5 instrumentos musicais que seu filho pode escolher para aprender música

Concentração, responsabilidade, coordenação, facilidade com a matemática, alívio do estresse, sentimento de conquista são apenas algumas das vantagens que uma criança recebe ao aprender um instrumento musical.

2,230 views   |   1 shares
  • Muito se fala sobre a criança aprender música e no impacto que esse conhecimento causa em sua vida, inteligência e capacidade. A criança que aprende a ler partituras e a tocar um instrumento musical tende a desenvolver maior capacidade de concentração, responsabilidade, habilidade para gerir seu tempo, maior facilidade com matérias escolares como a matemática, diversificação cultural e do gosto musical e artístico, postura adequada além de outros benefícios.

  • Mas, qual o instrumento é o ideal? É importante saber se a criança gosta do som do instrumento e que ela esteja ciente dos desafios que enfrentará. Como cada pessoa é única, segue uma visão generalizada dos principais instrumentos musicais para ajudar na tomada da decisão:

  • 1. Piano (instrumento de corda)

  • Preferido por muitos pais, o piano oferece o aprendizado simultâneo de duas claves, ou seja, duas linhas de leitura musical diferentes, uma para a mão direita e a outra para a esquerda. Isso ocorre porque é um instrumento com várias escalas indo desde o som muito grave, passando pelo grave, médio, agudo até chegar ao muito agudo. É assim para facilitar a leitura na hora de tocar. O cérebro precisa interpretar as duas ao mesmo tempo e comandar as mãos a tocarem diferente uma da outra, e a capacidade de raciocínio aumenta. É desafiador e por isso transmite sensação de sucesso logo nas primeiras músicas tocadas.

  • 2. Cordas (como violão, violino, viola, violoncelo, contra-baixo e outros)

  • A leitura é de uma clave, porém o grande desafio é encontrar a nota certa na corda pressionada e que o som saia a contento quando o arco passar por ela. O cérebro precisa comandar vários detalhes ao mesmo tempo e por isso é beneficiado. O ouvido ganha com esse processo e não é raro descobrir que a criança desenvolveu melhor audição musical devido aos estudos. O violino tem tonalidade aguda; violão, viola e violoncelo média e o baixo grave.

  • 3. Metais (trompete, trombone, trompa, tuba e outros)

  • Leitura de uma clave, o som é emitido pela vibração dos lábios e sopro e alterações com os dedos. O desafio é semelhante ao das cordas quanto ao ouvido, o que é de grande auxílio no desenvolvimento motor. De som forte, a tonalidade pode ser aguda, média ou grave, dependendo do instrumento.

  • 4. Madeiras (flautas, clarinete, oboé, fagote entre outros)

  • Leitura de uma clave, os intrumentos são de plástico ou metal apesar da classificação ter o nome madeira. Em sua maioria são agudos e desafiadores como os anteriores. É muito comum a criança iniciar com a flauta doce e acabar aprendendo outras como a barroca, a transversal ou o pífaro. A maneira de soprar em cada instrumento é bem diferenciada.

  • Advertisement
  • 5. Percussão

  • Esta classificação conta com os mais variados instrumentos e normalmente quem a estuda aprende quase todos. A bateria, como é conhecida popularmente, é um resumo de apenas alguns. Eles são tocados por impacto, raspagem ou agitação. A leitura é feita de forma bem diferenciada dos outros instrumentos acima, sendo que as linhas e símbolos indicam o instrumento a ser tocado, pois são vários. É a percussão que marca o ritmo da música portanto seu valor é imenso.

  • Existem dezenas de outros instrumento diferentes dos listados acima, sendo estes os mais tradicionais e conhecidos. E como tudo o que exige esforço pode parecer difícil, é importante que a criança conheça o som, o instrumento, suas dificuldades e onde será seu maior aprendizado.

  • O apoio dos pais é fundamental para que não haja desistência, visto que os benefícios oferecidos deste conhecimento serão para toda a vida.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe em um segundo!

Michele Coronetti é secretaria, mae de seis lindos filhos, gosta de cultura e pesquisas genealogicas.

5 instrumentos musicais que seu filho pode escolher para aprender música

Concentração, responsabilidade, coordenação, facilidade com a matemática, alívio do estresse, sentimento de conquista são apenas algumas das vantagens que uma criança recebe ao aprender um instrumento musical.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr