5 pontos a se pensar ao escolher o nome do bebê

A escolha do nome de um filho é um momento especial e único, mas também pode ser um momento difícil. Existem algumas dicas que podem lhe ajudar não só a pensar melhor como também a acertar na escolha.

Patty Moura Rossetti

Para Ana Gabriela Andriani, doutora em psicologia, “a escolha do nome é um momento simbólico, cheio de significado e projeção de sonhos.” Mas, na maioria das vezes, escolher o nome daquele bebê tão esperado e já amado pode ser uma tarefa difícil e delicada. É a escolha que seu filho carregará para a vida inteira e, por isso, precisa ser pensada e repensada. É preciso paciência para não cair em algumas “armadilhas” e fazer com que aquele nome escolhido com tanto carinho vire um pesadelo na vida da criança. Abaixo, listamos alguns pontos para serem analisados antes de colocar o nome na criança.

1. Apelidos

Não há como prever, mas é preciso pensar nos possíveis apelidos que seu filho ou filha terá. Pense nos apelidos já existentes, faça combinações do primeiro nome com o sobrenome. Não escolha um nome que possa ser alvo de brincadeiras maldosas.

2. Estude o significado

Por mais que um nome pareça bonito e chame a atenção por sua sonoridade, não faça a escolha antes de pesquisar o seu significado. Nem todos os nomes têm significados bonitos.

3. Grafia e som

É preciso pensar em como esse nome será escrito ou falado. Se for pouco habitual ou tiver letras dobradas seu filho passará a vida toda corrigindo ou soletrando seu próprio nome.

4. Cuidado com nomes famosos

Ninguém quer dar um nome de má reputação ao filho. Por isso, pesquise antes, conheça a índole e o caráter da pessoa, veja o que ela fez, como viveu e como ficou conhecida.

Advertisement

5. Nomes muito comuns

Se você gosta de um nome que é bem comum (ou é um nome já existente na família), uma saída é criar um nome composto. Assim, seu filho terá o nome que você gosta, porém, com um diferencial e não será chamado apenas pelo sobrenome na escola, já que terão outros com o mesmo nome.

Com esses cuidados em mente, será mais fácil fazer a escolha do nome. Lembre-se que a hora do nascimento é um momento mágico e as emoções são fortes e únicas. Nada lhe impede de mudar a sua escolha assim que olhar para o rostinho do seu bebê.

Toma un momento para compartir ...

Patty Moura Rossetti

Patrícia é casada e sonha ser mãe. Ama estar com a família, viajar, assistir bons filmes e ler. É formada em Letras e acredita que cada um de nós tem um potencial divino.