A beleza está nos olhos de quem vê

Baseado no livro de Camila Cury de mesmo título. Importante livrar-se dos padrões estabelecidos sobre a beleza, porque cada ser humano é único.

6,616 views   |   23 shares
  • Esse é o título do livro da psicóloga Camila Cury baseado na expressão que significa que indivíduos diferentes têm diferentes padrões de beleza. No prefácio dessa obra, o psiquiatra Augusto Cury escreveu: "Este é um tema que todos nós precisamos discutir sem medo, sem reservas e sem preconceitos. A beleza, da estética ao conteúdo, está nos olhos de quem interpreta, sente, vive".

  • Os padrões de beleza impostos pela sociedade causam muitos transtornos e representam grande sofrimento, principalmente para as mulheres. Pessoas passivas diante da ditadura que é estabelecida deixam-se escravizar e se tornam inseguras e insatisfeitas, podendo desenvolver ainda distúrbios alimentares e psíquicos na busca do modelo de um corpo perfeito.

  • Ver a beleza em tudo que vê

  • Mudar esse padrão é essencial, pois não se pode prejudicar a própria vida diante de um modelo imposto, afinal, somos seres únicos e cada um é dotado de uma beleza diferente. Ninguém deveria ser visto como mais ou menos belo porque cada um é dotado de atributos diferentes. Cada pessoa é linda na sua essência e são as diferenças que realçam o que há de melhor nela.

  • Olhos da alma

  • Importante observar que não se pode apenas enxergar com os olhos, existem características que fogem à visão comum, então é preciso ver com os outros sentidos. As maiores belezas estão na alma, na maneira como a pessoa se manifesta. Dizem que os olhos são o reflexo da alma, pois a beleza pode ser vista num olhar, num gesto de meiguice, na sinceridade da alma. Viver uma vida simples é também ver a beleza com o coração, valorizando o belo que há no mundo e nos seres que o habitam.

  • Padrões de beleza

  • Muitas vezes nos enganamos com as aparências, pois, o que parece lindo aos nossos olhos pode na verdade não ser. Os padrões de beleza que são impostos pode nos condicionar a um grande engano. A padronização da beleza nos afasta do que realmente é belo e importante em nossas vidas. É de suma importância fugir de qualquer modelo imposto, porque tudo o que toca ao ser humano é individual e único. A beleza tem a ver com outros atributos que são expressos pelo ser através de sua trajetória na vida, pois é resultado da maneira como se apresenta. Pessoas amargas, egoístas e pessimistas não têm bom olhar para a vida e para seus semelhantes, enquanto pessoas doces e otimistas enxergam beleza até nas pequenas sutilezas.

  • Verdadeira beleza

  • Uma pessoa é bela quando tem a capacidade de demonstrar o seu melhor, de transmitir sentimentos bons aos que a rodeiam. Por isso beleza não se compara; o belo pertence a quem sabe respeitar e valorizar as diferenças; a quem desenvolve a autoestima e reconhece que pode ser sempre melhor. A beleza está em quem compreende o próprio valor e busca realçá-lo de forma natural, que sabe se valorizar como um ser humano total: físico e espiritual. É belo quem reconhece que a beleza está no todo e compreende seu semelhante da mesma forma.

  • Advertisement

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe com seus amigos!

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.

Website: https://www.youtube.com/user/SuelyBuriasco

A beleza está nos olhos de quem vê

Baseado no livro de Camila Cury de mesmo título. Importante livrar-se dos padrões estabelecidos sobre a beleza, porque cada ser humano é único.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr