4 dicas importantes para ajudar seu filho nas lições de casa na medida certa

Ajudar seu filho nas tarefas escolares o deixa seguro e melhora seu desempenho escolar. Mas é preciso tomar cuidado para que você não faça as tarefas por ele.

2,046 views   |   8 shares
  • Um dos grandes incentivos que os pais podem e devem dar aos filhos para que eles sejam bem sucedidos nos estudos é ajudá-los nas tarefas da escola, especialmente se você realiza essa atividade com amor, paciência e dedicação. No entanto, alguns sinais demonstrados por seus filhos podem indicar que ao invés de ajudar, você pode estar atrapalhando o aprendizado deles.

  • Para que os filhos realmente aprendam não só na escola, mas também em casa, e levem esse aprendizado para a vida, especialistas dão algumas dicas importantes.

  • 1. Ofereça um ambiente adequado para os estudos

  • A criança se sente mais confortável se o local onde ele for fazer as tarefas estiver limpo, organizado e bem iluminado. Peça para ele ajudar você na organização antes de começar com a tarefa.

  • 2. Elimine as distrações

  • Dificilmente seu filho prestará atenção na tarefa se a televisão estiver ligada. Por isso, procure deixá-lo concentrado quando for realizar as tarefas e elimine qualquer distração que houver no cômodo. Se o ambiente inevitavelmente for muito barulhento, procure outro local para que ele realize a lição.

  • Não demonstre desânimo ao ajudá-lo

  • Mesmo que você esteja num dia bem conturbado, não faça cara feia quando for ajudar seu filho nas tarefas, ele precisa saber que você as considera importantes. Além disso, ele terá muito mais ânimo para realizá-las, do que se você achar que ajudá-lo é uma coisa chata.

  • 3. Ajude a fazer a tarefa, não faça por ele

  • Seu filho não está tirando notas muito boas mesmo que você o ajude todos os dias nos estudos? Quem sabe você não esteja deixando que ele pense um pouco sozinho e está fazendo a tarefa por ele. Uma boa tática é dar dicas, por exemplo: “tem um errinho nessa frase”, “está faltando algo nessa palavra”. Com o tempo, a criança aprenderá a ter um bom senso analítico e passará a perceber sozinha os erros.

  • 4. Uma rotina auxilia no aprendizado

  • Além de ter um bom ambiente para estudar, sem barulhos e distrações, é importante que o filho tenha um horário diário definido para se dedicar aos estudos e às lições. Essa rotina auxilia no aprendizado, já que a criança criará o hábito de estudar todos os dias, sem falha.

  • A maneira mais eficiente de fazer com que seu filho se dedique para as tarefas escolares é você mostrar a ele que elas são importantes, por intermédio do incentivo, do apoio e da paciência. Aos poucos, ele se tornará autossuficiente nos estudos e não precisará que os pais estejam sempre cobrando ou ajudando. Este jogo criativo mostra alguns erros típicos cometidos pelas crianças e pelos pais na hora de fazer a lição. Veja também este vídeo, onde uma especialista dá dicas importantes.

  • Advertisement
  • Se você perceber que seu filho está se saindo mal nos estudos mesmo que você o ajude todos os dias, provavelmente é sinal de que você está ajudando demais, dando as respostas “mastigadas” a ele, ou que você está sendo muito agressivo na ajuda, cobrando como se ele fosse obrigado a saber as respostas. É importante muita paciência, afinal, seu filho tem um ritmo diferente do seu para aprender, e muitos dos assuntos abordados pelos professores estão sendo vistos por seu filho pela primeira vez.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Nos ajude a divulgar a mensagem...

Márcia Denardi é jornalista, musicista e uma mãe e esposa loucamente apaixonada pelos filhos e pelo marido. Tem como objetivo profissional usar a informação para fortalecer as famílias. Curta a fan page www.facebook.com/blogmarciadenardi.

Website: http://marciadenardi.blogspot.com

4 dicas importantes para ajudar seu filho nas lições de casa na medida certa

Ajudar seu filho nas tarefas escolares o deixa seguro e melhora seu desempenho escolar. Mas é preciso tomar cuidado para que você não faça as tarefas por ele.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr