A epidemia dos “NemNem” ameaça todos os lares: Coloque o seu em quarentena

Uma terrível epidemia se espalha entre os jovens, informe-se e prepare-se para administrar a única vacina caseira: o MOTEX!

Emma E. Sánchez

O conceito “NemNem” designa os jovens cuja idade está entre 14 e 29 anos e que, por frustração ou consentimento dos pais, decidiram nem estudar nem trabalhar. Isso causa uma série de problemas que estão afetando o plano familiar e os ambientes econômicos e sociais de vários países.

A origem da epidemia

Durante os últimos 30 anos, em todo o mundo, foram vividas as consequências de crises econômicas, desemprego e falta de capacidade de muitos governos para responder às necessidades da população, desde o básico até o que tem a ver com educação e trabalho. O fenômeno social do surgimento dos “NemNem” ocorre principalmente nas classes média e alta, pois curiosamente os meninos dessas classes sociais têm comida, abrigo, roupas e até mesmo entretenimento garantidos, ou seja, seus pais sustentam esse estilo de vida e, portanto, tornam os esforços dos jovens sem sentido. Essa nova epidemia dos “NemNem” ameaça todos os lares, incluindo o seu, é claro. Coloque-o em quarentena.

Por que esse fenômeno ocorre? Há muitos fatores, mas apenas dois são constantes em todos os casos: a frustração do jovem e a falta de exigência e tolerância de seus pais.

Os sintomas

Tendem a se tornar “NemNem” os jovens que:

  • Não tiveram nenhuma orientação vocacional adequada e não sabem o que estudar.

    Advertisement
  • Os rejeitados por instituições de ensino e que, por decepção, abandonam os estudos.

  • Os que ao estudar uma carreira a abandonam por qualquer motivo.

  • Os que têm pais com excelente nível econômico e pensam que eles têm um futuro garantido e não precisam trabalhar ou estudar.

  • Os graduados da faculdade que não conseguem encontrar um emprego e logo renunciam a trabalhar e nem continuar estudando.

  • Mulheres cuja educação e metas se limitam a “esperar para se casar”.

    Advertisement

A vacina

É gratuita, se chama MOTEX (MOTIVAÇÃO e EXIGÊNCIA) e é administrada em grandes doses diárias desde o nascimento até a idade adulta. Comece a administrá-la em sua casa sob os seguintes requisitos:

Não premie seus filhos com grandes presentes por estudar, que é um privilégio e dever

Se você promete um tablet para que seu pequeno termine as tarefas, com o que você irá suborná-lo para que termine o Ensino Médio?

Eles não lhe fazem um favor ao ir para a escola. Sua recompensa é a satisfação pessoal de conseguir, palavras de encorajamento, as cartas que você escreve a eles de coração, seu trabalho ao seu lado para fazer as tarefas, mas nunca presentes caros ou materiais. Cada vez mais, são os pais que dão aos seus filhos dispositivos eletrônicos sofisticados, caros e complexos que eles não têm a capacidade de valorizar, e se você promete um tablet para que seu pequeno termine as tarefas, com o que você irá suborná-lo para que termine o Ensino Médio?

Fale com eles sobre uma carreira, um trabalho, sobre como eles vão abençoar a vida de outras pessoas com seu esforço árduo.

Proponha aos seus filhos, desde pequenos, um ideal de vida, um sonho, uma ilusão; fale com eles sobre uma carreira, um trabalho, sobre como eles vão abençoar a vida de outros com seu trabalho e esforço, inspire-os com as histórias de seus avós e seus grandes esforços, anime-os a atingir pequenas metas e ensine-os a reconhecer o que sentem quando conseguem as coisas por si mesmos.

Os jovens devem ansiar trabalhar e ganhar “seu dinheiro” para benefício próprio, ensine-os a não abandonar as tarefas, a concluir e terminar e encerrar etapas e atividades, a não fugir.

Incentive-os a trabalhar, a serem bons profissionais, a serem pontuais. Muitos jovens não sabem nem preencher um formulário de emprego, ou apresentar-se para um novo trabalho, vestir-se apropriadamente, ser pontuais e responsáveis, ser complacentes ou falar de maneira correta ao se candidatar a empregos, assim não serão contratados; essas são habilidades que são ensinadas em casa.

Advertisement

Se nós, como pais, não estabelecermos expectativas altas para nossos filhos, eles não poderão descobrir seu maravilhoso potencial.

Quando nossas filhas começaram o Ensino Médio, anunciamos as novas regras para essa e as seguintes etapas de vida por vir. Entre outras, esclarecemos que ao terminar a escola, elas teriam que encontrar um emprego e matricular-se em uma universidade ou curso técnico, que não pagaríamos por seus estudos superiores e que, se não demonstrassem esforço, não haveria espaço para elas em casa. E que ao trabalhar, precisariam contribuir para a renda familiar com um percentual de seus salários.

Medidas drásticas? Acho que não. Fizeram isso sem a nossa ajuda e superaram nossas expectativas, e acreditem, não há maior satisfação do que saber que nossos filhos são boas pessoas, úteis e trabalhadoras. Se nós, como pais, não estabelecermos expectativas altas para nossos filhos, eles não poderão descobrir seu maravilhoso potencial.

Você, melhor do que ninguém, sabe como motivar (repito MOTIVAR, não subornar) seus filhos e até onde e como EXIGIR deles.

Porque se os deixar em total liberdade e conforto, você terá filhos solteiros de quarenta anos, tranquilamente instalados em sua casa sem vontade de sair e enfrentar a vida, e você os servindo e sendo responsável por eles, na melhor das hipóteses; porque há outras opções, as drogas e o crime organizado, por exemplo, e essas sim são palavras fortes. Evite-as e evite sofrimentos desnecessários. Lembre-se de que o melhor remédio é a prevenção

*Traduzido e adaptado do original, “La epidemia de ‘los ninis’ amenaza a todos los hogares. Pon el tuyo en cuarentena.”

Toma un momento para compartir ...

Emma E. Sánchez

Pedagoga e terapeuta de família e de casal. Casada e mãe de três filhas adultas. Apaixonada por Educação e Literatura. Escrever sobre temas familiares para ajudar os outros é minha melhor experiência de vida.