Como apoiar o cônjuge se você não concorda com sua atitude

Aprenda quais habilidades podem lhe ajudar a apoiar seu cônjuge, mesmo quando não concordar com suas atitudes.

Taís Bonilha da Silva

Cada pessoa tem uma história de vida única e individual. Essa história de vida direciona a forma como as pessoas percebem as coisas e as situações. É por isso que as pessoas possuem visões diferentes de uma mesma situação. Entender esse princípio é fundamental para apoiar o cônjuge mesmo quando não concordar com suas atitudes.

Vamos excluir as atitudes que podem fazer mal a outras pessoas ou que violem alguma lei do país. Pois nestes casos, a melhor contribuição seria ajudar o outro a compreender que existem alternativas melhores para se resolver as situações.

É comum em um relacionamento conjugal o choque de opiniões, e existem formas saudáveis de se resolver essas situações. O apoio é uma dessas formas.

Apoiar significa sustentar. E quem sustenta, sustenta algo para não cair ou para elevá-la. Tendo em mente essa definição vejamos 3 habilidades que devem ser desenvolvidas para que você possa apoiar seu cônjuge ainda que discorde dele.

Ame incondicionalmente

lembre-se dos seus votos matrimoniais e das qualidades que admira em seu cônjuge. Se você se concentrar nesses quesitos será mais fácil compreender suas necessidades e também de colocá-las como prioridade.

Advertisement

Livre- se do orgulho

muitas vezes a única razão para se manter em uma posição contrária é o fato de “não querer dar o braço à torcer”. Seja humilde e reserve a si mesmo o direito de mudar de ideia. Lembre-se que recuar não é sinal de fraqueza e sim de superação.

Desenvolva a empatia

empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro. Tente enxergar a situação através da perspectiva do seu cônjuge. Busque entender porque ele vê as coisas dessa forma e não de outra, e aceite as limitações da visão dele ou da sua. Para que a empatia aconteça o amor incondicional é um pré-requisito.

Se você desenvolver essas 3 habilidades, será capaz de apoiar seu cônjuge mesmo que não concorde com suas atitudes.

E apoiar não significa necessariamente que você deverá mudar sua opinião prontamente. Pode ser que você continue a pensar diferente, mas ainda sim pode manter uma posição de apoio para com seu companheiro. Esteja lá para aplaudí-lo caso ele tenha sucesso, ou para sustentá-lo caso ele fracasse. Assim você demonstrará o seu amor e apoio.

No caso do sucesso, procure partilhar da felicidade do seu cônjuge. Vibre e comemore com ele as conquistas e vitórias. Se sua opinião sobre a situação mudar, diga a ele e reconheça que estava errada.

Advertisement

No caso do fracasso, evite comentários do tipo “eu te avisei” ou “sabia que ia dar nisso”. Seu cônjuge já estará suficientemente frustrado, arrependido e desanimado. Comentários dessa natureza servem apenas para contribuir para a baixa autoestima. Esse será o momento de maior demonstração do seu amor por seu cônjuge. Abstenha-se das críticas e concentre-se em suster, consolar e apoiar.

Manter uma posição de apoio nos momentos em que você discorda das atitudes dele pode ser o diferencial entre abalar ou fortalecer seu casamento.

Priorize o que mais lhe importa, e lembre-se, todos nós estaremos certos ou errados um dia em nossas vidas, e todos nós precisaremos de apoio e sustento daqueles que amamos.

Toma un momento para compartir ...

Taís Bonilha da Silva

Taís Bonilha da Silva, estudante de Psicologia, atua na área da Saúde Mental. Participa do Programa de Monitoria na Universidade na disciplina de Análise do Comportamento. Esposa e mãe de 2 filhos.