Como conviver com um idoso

Aprenda 10 atitudes que todos os seres humanos precisam aprender para conviver com um idoso.

Ivone Boechat

Este texto foi publicado originalmente no site da escritora e republicado aqui com sua permissão.

1- Nunca pergunte a um idoso: qual é o segredo de viver tanto assim? Porque a pessoa não vai lhe convencer ou dizer que não sabe a resposta. Quem vai adivinhar como se vive anos e anos, com tanta virose, corrupção, mentira, tapeação, bala perdida, exploração… ruindade!

2- Nunca telefone ou visite um idoso entre 12h e 16h. TODO idoso gosta de descansar nesse período sagrado.

3- Jamais conte um problema ao idoso. Ele vai poder ajudar? Também não seja o problema do idoso: é covardia. Ele não vai ter como se defender.

4- Nunca interfira na decisão do idoso: se ele decidiu ser enterrado ou cremado. Não fique reclamando do preço da cremação. Concorde na hora. Nem fique agourando e perguntando o que a família deve escrever por cima do túmulo.

Advertisement

5- Nunca diga ao idoso: essa história você já me contou dez vezes. Diga a ele que a história é interessante e o ajude a resumi-la. Ele vai entender que a história é conhecida!

6- Não estimule o idoso a se lembrar de um fato que lhe cause sofrimento. Desvie sempre a tristeza para o lado bom de tudo.

7- Não explore a disponibilidade do idoso, lembre-se que ele já trabalhou muito e hoje não tem mais resistência, saúde e vigor para tomar conta de problemas e cachorros… dos outros.

8- Mude o canal da TV quando o assunto é desgraça!

9- Ao visitar o idoso, leve algo que lhe faça bem à saúde: boa conversa, estímulos, boas notícias… palavras cruzadas, linha para crochê… uma fruta que ele possa consumir… um livro. Nas festas de aniversário e Natal, seja criativo! Chega de tanto pijama e chinelo.

Advertisement

10- Lembre-se: a pessoa idosa tem todo direito à felicidade e não vai ser você que vai atormentar os derradeiros dias da vida de ninguém. Exercite a gratidão, o perdão, a solidariedade e chega de despejar os lixos de traumas, tristezas antigas e carências na caçamba que a vida cismou de colocar na porta de quem luta para resistir às intempéries.

Toma un momento para compartir ...

Ivone Boechat

Ivone Boechat é Consultora em educação, PhD Psicologia da Educação, Mestre em Educação, possui 17 livros publicados e é Membro da Academia Duquecaxiense de Letras e Artes-RJ.