6 maneiras de construir a confiança em seus relacionamentos

Em qualquer relacionamento, a confiança é um componente chave. E uma vez que você perde a confiança em alguém, é difícil se abrir para outra pessoa.

5,980 views   |   22 shares
  • Confiar em outras pessoas não é algo que acontece do dia para a noite. Colocar sua confiança em alguém é algo que leva um tempo para se fazer. Uma vez que a confiança é estabelecida, é importante respeitá-la. Se não, o que se levou tempo para construir só vai levar alguns segundos para desmoronar.

  • Muitas vezes, você é capaz de reconstruir a confiança, se você e a outra pessoa estiverem dispostos a se darem tempo. Mas, no fundo da sua mente, você sempre terá dúvidas. Em alguns casos, você perde a confiança em alguém e decide que não vale a pena tentar reconstruir. Além disso, você começa a ter problemas para confiar em outras pessoas.

  • Há não muito tempo, eu perdi a confiança em uma boa amiga. Ela conseguiu transformar as muitas conversas privadas que compartilhamos em uma exibição pública. Ela prometeu me apoiar durante os tempos de necessidade e nunca cumpriu sua promessa. Depois de aceitar desculpa após desculpa, percebi que a confiança era unilateral. Uma situação semelhante ocorreu com um casal de membros da família. A informação que eu compartilhei com eles foi usada contra mim. Eles conseguiram distorcer minhas palavras. No momento em que percebi que eles se aproveitaram da minha confiança, eu decidi manter distância. Mesmo querendo dar-lhes outra chance, não tinha certeza de como fazê-lo.

  • Enquanto participava de um retiro da igreja a respeito de confiança, eu aprendi lições que teriam me beneficiado durante essas situações. Aprendi que quando se trata de reconstruir a confiança, é preciso mais do que uma pessoa. É necessário incluir todas as partes envolvidas na questão. Às vezes, a promessa de uma pessoa que ela vai se esforçar para ser digno de confiança novamente nem sempre é suficiente. Existem maneiras que podem ajudá-lo a reconstruir a confiança ou criar confiança em alguém novo em sua vida. A coisa importante a lembrar é que vai demorar uma quantidade significativa de tempo para construir.

  • Os relacionamentos de - família, amigos, colegas de trabalho, casamento ou pais e filhos - nunca devem ser baseados em uma confiança unilateral. Relações desse tipo não funcionam. Portanto, seguir essas técnicas pode ajudar a construir a confiança em seus relacionamentos:

  • 1. Contato visual

  • Se você é uma pessoa tímida como eu, é normal ter dificuldades de contato visual. No entanto, timidez nem sempre é o caso. As pessoas tendem a olhar para longe, quando não têm certeza das intenções de alguém ou porque têm algo a esconder. Portanto, quando você está prestes a abrir-se para uma nova pessoa em sua vida ou dar a alguém uma segunda chance depois de uma perda de confiança, faça uma tentativa de confrontar a pessoa olho no olho. Se a pessoa responde fazendo contato visual e mantendo uma atitude calma, então você sabe que há potencial para um relacionamento de confiança.

  • Advertisement
  • 2. Conhecimento mútuo

  • Muitas vezes os adolescentes estão certos de que seus pais não os compreendem e não podem ser confiáveis com certos sentimentos. Em vez de desligar as linhas de comunicação, estabeleçam um dia da família. Neste momento, perguntem-se uns aos outros o que gostam e o que não gostam ou opiniões sobre determinados assuntos. Ao abrirem-se um ao outro, os pais e os filhos vão aprender a baixar suas guardas, a compreenderem o valor de seu relacionamento, e começarão a desenvolver confiança um no outro.

  • 3. Esclareça o incidente

  • Nem todo mundo trai a confiança de alguém intencionalmente. As pessoas cometem erros o tempo todo, às vezes sem perceber o que fizeram. Em vez de se afastar da relação de imediato, dê ao incidente algum tempo para esfriar e em seguida, fale sobre o que aconteceu. Dependendo de como a pessoa reage à discussão, você vai ter uma noção se ela é verdadeira ou não. Se o tom é indiferente ou o pedido de desculpas não parece sincero, as chances são de que ela não tem nenhum remorso por seus atos.

  • 4. Mantendo a sua palavra

  • Encontramo-nos em relacionamentos com pessoas que continuamente fazem promessas que não podem cumprir. Se perguntarmos a respeito elas dão uma desculpa a cada vez. Mas se alguém tem honestamente seu melhor interesse em mente, irá manter a promessa feita.

  • 5. Falando de coração

  • Opiniões e conselhos de familiares e amigos devem vir do coração. Quando isso acontece, eles falam com preocupação e ternura e sem julgamentos. Eles são cuidadosos com os seus sentimentos.

  • 6. Os sinais de melhora

  • Se as pessoas são sinceras sobre querer mudar os seus hábitos e ganhar a sua confiança, vão começar a mostrar sinais de melhora. Promessas serão mantidas. Elas vão apoiá-lo quando você precisar delas. Elas serão honestas e não vão repetir os mesmos erros novamente.

  • Depois de quebrar a confiança de alguém, vai levar tempo para reconstruir. E, em alguns casos, pode nunca ser recuperada. A confiança é um componente vital em qualquer relacionamento e nunca devemos achar que está garantida.

  • _Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa Metzger do original 6 ways to build trust in your relationships.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe agora...

6 maneiras de construir a confiança em seus relacionamentos

Em qualquer relacionamento, a confiança é um componente chave. E uma vez que você perde a confiança em alguém, é difícil se abrir para outra pessoa.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr