4 sugestões para ajudar um adolescente a ganhar seu próprio dinheiro

Ensinar o jovem o princípio do trabalho é uma forma prática de ensiná-lo sobre autossuficiência.

Renata Finholdt

Há várias ideias diferentes quando o assunto é o adolescente ganhar seu próprio dinheiro, alguns pais incentivam e outros, no entanto, são completamente desfavoráveis.

Incentivá-los e ensiná-los a respeito da consciência sobre como gastar o dinheiro é um dever dos pais e essa tarefa pode ser simplificada quando eles próprios, através de seus esforços, podem não apenas ganhar seu dinheirinho, mas também aprender a economizá-lo e porque não poupá-lo.

Com o incentivo e ajuda dos pais, os jovens podem desde cedo aprender sobre autossuficiência, um quesito muito importante para o restante de suas vidas.

Como pais, vocês podem auxiliar seus filhos as maneiras pelas quais eles podem conquistar seu próprio dinheiro, seguem algumas ideias.

1. Programas do Governo

Há programas do governo que proporcionam aos jovens a entrada no mercado de trabalho. Grandes e renomadas empresas atuam fortemente neste programa, contratando estes adolescentes em turnos opostos ao dedicado aos estudos e ensinando-os a respeito de suas rotinas, dando assim a oportunidade de aprenderem na prática tarefas empresariais e remunerando-os com um salário. Vale lembrar que esta experiência é bastante relevante para o currículo deste jovem quando o mesmo se tornar um adulto.

Advertisement

2. Trabalho Autônomo

Outra maneira de incentivar o jovem a ganhar seu próprio dinheiro é as pequenas empresas que estão cada vez mais presentes no dia a dia contratando jovens para atuarem de forma autônoma. Salões de festas infantis são bons exemplos disso, eles contratam jovens como monitores para crianças, estes adolescentes atuam principalmente no controle dos brinquedos e orientando e auxiliando os pequenos. A remuneração é feita por evento, já que não é um trabalho fixo e a maioria das vezes a demanda para esse trabalho são os finais de semana, o que não atrapalha o estudo destes jovens.

3. Tarefas Remuneradas

Algumas famílias ainda preferem ensinar o princípio do trabalho criando tarefas para seus filhos que são remuneradas ao fim do mês, caso elas sejam cumpridas adequadamente, uma versão diferente da antiga “mesada”. Vocês podem criar uma tabela com as tarefas propostas para que ambos, pais e filhos, possam acompanhar e ao final de cada mês, em uma reunião familiar, por exemplo, vocês podem fazer o pagamento pelo trabalho executado por eles.

4. Venda de recicláveis

Pequenos projetos com recicláveis também ajudam os jovens a conseguirem um dinheirinho. Eles podem vender o material que conseguirem recolher tais como alumínio e papelão.

Ensinar o princípio do trabalho para os adolescentes é de fundamental importância para que conheçam o real valor do dinheiro e aprendam também que conquistá-lo demanda muito esforço e algum sacrifício.

Toma un momento para compartir ...

Renata Finholdt

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.