Lidando com um cônjuge que não é comprometido com os laços do matrimônio

Tentar entender as dificuldades do cônjuge no comprometimento com o casamento pode facilitar o trabalho de reverter essa situação.

10,059 views   |   4 shares
  • É muito difícil manter uma relação saudável quando apenas um cônjuge se sente comprometido. Relacionamento é uma via de mão dupla, ou seja, uma construção que depende de muita colaboração e participação de ambos. Segundo a matéria da psicóloga Cláudia Moraes: "Na maior parte destas histórias é o homem que revela esta incapacidade para se comprometer, mas também existem exemplos de mulheres que, mesmo que não o assumam abertamente, põem fim às suas relações (ou empurram-nas para a ruptura) porque têm medo do compromisso".

  • Medo do compromisso

  • O medo do compromisso parece mesmo atingir os homens de forma mais expressiva, estudos que resultaram no livro "Por que os homens têm medo de compromisso?" também chegaram a essa conclusão. Os autores norte-americanos Steven Carter e Julia Sokol observaram que muitos homens, mesmo amando as companheiras e sentindo falta delas, relacionam o compromisso com falta de liberdade. Nesse processo muitos homens desenvolvem verdadeira fobia e até chegam a dar fim ao relacionamento mesmo que isso lhe cause grande sofrimento.

  • Imaturidade

  • A insegurança é fator preponderante na falta de compromisso com o casamento e as responsabilidades que lhe são peculiares. Pessoas inseguras, com baixa autoestima e imaturas têm maior dificuldade em assumir o desafio de comprometer-se em qualquer situação, muito mais no casamento. São pessoas que falam uma coisa e fazem outra, que mentem e têm sempre uma saída para qualquer situação, mesmo que nada digna.

  • Falta de amor

  • É importante que se esclareça que a falta de compromisso não significa necessariamente ausência de amor. Claro que é muito difícil para o cônjuge rejeitado entender o que se passa, afinal vê todas as promessas serem descumpridas, os altos e baixos do humor do outro e isso tudo de forma inexplicável. Mas o fato é que, em muitos casos a reação que o cônjuge inseguro tem é puramente instintiva, ou seja, ele age de forma inconsciente. Entretanto, neste ponto é preciso ressaltar que estamos falando em possibilidades e que nem sempre é assim; pode acontecer do cônjuge realmente deixar de amar, mas nesse caso ele não vai parecer confuso em seus sentimentos e atitudes.

  • Como agir

  • Ao distinguir no cônjuge aspectos de medo e imaturidade em relação aos compromissos assumidos é recomendável refletir sobre a melhor maneira de reverter essa sitação, pois, é realmente muito difícil viver assim e alguma coisa precisa ser feita para transformar a relação. Pense nas seguintes possibilidades:

  • Advertisement
    • Não pressione ou constranja, mas use de assertividade.

    • Evite brigar, se lamentar e repetir sempre as mesmas coisas.

    • Converse sobre seus próprios limites, delimitando o que não vai mais aceitar no comportamento dele.

    • Convença a buscar ajuda profissional.

  • Todos os relacionamentos apresentam dificuldades e encará-las na busca do consenso é sempre o melhor a fazer. Desistir antes de tentar só aumentará a sua insatisfação. A tarefa de auxiliar o cônjuge na conscientização da necessidade do comprometimento na vida a dois é realmente muito difícil, no entanto, sempre é possível que a transformação aconteça. Assim, faça a sua parte pelo fortalecimento do compromisso que produzirá a maturidade da relação. Invista nisso!

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Se gostou, compartilhe o artigo...

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.

Website: https://www.youtube.com/user/SuelyBuriasco

Lidando com um cônjuge que não é comprometido com os laços do matrimônio

Tentar entender as dificuldades do cônjuge no comprometimento com o casamento pode facilitar o trabalho de reverter essa situação.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr