5 maneiras de ser um profissional proativo

Descubra as características básicas de uma pessoa proativa que qualquer profissional pode buscar desenvolver.

Erika Strassburger

Proatividade é a capacidade de prever uma situação e agir antes mesmo dela acontecer. Profissionais proativos são como relíquias dentro de uma organização, pois o que mais se vê são pessoas reativas.

Os reativos são os que reagem em vez de agir, pois não deram a atenção devida aos sinais ou foram pegos de surpresa, por não estarem atentos ao que acontecia à sua volta.

Se quer estar dentro do grupo seleto de profissionais proativos, você precisa atender às seguintes exigências:

1. Manter-se sempre atento

Uma pessoa proativa precisa ficar de olho em tudo que se passa ao redor. Só assim poderá prever situações e agir antecipadamente.

Um exemplo bem simples, que será usado também nos pontos a seguir: Você senta em uma cadeira de madeira na sala do chefe e percebe, imediatamente, que ela está levemente frouxa.

Advertisement

2. Ter raciocínio rápido

Ter a capacidade de pensar rapidamente e tomar decisões rápidas e acertadas é uma qualidade essencial de quem é proativo.

Exemplo: Você dá uma inspecionada na cadeira e vê que alguns parafusos não estão apertados suficientemente. Você sabe que precisam ser apertados. Porém, como a cadeira é de madeira, talvez seja preciso, também, reforçar a parte colada. Como o local não pode ficar sem cadeira, você providencia outra antes mesmo de mandar essa para o conserto.

3. Agir

Se uma pessoa se mantiver atenta e pensar rapidamente em uma solução, mas não agir, então estará desperdiçando seus talentos. A ação é fundamental na proatividade.

Exemplo: Você então age. Providencia uma cadeira para substituir temporariamente a que precisa de conserto e envia a frouxa para o conserto.

4. Sentir-se seguro

A insegurança pode impedir uma pessoa de agir. Ela precisa confiar em sua capacidade de decisão. Todos podem errar em seus julgamentos. Mas deixar de fazer por receio de que não vai funcionar é desperdiçar oportunidades. “As oportunidades são como o nascer do Sol: se você esperar demais, vai perdê-las” William Ward

Advertisement

Exemplo: Você está seguro de que tomou as decisões certas. E está disposto a arcar com as consequências, caso algo não dê certo.

5. Ter planos B, C, D, ..

É preciso traçar estratégias diferentes, para o caso de a primeira não funcionar. Se algo der errado, você terá outras “cartas na manga”.

Exemplo: Antes mesmo de enviar a cadeira para o conserto, você já procura saber onde ela foi comprada para, caso o problema não seja resolvido, você providencie a compra de uma nova para compor a decoração da sala do chefe.

Esse exemplo parece simplista, mas é uma maneira de mostrar como uma pessoa proativa pensa e age. As situações com que profissionais precisam lidar são, geralmente, bem mais complexas, mais o princípio aplicado é o mesmo.

A diferença entre o proativo e reativo nesse exemplo dado, é que o proativo resolveu a questão antes que ela se tornasse um problema de fato. O reativo, por sua vez, esperaria que a cadeira acabasse virando uma cadeira de balanço, ou que quebrasse, antes de tomar uma atitude.

Advertisement

Para aqueles que querem ser mais proativos, o palestrante Anderson Hernandes dá o seguinte conselho: “A proatividade é uma habilidade que pode ser desenvolvida, mas exige esforço e ação por parte do profissional. Como grande parte dos profissionais ainda está bem atrás de uma postura verdadeiramente proativa, se você alcançá-la terá um diferencial que somado a tantos outros poderá ajudar grandemente a sua carreira profissional.”

Toma un momento para compartir ...

Erika Strassburger

Erika Strassburger nasceu em Goiás, mas foi criada no Rio Grande do Sul. Tem bacharelado em Administração de Empresas, trabalha home office para uma empresa gaúcha. Nas horas vagas, faz um trabalho freelance para uma empresa americana. É cristã SUD e mãe de três lindos rapazes, o mais velho com Síndrome de Down.