Atividades para a família: Como planejar um concurso de culinária

Você é do tipo que sempre gosta de criar algo novo? Gosta de reunir a família em toda oportunidade? Veja este artigo e aprenda como fazer um concurso culinário.

Fernanda Ferraz

Você é do tipo que sempre gosta de criar algo novo? Gosta de reunir a família em toda oportunidade? Sua família também gosta de se reunir para passarem bons momentos juntos? Se você tem um dom especial na cozinha ou pelo menos gosta muito de cozinhar ou é do tipo prendada na cozinha, que adora experimentar novas receitas e envolver outras pessoas nisso, já pensou em fazer um concurso de culinária familiar? Você pode convidar parentes e amigos nessa atividade cheia de sabores e transformar um simples jantar em um momento mágico e divertido, onde cada participante poderá dar sua contribuição à festa, veja como planejar.

Organização

. O planejamento inicial é fundamental, é preciso saber que receitas quer seguir, se mais tradicionais, nacionais ou internacionais, se massas, cozidos, doces ou selecionar um prato de cada, após definido os pratos, estabeleça a data e horário, confeccione ou compre convites.

Ingredientes

. É necessário que seja especificado os ingredientes de cada prato, quantidades de cada alimento ou tempero e porções…

Regras e tempo de preparo

. Veja que regras são essenciais para você, o design do prato, sabores, frutas frescas ou enlatados e tempo de preparo para cada prato.

Local

. Ornamente o local com temas sugestivos, de maneira que a estrutura e decoração falem um pouco do propósito da reunião: “Concurso de Culinária”.

Advertisement

Você pode organizar com um estilo mais chique ou mais rústico, pode alugar um espaço mais amplo e se quiser caprichar mesmo, aos outros convidados pode vender ingressos, estipulando um valor simbólico.

Premiações

. Você pode escolher as premiações com primeiro, segundo e terceiro lugar, os prêmios podem ser um conjunto de panelas de inox, jogo de faqueiro ou toalhas de mesa, estes são alguns exemplos, o grande prêmio também pode ser uma soma de dinheiro, fica a critério.

Juízes

. Os juízes não devem ser parentes muito próximos, como esposo e filhos, não deve ser um grande amigo para não haver interferências ou preferências. Os juízes devem ser imparciais e avaliar o total da receita, beleza, textura, sabor e diferencial.

Beleza, textura, sabor e diferencial

. Tudo isto vai contar no sabor do prato, a beleza requer o cuidado e a estrutura visual da arrumação do alimento; a textura envolve o ponto certo do alimento, se passou do ponto ou não, se há fibras ou não no alimento, se é macio ou não; o sabor resume o prato em doce, salgado, amargo… Já o diferencial é quando existe aquele algo a mais.

Porções

. As porções para o concurso devem ser pequenas, para que os jurados não comam muito e isto influencie em outros pratos (sensação de estar cheio).

Advertisement

Bebida

. A bebida como acompanhamento deve ser de preferência água, para não modificar o sabor do prato.

Criatividade

. A boa criatividade sempre conta nessas horas, use a imaginação, lembre-se que com alimentos dá para fazer muitas decorações, por exemplo, com os tomates dá para fazer flores ou corações, não se intimide, ouse mudar a cara do prato tradicional, deixando-o lindo aos olhos e apetitoso ao paladar… Desperte todos os sentidos!

Lembre-se que o principal é reunir a família e se divertirem juntos! Bom apetite!

Toma un momento para compartir ...

Fernanda Ferraz

Graduada em RH, acredito que nossa vida têm verdadeiro propósito, sou SUD, sei que toda dor e aflição é uma fonte de virtude e força espiritual, que nos molda e purifica.