4 cuidados com a saúde durante a gravidez

Algumas dicas para ajudar as mulheres a terem uma gestação mais saudável, se preparando física e emocionalmente para a chegada tão esperada de mais um membro da família.

Isabel Almeida

A gestação é um dos acontecimentos mais especiais na vida da mulher e os cuidados observados nesse período terão repercussão mais adiante no momento do parto, na qualidade de vida pós-parto e também na saúde do bebê.

Algumas dicas aqui reunidas podem ajudá-la a ter uma gestação mais saudável e se preparar física e emocionalmente para a chegada tão esperada de mais um membro da família.

1. Cuidados com a alimentação

Esse não é o período para liberar geral e comer tudo o que se tem vontade, mas também não é o momento para regime. Mantenha uma alimentação equilibrada e procure ingerir algo a cada três horas para evitar picos de glicose ou hipoglicemia, o que pode causar mal-estar à mãe e ao bebê. Siga a dieta estipulada pelo seu médico à risca e no caso de gestantes que não tenham os anticorpos da toxoplasmose detectados em exames pode ser necessário que interrompam o consumo de carne ou vegetais crus, pois o contato da mãe com esse protozoário pode incorrer sérios riscos ao feto.

Beba bastante líquido e evite alimentos com alto teor de sódio para que não fique inchada ou tenha problemas de pressão alta, o que na gravidez é muito perigoso.

No caso de enjoos e vômitos escolha alimentos leves e que não tenham temperos em exagero.

Advertisement

2. Cuidados com o corpo

Informe-se com o seu médico quais exercícios podem ser realizados por você e quando é seguro fazê-lo. Alguns obstetras, por precaução ou com pacientes que têm histórico de aborto espontâneo, podem pedir repouso durante o primeiro trimestre e início de atividade física somente a partir do segundo trimestre.

Não é aconselhável que a gestante realize exercícios muito puxados. Caminhar diariamente, quando possível, pode ser muito saudável. Para aquelas que necessitam realizar atividades sem muito impacto a hidroginástica é uma excelente opção.

Se o médico permitir, use meias de compressão para amenizar o inchaço das pernas e a sensação de cansaço para que se sinta mais bem disposta no dia a dia. Massagens no corpo e nos pés aliviam bastante as dores e pode ser muito relaxante.

3. Cuidados com a pele

As grávidas têm pele sensível e suscetível a manchas devido à grande quantidade de hormônios atuantes em seu organismo e, por isso, o uso de filtro solar diariamente é essencial. Lembre-se também que a pele da barriga e outras regiões do corpo vão esticar e precisam estar sempre hidratadas para evitar o surgimento de estrias. Consulte seu médico para se informar sobre os cremes e óleos mais apropriados.

4. Cuidados com a mente

Por se tratar de um período de maior sensibilidade evite passar nervoso ou assistir a filmes violentos, noticiários sensacionalistas, vídeos sobre bebês com doenças ou partos traumáticos. Isso porque essas coisas podem gerar ansiedade, medos infundados ou até mesmo contribuir para o aumento na incidência de pesadelos. Procure ouvir música boa, assistir a filmes com mensagens positivas e trocar experiências com outras mamães. Cuidar da mente é um ponto muito importante, pois muitas gestantes que passam por traumas ou muito estresse acabam desenvolvendo depressão durante a gravidez ou até mesmo após o parto.

Advertisement

Essas dicas somadas às consultas regulares de pré-natal são imprescindíveis para a saúde e bem-estar de ambos, mãe e filho. Uma mãe saudável sente-se tranquila, feliz e segura para receber com todo o carinho do mundo o seu bebê tão sonhado.

Toma un momento para compartir ...

Isabel Almeida

Isabel Almeida é pedagoga graduada na Unicamp, criou dois sobrinhos que já são adultos e agora é mãe de uma linda bebê. Gosta de escrever e traduzir. Acredita que a família é a base da sociedade.