Não, obrigado: 6 pequenos conselhos sobre casamento que você pode viver sem

Quando alguém lhe dá um conselho terrível sobre o casamento, você tem duas escolhas - aceitá-lo ou ignorá-lo.

Mayra Bitsko

Quando dei a notícia para a família, amigos e colegas de trabalho que eu estava casando pela segunda vez, a minha família me apoiou. Mas alguns de meus amigos e colegas não compartilharam o mesmo sentimento. Eles foram inflexíveis ao dizer que eu estava cometendo outro erro, e que seria uma perda de tempo. Mesmo surpresa ao ouvir isso, descartei suas opiniões. E eu tenho orgulho de dizer que foi uma das melhores decisões que já fiz.

O casamento não é para todos. Muitas pessoas gostam da vida de solteiro. Em alguns casos, as pessoas experimentaram um casamento difícil, o que lhes aterroriza ao ponto de nunca mais querer se casar novamente. É compreensível que todos nós tenhamos os nossos medos e dúvidas sobre as coisas, inclusive sobre o casamento. Mas compartilhar conselhos negativos não é o caminho quando se trata de discutir o assunto com seu amigo ou membro da família. Como alternativa, tenha a mente aberta e solidária.

Quando alguém compartilha a boa notícia de que vai se casar ou está pensando em se casar, evite dizer o seguinte:

1. Não se case

Esse é o pior conselho que você pode, eventualmente, dar a alguém. Vindo de quem ainda não se casou então, é ridículo. Você não pode basear as suas opiniões em algo que você ouviu ou viu, porque cada casamento e cada experiência são completamente diferentes. A menos que tenha sido casado antes, você não deve dizer a alguém para não ir em frente. Se você tiver sido casado antes, e seu casamento não trouxe nada além de dor de cabeça, você ainda não deve dizer a alguém para não se casar. Essa não é sua escolha. Se, por acaso, a sua opinião for pedida, você pode até compartilhar um pouco de sua experiência. No entanto, quando o fizer, seja educado e não desanimador.

2. As pessoas nunca mudam

Tem alguma verdade nisso. Algumas pessoas nunca mudam. No entanto, há casos em que o casamento torna uma pessoa mais humilde e lhe mostra outro lado da vida. No início, meu marido estava cético de pedir minha mão em casamento porque seu casamento anterior foi uma experiência desencorajadora. Ele pensou que todo relacionamento depois ia ser a mesma coisa. Quando ele percebeu que a nossa relação não era como as outras, ele mudou sua posição sobre o casamento. Quando alguém quer mudar, muda. E, às vezes, o casamento pode fazer brotar o melhor de uma pessoa.

Advertisement

3. Você não pode ter amigos do sexo oposto

A menos que você saiba que algo antiético está acontecendo, não há nada de errado em ter amigos do sexo oposto – desde que seus amigos saibam que eles são apenas amigos. Dizer isso só mostra falta de maturidade e de confiança.

4. Você terá que servir seu marido o tempo todo

Durante a geração da minha avó, o homem saía para trabalhar e a mulher ficava em casa limpando e cuidando dos filhos, entre outras tarefas. Os homens voltavam para casa para ter uma refeição quente e todas as suas necessidades satisfeitas. Ser uma dona de casa não é uma tarefa fácil. E servir a seu marido em todos os momentos, enquanto suas necessidades não são consideradas é um pouco demais para absorver. Suas necessidades são tão importantes quanto às de seu marido. Na geração de hoje, em sua maior parte, se o marido e a esposa estão trabalhando, eles dividem as responsabilidades e despesas. Por exemplo, quem chega em casa primeiro começa o jantar (se ambos os cônjuges sabem cozinhar), ou um cozinha e o outro lava a louça. Em alguns dias o marido vai pegar as crianças na escola e nos outros dias a esposa. O marido limpa a casa enquanto a esposa faz as compras de alimentos.

5. Mesmo se você não concordar com a sua esposa, tem que fazê-lo só para agradá-la

Não, isso está errado. As mulheres sabem quando seus maridos estão apenas concordando com elas para terminar uma discussão. A maioria dos homens despreza discussões, mas a mentira apenas adiciona mais problemas. Se você não aprova alguma coisa, fale o que pensa. Meu marido faz isso. Um homem que pode discordar de maneira respeitosa é admirável.

6. Quando chegarem os filhos, dê adeus à sua vida

Sim, quando você tem filhos, sua vida muda. No entanto, não é uma mudança para pior. É uma mudança para melhor. Deus os abençoou com as crianças, e agora é a sua vez de mimá-los com amor, carinho e ternura. Há sempre as noites para namoro. Assim, sua vida pode mudar em uma direção diferente, mas não acabou.

Não imponha suas experiências negativas ou falta de experiência simplesmente para estimular alguém a não se casar. Em vez disso, felicite a pessoa e deseje-lhe o melhor. Compartilhe a felicidade dela, porque o que não serve para você pode servir e muito bem para os outros. Aqui estão 25 dicas impressionantes de casamento.

Advertisement

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa Metzger do original No thanks: 6 bits of marriage advice you can live without.

Toma un momento para compartir ...

Mayra Bitsko

Mayra Bitsko tem mestrado em contabilidade e admnistração de negócios e é autora do livro A Second Chance, e da história The Past Beckons.