Fortalecendo o casamento: As grandes vantagens da terapia de casal

Qualquer relação tem seus conflitos. Quem sabe a visão de uma terceira pessoa, de preferência um profissional competente sobre o assunto, seja a solução para que a relação progrida para uma felicidade verdadeira.

8,135 views   |   21 shares
  • Sempre fui da opinião de que todas as pessoas deveriam fazer terapia uma vez ou outra na vida. Sabe por que digo isso? Não tenho certeza de quase nada, mas uma coisa digo com toda a convicção: todo mundo tem problemas emocionais e psicológicos, por menores que pareçam ser. Afinal, ninguém veio preparado para enfrentar este mundo, e todos foram instruídos por outros também aprendizes.

  • Boa saúde emocional, relacionamentos saudáveis

  • Considerando o fato de que as pessoas são diferentes, é extremamente válido afirmar que você sempre terá pontos de divergência com pessoas do seu convívio, mesmo que elas apresentem muitas semelhanças a você. É tão comum encontrarmos características semelhantes nas pessoas de nosso convívio, que às vezes podemos pensar que jamais haverá problemas com elas. Mas esse pensamento não poderia ser mais equivocado. Por maior que seja a afinidade, sempre haverá diferenças, grandes ou pequenas, que podem gerar conflitos, e precisamos aprender a lidar com elas se quisermos manter uma relação saudável a longo prazo.

  • Um dos grandes empecilhos que existem nas relações humanas é a dificuldade que algumas pessoas têm de aceitar esses pontos de divergência. No casamento, essa dificuldade pode ser um grande fator para os problemas e se não tratada pode até mesmo culminar em divórcio.

  • Como começar uma terapia

  • Para começar um tratamento psicológico é importante que você tenha consciência de que:

    • Uma terapia é muito mais eficiente se você tiver o desejo de fazê-la. A resolução dos problemas tem que partir de você, porque lá você terá que abrir seu coração de modo voluntário. O psicólogo não vai obrigar o cliente a falar sobre seus problemas, dessa forma, aquele que não estiver à vontade para se abrir, certamente terá dificuldades em sobrepujar seus obstáculos emocionais.

    • A terapia consiste em uma profunda busca de respostas para os conflitos emocionais, por isso, é comum você se deparar com alguns “calos doloridos”, o que pode não ser muito agradável, mas também ser um dos pontos cruciais da terapia para que o estado emocional da pessoa melhore gradativamente.

    • Um tratamento terapêutico pode durar alguns meses, alguns anos e pode levar a vida inteira dependendo de alguns fatores importantes, tais como a disposição do cliente em se dedicar para a terapia, a facilidade ou dificuldade do cliente em expor os conflitos, a afinidade do cliente com o profissional e também a profundidade dos problemas. Por isso, tenha em mente que muito provavelmente você não será curado em uma ou duas sessões.

  • Advertisement
  • E a terapia de casal?

  • Na terapia de casal existe um fator a mais para que haja eficiência no tratamento: o ideal é que ambos os companheiros estejam dispostos a buscar a cura para a relação. Se apenas uma das partes se dedicar ao tratamento, é bastante óbvio que a tendência seja que a balança da relação fique desproporcional. Afinal, dificilmente em um relacionamento a dois, apenas um esteja certo e o outro errado. Certamente, como já citado, existem pontos de divergência que não estão em sintonia, e imperfeições de ambos os lados, por isso a necessidade da participação e do empenho dos dois. A terapia então pode ajudar ambos a, por exemplo:

    • Aceitarem as “pequenas” imperfeições e as opiniões um do outro.

    • Melhorarem algumas dessas imperfeições que podem fazer com que a relação não esteja muito bem.

    • Entenderem um ao outro, especialmente os sentimentos que carregam, não somente acerca da relação, mas também outros conflitos pessoais ou problemas marcantes do passado, por exemplo.

    • Descobrir quais são as expectativas acerca da relação, quais são os anseios de ambos e como um pode ajudar o outro a realizar seus objetivos pessoais e como casal.

    • Mas, acima de tudo, a terapia pode ajudar o casal a entender que por mais que as coisas estejam difíceis na relação, os problemas sempre podem ser resolvidos, desde que ambos estejam dispostos a buscar a solução.

  • Procure informações na busca de um bom terapeuta, com o qual ambos se identifiquem. Informe-se com amigos e conhecidos sobre a qualidade de atendimento de determinado profissional; e se você não conhecer ninguém que já tenha feito terapia de casal, informe-se com outros profissionais da saúde para ter certeza de que o psicólogo é sério e competente. Pode ser necessário que vocês façam algumas sessões com vários profissionais, até encontrarem aquele que lhes traga confiança, mas não desistam. Assim como a terapia de casal já salvou muitas relações, ela pode salvar a sua também, especialmente se o amor ainda estiver presente.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Clique abaixo para compartilhar

Márcia Denardi é jornalista, musicista e uma mãe e esposa loucamente apaixonada pelos filhos e pelo marido. Tem como objetivo profissional usar a informação para fortalecer as famílias. Curta a fan page www.facebook.com/blogmarciadenardi.

Website: http://marciadenardi.blogspot.com

Fortalecendo o casamento: As grandes vantagens da terapia de casal

Qualquer relação tem seus conflitos. Quem sabe a visão de uma terceira pessoa, de preferência um profissional competente sobre o assunto, seja a solução para que a relação progrida para uma felicidade verdadeira.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr