuldades e amadurecem de forma sadia e segura.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Clique abaixo para compartilhar

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.

Website: https://www.youtube.com/user/SuelyBuriasco

5 dicas para lidar com um adolescente irritado

Compreender as dificuldades que causam irritabilidade nos adolescentes é fundamental para auxiliá-los na superação das mesmas e manter a paz familiar.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr