5 maneiras de ser um pai incrível

Ser um bom pai é o maior sucesso na vida de um homem. Aqui estão algumas ideias para ajudá-lo a passar de "bom" para "íncrivel" aos olhos de seus filhos.

Gary and Joy Lundberg

Lembrar-se de um pai incrível pode ser muito gratificante. Tornar-se um pai incrível, melhor ainda. O que é preciso para ser um desses? Você pode se perguntar. Você ficaria surpreso com o quão simples pode ser. Leva tempo? Com certeza. Mas não muito. Apenas alguns momentos de qualidade com seus filhos quando eles estão absolutamente certos de que você está lá para eles. Então, aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a alcançar o título de pai incrível.

1. Cumprimente-os com amor

Quando você entrar pela porta após um longo dia de trabalho, independentemente de qualquer coisa, dedique alguns minutos a abraçar essas pequenas pessoas que vieram ao mundo por causa de você. Quando um pai pega sua filhinha no colo e a abraça e dá beijinhos, ela vai rir com prazer. É nessa hora que você diz, “Como está a minha princesinha?” e “Você sabe o quanto o papai te ama?” A mesma coiuusa com seu filho com algumas cócegas adicionadas à mistura. E não se esqueça, “Como está o meu homenzinho?” e “Eu te amo ao infinito e além!” Eles vão aproveitar, e depois correr e ir brincar. Saber o quanto o pai deles os ama lhes dá um brilho como nada mais pode dar.

E os filhos adolescentes? Eles podem não demonstrar, mas também precisam da sua atenção. Mesmo que eles resistam. Apenas ignore essas atitudes deles de “preciso parecer descolado” e vá em frente. Abrace sua filha e diga como ela é linda, e como você tem sorte de ser seu pai. Esqueça que ela foi totalmente rude em seu comportamento ontem. É o agora que importa. Deixe que ela sinta o seu amor. É o mesmo com seu filho adolescente. Ele está ansiando por sua aprovação, mas ele nunca vai lhe dizer isso. Então, basta dar a ele mesmo sem que ele peça, e faça isso juntamente com um abraço e diga, “Como você está, cara?” e “Não tenha dúvidas de que eu te amo, filho.” Isso irá entrar em seu coração de uma forma que ele nunca irá esquecer.

2. Leve-os com você quando precisar sair

Isso funciona melhor se você fizer isso com uma criança de cada vez para que ele ou ela possa ser seu foco. Pode ser tão simples como ir buscar um pedaço de cano na loja de ferragem local. Esse também é um momento que você pode ensinar seus filhos o que você faz com o que você comprou. Aprender alguns truques caseiros pode ser uma informação valiosa para o seu futuro.

Ainda mais do que isso, conforme vocês estão juntos no carro, ouça seu filho. Esteja disposto a deixá-los falar qualquer coisa que eles queiram, sem críticas. Esses tipos de ocasiões viram um vínculo amoroso. Além disso, eles vão se sentir mimados, e isso é um sentimento bom. Não se esqueça de fazer um pequeno agrado durante o caminho. Isso vai tornar o pequeno passeio ainda mais memorável. Faça a viagem até a loja divertida.

Advertisement

3. Conte-lhes histórias sobre a sua vida

Comece cedo e eles vão crescer amando. Mas se eles forem mais velhos, comece agora. Os filhos sentem uma maior ligação não só com o pai, mas com toda a família, quando histórias sobre sua infância são compartilhadas. Fale sobre a vez em que você saiu para jogar com seu pai e quase conseguiu marcar 10 pontos. Se algo engraçado tiver acontecido, conte com toda a animação e empolgação que você conseguir. Se você ou seu pai serviram no exército, conte a eles sobre isso. Apenas compartilhe sua vida com eles. Mostre-lhes fotos se você tiver alguma. Se não, descreva uma situação em detalhes para que eles possam imaginá-la. Faça aos poucos, de forma curta e direto ao ponto para que eles queiram ouvir mais.

4. Ensine-os a trabalhar

Isso não vai acontecer de uma vez só. É preciso acontecer um pouco de cada vez à medida que eles crescem. Não basta dizer ao seu filho ou filha para ir cortar a grama. Mostre-lhes como deve ser feito. Deixe-os andar ao seu lado conforme você lhes explica o que constitui um trabalho bem feito. Conforme eles aprendem, permita que cometam alguns erros sem brigar com eles quando não for exatamente como você mostrou. Seja amoroso enquanto você ensina, mas não os deixe fugir da obrigação de suas tarefas e como fazê-las bem. A vida é cheia de trabalhos a fazer. Quanto mais cedo a criança aprende a trabalhar, mais feliz e produtiva ela será em sua própria vida. Em uma entrevista recente, um atleta bem-sucedido contou como seu pai ensinou-lhe a aguentar e fazer as coisas difíceis em sua vida. Ele disse que isso fez toda a diferença.

5. Ore com eles

Quando os filhos veem seu pai orando, ajuda a construir sua própria fé em Deus. O especialista em comportamento, Wayne Parker, disse: “Ensinar um filho a ser espiritualmente fundamentado é uma tarefa importante para um pai… Conforme um jovem entra em sintonia com a natureza, Deus e si mesmo, ele terá um padrão em sua vida que irá ajudá-lo a suportar as dificuldades e prosperar pessoalmente.” Isto, obviamente, se aplica a suas filhas também.

Faça essas cinco coisas com seus filhos e você não pode deixar de estar entre os pais cujos filhos os chamam de “incríveis”.

_Traduzido e adaptado por Sarah Pierina do original 5 ways to be an awesome dad

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Gary and Joy Lundberg

Gary Lundberg is a licensed marriage and family therapist, Joy is a writer and lyricist. Together they present seminars and author books on relationships. Their website is garyjoylundberg.com, email