Como deixar de julgar as pessoas e ser mais tolerante

É muito desagradável ser uma pessoa intolerante e com o mau hábito de julgar o próximo. Se você tomou a decisão de mudar essa atitude, veja maneiras para ajudá-lo a começar.

9,930 views   |   85 shares
  • Para começar, faça este exercício: olhe-se no espelho e pense por um momento em tudo que tem feito você perder a paciência, ser menos tolerante e julgar as pessoas pelo que fazem ou são. Analise-se por um momento. Depois, ainda se olhando, lembre-se de todas as oportunidades de melhora que você também possui e de quanto isso pode incomodar as outras pessoas.

  • É tão simples quando falamos dos defeitos dos outros e tão complexo quando temos que observar os nossos próprios defeitos.

  • Exercício feito, hora de mudar de atitude e deixar as críticas, julgamentos e impaciência de lado.

  • Observe o que mais pode ser feito:

  • 1- Quando aquele sentimento de crítica vier em sua mente, tente se lembrar do seu exercício e pense que todos têm pontos a melhorar, todos somos humanos e estamos tentando, a cada dia, ser um pouco melhores. Portanto, julgar os outros não vai ajudar nem a você mesmo nem a pessoa vítima de seu julgamento. Procure pensar, quando observar algo errado, de que maneira você pode ajudar. Ofereça ajuda ao invés de criticar.

  • 2- Toda vez que sentir-se impaciente, lembre-se novamente do exercício. Já conhecendo seus pontos a serem melhorados, será mais fácil identifcar o que lhe causa intolerância. Concentre-se em acalmar-se e pensar que todos têm defeitos e qualidades. Ao invés de manter o foco nos defeitos, lembre-se e liste, se necessário, as qualidades.

  • 3- Tenha o real desejo de ser diferente, deixar as críticas e intolerâncias de lado. Você, com certeza, conseguirá iniciar uma linha de pensamento melhor cada vez que observar algo que lhe deixaria insatisfeito e sujeito a críticas. O desejo de mudança é um grande passo para iniciá-la.

  • Agora, lembre-se de algo importante:

  • Quando Jesus Cristo veio a esta Terra, apesar de ser um Deus, foi julgado e crucificado por muitas pessoas que eram, entre outras coisas, intolerantes aos Seus ensinamentos. Ele não agradou a todos, apesar de ser perfeito. Muitas pessoas que se achavam melhores do que Ele, O colocaram na cruz, e foram realmente prepotentes e intolerantes.

  • A mansidão, paciência, humildade e tolerância são virtudes que precisam ser adquiridas e trabalhadas a cada dia. Fazem a diferença na vida de quem as possui e na sociedade como um todo. São essas virtudes que precisamos observar aos que estão a nossa volta e, principalmente, aplicá-las em nossas vidas. Não gaste seu tempo criticando. Aplique seu tempo aprendendo. Não jogue fora seu tempo julgando. Observe formas de ajudar.

  • Advertisement

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe com seus amigos e familiares..

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.

Como deixar de julgar as pessoas e ser mais tolerante

É muito desagradável ser uma pessoa intolerante e com o mau hábito de julgar o próximo. Se você tomou a decisão de mudar essa atitude, veja maneiras para ajudá-lo a começar.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr