5 dicas para a gestante ter um ensaio fotográfico inesquecível

Uma dúvida recorrente entre as gestantes diz respeito ao momento ideal para uma sessão de fotos e poses que transmitam a alegria e beleza que sentem nessa fase especial.

Isabel Almeida

Muitas mulheres grávidas afirmam se sentirem mais bonitas durante o período gestacional: cabelos, unhas, pele e aquele ar radiante muitas vezes fazem com que a mulher se sinta dona de uma beleza divinal. As futuras mamães escolhem roupas que evidenciam a barriga em crescimento e desejam aproveitar ao máximo essa fase especial, junto de todos os mimos, desejos, cortesias e caprichos que vêm junto com o resultado positivo do exame de gravidez. Diante disso, um dos grandes desejos da gestante é o de eternizar esse momento através de lindas fotografias, porque afinal, o barrigão que já cresceu precisa aparecer.

Não importa se esse é um ensaio fotográfico profissional ou simplesmente fotos amadoras tiradas com a sua própria câmera ou celular, algumas dicas são fundamentais para que esse registro, além de lindo, seja a sua cara!

1. Escolha o melhor momento

Essa é uma dúvida recorrente entre as gestantes: Qual será o melhor momento para uma sessão de fotos? No geral é interessante que se faça por volta das 32 semanas pelo fato do barrigão já estar grande e em evidência, mas a mamãe ainda não está inchada.

2. Escolha do local

Geralmente locais abertos próximos da natureza são ambientes excelentes porque oferecem uma bela luminosidade natural. A própria casa também é um lugar interessante para que a grávida e os demais membros da família se sintam à vontade para se expressarem com naturalidade durante a sessão. Outra vantagem é que a futura mamãe poderá ser fotografada no quartinho do bebê, se este já estiver pronto.

3. Conte sua história

Você pode utilizar frases e acessórios que remetam à sua história de vida, ou à história do bebê que está a caminho. Por exemplo, se foi difícil para engravidar você pode fotografar utilizando palavras como “believe”, “realização de um sonho”, “milagre de Deus”, etc. Se sua gravidez aconteceu sem planejamento pode ser divertido utilizar as palavras “presente surpresa”, ou outras que desejar. Essas frases podem ser escritas em um pequeno quadro negro com giz mesmo, fica romântico!

Advertisement

Uma tendência nas sessões de grávidas é o uso de camisetas customizadas com o nome do bebê ou frases do tipo “mamãe do ano”, “papai do ano” ou algo que tenha a ver com você e sua família.

4. Seja você mesma

Evite penteados ou maquiagem elaborados, apenas realce a sua beleza natural.

5. Roupas e acessórios

Utilize roupas leves e confortáveis, lembre-se que o fato de estar grávida já restringe um pouco seus movimentos e o uso de roupa apertada pode comprometer o seu bem-estar e, consequentemente, sua sessão de fotos.

Selecione algumas roupinhas, sapatinhos e brinquedinhos do bebê para compor as fotos. É interessante pendurar algumas roupinhas e deixá-las como plano de fundo. Fotografar os pés do papai e da mamãe junto de um sapatinho do bebê fica bem carinhoso e expressa à ideia do bebê já como parte da família. Fotos da gestante cheirando as roupinhas do bebê transmitem amor e reflete a ansiedade da mamãe em querer ver e ter nos braços esse novo serzinho.

Outra dica que muitas grávidas estão utilizando em seus ensaios é alguma roupa que tenha um modelo igual para o bebê, caso não consiga comprar você pode mandar fazer. Assim, quando a criança nascer, poderão tirar fotos mãe e bebê com as roupas iguais e quando montar lado a lado as duas fotos, tanto a de grávida quanto a que tirou pós-parto com o bebê, a impressão que se tem é a de que o bebê, naquele exato momento, pulou para fora da barriga. É bem interessante!

Advertisement

Registre e curta bastante esse momento único porque passa rápido. Lembre-se que esses nove meses vão mudar a sua vida para sempre!

Toma un momento para compartir ...

Isabel Almeida

Isabel Almeida é pedagoga graduada na Unicamp, criou dois sobrinhos que já são adultos e agora é mãe de uma linda bebê. Gosta de escrever e traduzir. Acredita que a família é a base da sociedade.