Lidando com um cônjuge que não é comprometido com os laços do matrimônio

Tentar entender as dificuldades do cônjuge no comprometimento com o casamento pode facilitar o trabalho de reverter essa situação.

Suely Buriasco

É muito difícil manter uma relação saudável quando apenas um cônjuge se sente comprometido. Relacionamento é uma via de mão dupla, ou seja, uma construção que depende de muita colaboração e participação de ambos. Segundo a matéria da psicóloga Cláudia Moraes: “Na maior parte destas histórias é o homem que revela esta incapacidade para se comprometer, mas também existem exemplos de mulheres que, mesmo que não o assumam abertamente, põem fim às suas relações (ou empurram-nas para a ruptura) porque têm medo do compromisso”.

Medo do compromisso

O medo do compromisso parece mesmo atingir os homens de forma mais expressiva, estudos que resultaram no livro “Por que os homens têm medo de compromisso?” também chegaram a essa conclusão. Os autores norte-americanos Steven Carter e Julia Sokol observaram que muitos homens, mesmo amando as companheiras e sentindo falta delas, relacionam o compromisso com falta de liberdade. Nesse processo muitos homens desenvolvem verdadeira fobia e até chegam a dar fim ao relacionamento mesmo que isso lhe cause grande sofrimento.

Imaturidade

A insegurança é fator preponderante na falta de compromisso com o casamento e as responsabilidades que lhe são peculiares. Pessoas inseguras, com baixa autoestima e imaturas têm maior dificuldade em assumir o desafio de comprometer-se em qualquer situação, muito mais no casamento. São pessoas que falam uma coisa e fazem outra, que mentem e têm sempre uma saída para qualquer situação, mesmo que nada digna.

Falta de amor

É importante que se esclareça que a falta de compromisso não significa necessariamente ausência de amor. Claro que é muito difícil para o cônjuge rejeitado entender o que se passa, afinal vê todas as promessas serem descumpridas, os altos e baixos do humor do outro e isso tudo de forma inexplicável. Mas o fato é que, em muitos casos a reação que o cônjuge inseguro tem é puramente instintiva, ou seja, ele age de forma inconsciente. Entretanto, neste ponto é preciso ressaltar que estamos falando em possibilidades e que nem sempre é assim; pode acontecer do cônjuge realmente deixar de amar, mas nesse caso ele não vai parecer confuso em seus sentimentos e atitudes.

Como agir

Ao distinguir no cônjuge aspectos de medo e imaturidade em relação aos compromissos assumidos é recomendável refletir sobre a melhor maneira de reverter essa sitação, pois, é realmente muito difícil viver assim e alguma coisa precisa ser feita para transformar a relação. Pense nas seguintes possibilidades:

Advertisement
  • Não pressione ou constranja, mas use de assertividade.

  • Evite brigar, se lamentar e repetir sempre as mesmas coisas.

  • Converse sobre seus próprios limites, delimitando o que não vai mais aceitar no comportamento dele.

  • Convença a buscar ajuda profissional.

Todos os relacionamentos apresentam dificuldades e encará-las na busca do consenso é sempre o melhor a fazer. Desistir antes de tentar só aumentará a sua insatisfação. A tarefa de auxiliar o cônjuge na conscientização da necessidade do comprometimento na vida a dois é realmente muito difícil, no entanto, sempre é possível que a transformação aconteça. Assim, faça a sua parte pelo fortalecimento do compromisso que produzirá a maturidade da relação. Invista nisso!

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Suely Buriasco

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.