Faça você mesmo: Como pintar as paredes de seu lar

Uma mudança no visual de sua casa pode ser mais fácil do que parece. Com um pouco de paciência, você mesma pode proporcionar essa mudança colocando cores em suas paredes.

Renata Finholdt

Muitas vezes o desejo de mudar o ambiente dentro de casa é grande, ficamos olhando e imaginando tudo que seria possível fazer para transformá-lo, porém os custos para que isso seja possível é alto, envolve gastos com material, às vezes novos móveis e até mesmo em alguns momentos especialistas como pedreiros e empreiteiros. No entanto, vale lembrar que pequenas mudanças podem ser significativas e dar um novo ar para sua casa.

Trocar a cor das paredes pode transformar um ambiente e, o que é melhor, você mesma pode providenciar essa mudança!

Escolher a cor

  1. Felizmente, hoje em dia, os vários fabricantes de tintas possuem em seus sites ferramentas que ajudam a visualizar um pouco as inúmeras opções de cores que eles fabricam. É possível depois de optar pelo fabricante que você mais confia entrar no site, escolher a cor que você mais gostar e visualizá-la em ambientes de uma casa para ter ideia de como ficaria em sua parede.

  2. Mas antes de escolher, pense nas cores de seus móveis para que você possa criar um contraste agradável e não prejudicar o ambiente. Lembre-se que cores escuras são ideias para ambientes maiores e as cores mais claras ajudam o ambiente a parecer amplo.

  3. Outra opção de decoração é pintar apenas uma parede para criar um contraste com as outras paredes.

    Advertisement

Mãos à obra

  1. Com a marca e a cor escolhida você já pode partir para o trabalho. O mais indicado, quando se tratar de cores, é primeiro adquirir uma lata pequena e fazer o teste da cor na sua parede. Desta forma você poderá ver realmente se é isso que deseja sem ter que gastar em uma lata grande de tinta.

  2. Depois do teste você vai precisar, além da quantidade certa de tinta, calculado a partir de quantos metros quadrados você vai decorar, de itens como pincel, rolo de pintura e fita crepe.

  3. Passe a fita em todos os rodapés para que eles possam estar protegidos e também no teto, bem próximo à parede que vai sofrer a pintura. Cuide para que a fita crepe esteja bem fixada, pois assim poderá evitar manchas nas paredes. Forre também o chão com jornais para que não suje o piso. Tenha consigo um paninho para limpar sua mão caso seja necessário.

  4. Você ainda vai precisar de uma escada para alcançar os cantos mais altos e também vestir-se com roupas mais velhas, porque se até mesmo os pintores profissionais se sujam, aqueles que não tem prática então se sujam ainda mais.

  5. Comece de cima para baixo. Para os cantos você precisará usar o pincel, já no restante da parede o rolo fará melhor o trabalho. Respeite o tempo entre uma demão de tinta e outra e repita o processo após a secagem.

    Advertisement

Com um pouco de paciência e determinação você com certeza fará um excelente trabalho e deixará sua casa com uma aparência diferente e agradável.

Toma un momento para compartir ...

Renata Finholdt

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.