Como se divertir com seus filhos adolescentes

Saiba por que é tão importante ter tempo para se divertir com seus adolescentes, veja no artigo.

Fernanda Ferraz

Você é do tipo de pai e mãe que acha que brincar com os filhos é besteira? Que é bobagem divertir-se com os filhos adolescentes?

Bem, é hora de mudar de opinião, vou explicar porquê e como você pode se divertir com seus filhos adolescentes, trazendo felicidade e união contínua.

Muitos pais perdem grande parte do desenvolvimento dos filhos por conta do trabalho e responsabilidades externas, ao envelhecerem a maioria sente remorso e tristeza por não ter aproveitado melhor o tempo que tinham, de modo que antes podiam guiar, orientar e estar mais próximos, e quando a vida passa alguns muros podem ter sido construídos por dedicar mais tempo a outras coisas, sem ser os filhos.

Por que estar presente é tão importante?

Ter filhos não é só colocar no mundo e deixar o mundo criá-los, você já deve ter percebido que o mundo e suas diretrizes andam meio “loucos”, muita bagunça, desordem, desamor, violência e ódio têm sido propagados. Se os pais não estiverem presentes, tanto na educação, como na diversão, os jovens podem ser iludidos com falsos conselhos e atitudes em que nada se aproveita. A presença dos pais em todas ou pelo menos em grande parte das atividades dos filhos fornece a presença e atenção dos mesmos, o filho terá boa orientação e saberá que tem carinho e amor.

Como posso acompanhar?

Você pode acompanhar os jogos em que seu filho disputa, futebol, basquete, vôlei, jogos virtuais… Essa é uma maneira de conhecer melhor seu filho, suas habilidades, dificuldades, empenho, decisões, hábitos, quem são seus amigos etc.

Advertisement

Conhecendo os interesses

. Conhecer todos os interesses dele pode levar tempo, mas será algo precioso entre ambos, pois você descobrirá do que seu filho gosta, o que faz, quantas vezes faz, qual o motivo de gostar de tal interesse. Muitas vezes existem dons nele (a) que estão ali, latentes, mas para ser aperfeiçoado necessita de apoio e encorajamento, quem sabe seu filho não irá ser um próximo Leonardo da Vinci?!

Participando juntos

. Portanto, para conhecer melhor seu filho ou filha, participe junto, tenho certeza que no futuro ele vai-lhe agradecer muito por isto.

Envolvendo o adolescente

. Envolva-o em suas atividades também, se você gosta de pescar, leve-o junto, não há nada melhor do que estar entre a família e se divertir de forma saudável com ela.

Tempo para cada um e tempo em conjunto

. Se você tem vários filhos, vai ser preciso um esforço maior da sua parte, passe um tempo com cada um e depois reúna todos e faça com que participem das atividades preferidas de cada um incluindo a família inteira.

Criando laços de amor e harmonia

. Atitudes como esta fortalecem os laços e faz com que pais e filhos sejam mais amigos um do outro. O filho sabe que poderá contar com os pais e não terá o desejo de decepcioná-los, porque sabe que tem o amor, o cuidado e a presença fraternal sempre tão evidente.

Advertisement

Vencendo as barreiras

. Se sente dificuldades comece devagar, um dia de cada vez, mas não deixe o comodismo tomar conta e mudar sua opinião, lembre-se que a família é seu maior tesouro e o que você faz por ela diz muito sobre quem você é. Caso você sinta que seu filho é quem reclama de sua presença e participação, não desista dele (a), persista, mas sempre com amor e carinho, faça-o entender que você está ali, porque o ama e quer bem.

Invente

. Seja criativo e participativo. Leve novos jogos para casa ou objetos que façam parte da vida de seu adolescente: uma nova bola, um novo item para a coleção dele (a), ajude-o a montar, arrumar e reconstruir se necessário! Tenho certeza que ao vê-lo chegar em casa com este novo artigo, os olhos de seu filho brilharão.

Toma un momento para compartir ...

Fernanda Ferraz

Graduada em RH, acredito que nossa vida têm verdadeiro propósito, sou SUD, sei que toda dor e aflição é uma fonte de virtude e força espiritual, que nos molda e purifica.