6 projetos de família para servir alguém no Natal

Quando o sentimento de amor envolve os corações das pessoas, aprende-se o que significa “dar de si”.

1,082 views   |   shares
  • O Natal é uma época mágica, quando o espirito de harmonia e união está latente em tudo e em todos, incluindo a decoração, músicas, mensagens, as famílias se preparando para se reunir, demonstrar o amor e superar as dificuldades e diferenças que por ventura tiveram durante o decorrer do ano. É o momento em que muitas reconciliações acontecem. O perdão é o presente mais precioso que alguém pode dar ou receber.

  • Porém muitas pessoas não têm as mesmas oportunidades, por morar sozinho, em locais de grande violência e pobreza, por ser idoso ou morar em um asilo, crianças que moram em abrigos ou mesmo que tenham família, mas estejam sendo negligenciadas ou violentadas.

  • Existe muita tristeza no mundo durante todo o ano e para muitos a época do Natal não é diferente.

  • Sabemos que o verdadeiro significado do Natal é compartilhar o amor, compaixão, misericórdia, paz, felicidade e esperança. Todos os seres humanos têm o direito de sentir-se bem, principalmente nesta época em que se comemora o nascimento de Jesus Cristo, a maior demonstração de todas as qualidades que falamos. Pois Deus nos deu Seu Filho por amor a todos e Jesus deu a Sua vida para nos salvar.

  • Na época do Natal deveríamos pensar mais a respeito desse ato de "dar de si" ao invés de esperar que nos seja dado.

  • É um princípio que se aprende no seio da família, desde pequenino com duas das melhores aplicações de didática que existe: exemplo e ação.

  • Sugestões de ação familiar no Natal

  • O princípio básico deve ser doar tempo e talento, com atenção e comprometimento na elaboração de um plano de ação para um Natal especial, com o objetivo específico de atender determinada família, pessoa ou grupo de pessoas. Ações como:

    1. Preparar cestas com produtos natalinos e doar aos menos afortunados.

    2. Promover campanhas de arrecadação e/ou confecção de brinquedos e roupas.

    3. Promover visitas a asilos e abrigos de crianças durante todo o mês de dezembro doando tempo e talento como música, ensinar a pintar, arrumar cabelo ou simplesmente conversar e brincar.

    4. A família pode escolher uma ou duas famílias ou pessoas e cuidar para que possam sentir o espírito de Natal, participando da ceia em seu lar e com sua família.

    5. Fazer doces em compota, biscoitos natalinos, panetones, cartões com mensagens de esperança e gratidão pelo amor de Deus e de Jesus para ser distribuído pela vizinhança, mesmo que não seja para as famílias necessitadas materialmente

    6. Compartilhar o amor não deve ter fronteiras, mas ser passado com o único propósito de seguir o exemplo de nosso Salvador. Existem pessoas que tem o material, mas lhes falta o espiritual.

  • Advertisement
  • O que a família aprenderá

  • Seja qual for a ação, se ofertada com amor verdadeiro promoverá uma experiência incrível tanto para quem está doando como para quem está recebendo.

  • Quando o sentimento de amor envolve os corações das pessoas aprende-se o que significa "dar de si". Seja o "dar" material ou o "dar" espiritual, não importa qual seja a ação, é preciso ter significado tanto para você como para quem recebe. Ensinará a sua família como ser caridosa e como não ser gananciosa e fútil.

  • Estabeleçam um lema para a ação de família, como Santo Agostinho quando declarou: "Aquele que tem caridade no coração tem sempre qualquer coisa para dar", ou como Madre Tereza ao dizer “Não sou nada; sou apenas um instrumento, um pequeno lápis nas mãos do Senhor, com o qual Ele escreve aquilo que deseja. Por mais imperfeita que eu seja, Ele escreve magnificamente”.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Se gostou, compartilhe o artigo...

Graduada em Administração de Empresas com MBA em Empreendedorismo. Casada mãe de 6 filhos, avó de 2 netos. Atua profissionalmente como Analista Instrutora da Educação Empreendedora no SEBRAE - SP. Como hobby gosta de artesanato, música e leitu

6 projetos de família para servir alguém no Natal

Quando o sentimento de amor envolve os corações das pessoas, aprende-se o que significa “dar de si”.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr