Como incentivar um filho a agir de acordo com o que o Senhor espera dele ao invés do mundo

Como saber se Deus está satisfeito com determinada conduta? Veja este artigo e reflita como pode fazer seu filho compreender a importância de ser escolhido e aceito por Deus.

Fernanda Ferraz

A busca e o recebimento da aceitação do Senhor vão conduzir-nos ao conhecimento de que somos escolhidos e abençoados por Ele.” (Erich W. Kopischke)

Escolhidos por Deus

Há mensagem mais feliz e revigorante do que esta? Ser escolhido por Deus! Que alegria saber que quando fazemos o que o Senhor diz – cumprindo Seus mandamentos sagrados que na verdade é para nosso próprio bem – somos, portanto, escolhidos por Ele. Essa escolha exige retidão de nossa parte e um caminhar condizente com os passos limpos e belos. Somos filhos de nosso amado Pai Celestial e somos amados por Ele, o Senhor nos quer bem e deseja a nossa felicidade e sucesso desde que sejam pelos caminhos corretos e virtuosos.

Ouvir sua voz, sentir seu amor e aprovação

Podemos ensinar nossos filhos a serem escolhidos por Deus. O Pai dos céus está sempre disposto a nos ajudar e Ele de fato é real. Deus existe, Ele é tão real quanto eu e você, isso não é ilusão, nem fantasia. Deus nos criou e nos deu esta terra para a habitarmos e nos desenvolvermos adequadamente e honestamente, pois, nosso amoroso Pai acredita em nosso potencial. Apesar de não podermos vê-lo com facilidade, nós sabemos que Ele existe e quando fazemos o correto, ouvir Sua voz, sentir Seu amor e ter Sua aprovação fica muito mais nítido. Mostre desde cedo aos seus filhos que ainda que não vejam Deus, Ele existe e está sempre nos observando e cuidando para termos bem-estar.

Reconhecimento das coisas do alto

O diálogo na família é sempre um dos pontos importantes para o ensino adequado.

Incentive seus filhos a conhecerem Deus e Seus ensinamentos através das escrituras. Demonstre diariamente a importância de reconhecer as coisas do alto, ou seja, as coisas boas. Mostre os atributos tão lindamente gravados nas passagens escriturísticas que falam sobre o valor da bondade, da pureza, da fé, da perseverança e da dignidade. Fale sobre como essas qualidades são tão importantes para o nosso caráter e felicidade eterna.

Advertisement

Não é o status

Deixe claro para seus filhos que o valor que temos não pode ser norteado por condição financeira, status ou popularidade, nosso valor é interior, cabe no SER e não no TER. Gosto muito de lembrar da grande humildade de nosso Salvador Jesus Cristo, Ele poderia ter tido tudo, ser coroado de fato rei, ter disponível uma série de riquezas aos seus pés, no entanto, nosso Rei, fez tudo ao contrário: nasceu numa manjedoura ao lado dos animais, peregrinou a pé para pregar e convidar, serviu ao próximo o tempo todo sem nada pedir em troca a não ser honestidade de coração… Trabalhou com as próprias mãos, saiu pelas cidades sem bolsa nem alforje, nem alparcas, como recomendava aos apóstolos a fazer o mesmo. ( Ver Lucas 10:4).

Com tantas demonstrações de humildade e solidariedade, vemos como o Senhor andou e como queremos esta felicidade eterna; seguir os mesmos passos é o que devemos fazer. Devemos lembrar antes que é em casa que os filhos podem ver os bons exemplos, estes terão maior influência em suas vidas que quaisquer palavras.

O valor do eu interior

. Por isso, ensinar o valor do eu interior para seu filho é tão importante. Diga sempre que o mundo inteiro pode estar contra ele, mas se ele estiver com a verdade, Deus estará com ele, protegendo-o e guiando seus passos e tudo dará certo.

Ter um coração honesto

. No coração é onde mora nossos desejos e intenções, ensine a seu filho a se valorizar sendo honesto consigo mesmo e com o próximo, a observar a linda capacidade de agir com amor, sendo verdadeiro com todos a sua volta.

Em sintonia com o Espírito de Deus

. Ensine que quando fazemos o que o Senhor diz, recebemos recompensas espirituais e materiais também; mas a maior de todas estas, é a companhia de seu Espírito que clareia a névoa e dá ânimo num horizonte um pouco incerto.

Advertisement

Reconhecer as falhas e mudar

. Claro que não somos perfeitos e facilmente falhamos. Em alguns pontos somos fortes, em outros somos fracos, mas quando reconhecemos essas falhas e nos dedicamos em melhorar e mudar, através de sincero arrependimento, conseguimos sentir a alegria invadir nossas vidas e elevar-nos no mais alto grau de pureza e luz.

Determinação para agir

. Outro aspecto importante a ser ensinado aos filhos é ter a determinação de agir, jamais deixar para depois, amanhã. O tempo de melhorar e ser aceito, aprovado e escolhido por Deus é AGORA! Através de hábitos saudáveis e belos, podemos ser aceitos por Deus, como:

Estudo das escrituras.

Ouvir músicas edificantes.

Andar com recato.

Advertisement

Decidir pelo certo.

Andar em companhias sadias.

Não ter vícios.

Proteger seu próprio corpo.

Ajudar e amar ao próximo.

Advertisement

Não falar palavrões.

Ser educado, gentil e respeitoso.

Assistir, ouvir ou falar somente sobre conteúdo edificante.

Buscar o que faz bem.

Frutos de retidão.

Advertisement

O mundo não se importará tanto com você do que o grande amor que Deus tem como seu Pai e Criador. Sempre haverá uma escolha a ser feita, cabe sabedoria nas inúmeras situações de testes que porão em prova a sua fé e determinação em ser o ESCOLHIDO de Deus!

Toma un momento para compartir ...

Fernanda Ferraz

Graduada em RH, acredito que nossa vida têm verdadeiro propósito, sou SUD, sei que toda dor e aflição é uma fonte de virtude e força espiritual, que nos molda e purifica.