Adolescentes zumbis: Como dormir melhor

Os adolescentes precisam dormir entre oito e meia a dez horas por noite. Quando os filhos crescem, eles passam a alterar seus horários de dormir. Infelizmente a sociedade não muda seus horários de modo a adaptá-los...

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  • Os pais de adolescentes podem facilmente dizer como estão os horários de seus filhos. Com frequência os adolescentes ficam acordados até tarde e depois têm dificuldade para acordar no dia seguinte. No final de semana, muitos ficam acordados até tarde e dormem até o meio-dia, se deixarmos. Esse ciclo de sono pode não ser saudável, caso o adolescente não esteja dormindo o suficiente. Essa deficiência no sono pode causar problemas físicos, sociais, mentais e escolares para o jovem.

  • Os adolescentes precisam dormir entre oito e meia a dez horas por noite. Quando os filhos crescem, eles passam a alterar seus horários de dormir. Infelizmente a sociedade não muda seus horários de modo a adaptá-los aos horários dos adolescentes. Apenas aproximadamente 15 por cento dos adolescentes dormem o suficiente (conforme a National Sleep Foundation, 2011) e 10 por cento estão dormindo na escola (Michigan, 2010). Padrões de sono irregular atrapalham o relógio interno, o que afeta a quantidade e a qualidade do sono.

  • As consequências da privação do sono podem ser sérias; dormir pouco pode levar a problemas físicos, emocionais e mentais. Alguns dos efeitos físicos de se dormir pouco são as olheiras e a pele pálida ou com aparência de envelhecida e de pouco saudável. Além disso, a metabolização da glucose pode se alterar, tornando-se menos eficiente, o que pode causar o diabetes. O adolescente passa a comer de modo pouco saudável e a consumir mais cafeína. Alimentos ricos em açúcar, bebidas que contêm cafeína e bebidas energéticas são frequentemente usados para combater a fadiga, mas afetam de modo negativo a saúde de seus filhos adolescentes. O corpo reage à falta de sono da mesma maneira que reage a uma infecção, porque não obtém a restauração de que necessita para permanecer saudável.

  • A privação do sono também pode causar um impacto emocional nos adolescentes, manifestando-se como mudanças de humor e comportamento agressivo. Quanto à acuidade mental, os adolescentes que não dormem o suficiente têm dificuldade de concentração, de prender a atenção e de solucionar problemas. Um cérebro que seja privado de dormir acabará forçando seu corpo a cair no sono, o que pode fazer com que o adolescente durma na escola ou — se já dirigir — ao volante. Dormir ao volante é responsável por 100.000 acidentes ao ano. Em casos extremos, as pessoas chegam a ter alucinações devido à privação do sono (ver National Sleep Foundation, 2011).

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  • Como pais, o que podemos fazer para ajudar nossos filhos a se recuperarem desse problema? A National Sleep Foundation [Fundação Americana do Sono] sugere:

    • Faça com que o ambiente onde você vai dormir esteja fresco, escuro e tranquilo.

    • Torne o sono uma prioridade.

    • Evite consumir cafeína no final do dia e evite comer e se exercitar antes da hora de dormir.

    • Não assista à TV, não jogue vídeo games, fuja das mídias sociais, do computador e do telefone até uma hora antes de dormir.

    • Coloque ao lado da cama um bloco de papel para anotar ideias ou coisas de que precisa se lembrar.

    • Durma você também; o fato de você não dormir pode fazer com que seus filhos adolescentes também fiquem acordados.

    • Mantenha um ciclo consistente quanto à hora de ir para a cama e a hora de acordar.

  • Algumas pessoas podem ter períodos curtos de insônia. Quando esses períodos se prolongam por muito tempo eles se tornam um problema. Se seu filho ou sua filha está dormindo o suficiente, mas ainda está se sentindo muito cansando, talvez seja a hora de levá-lo(a) ao médico para verificar as causas do cansaço.

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Michelle Schultz é professora do Ensino Fundamental, graduada em Psicologia e Sociologia, mãe de dois filhos e gosta de esportes e atividades com os filhos.

Adolescentes zumbis: Como dormir melhor

Os adolescentes precisam dormir entre oito e meia a dez horas por noite. Quando os filhos crescem, eles passam a alterar seus horários de dormir. Infelizmente a sociedade não muda seus horários de modo a adaptá-los...
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