5 ideias úteis para organizar seus livros

Cuidar com carinho daqueles livros que podem te fazer viajar por outros mundos e te proporcionam conhecimento é essencial. Veja algumas dicas para organizá-los da melhor forma.

Renata Finholdt

Ler é algo realmente fantástico. Nos leva a outros mundos, diversas histórias e muitas aventuras, além disso proporciona conhecimento e faz com que possamos nos comunicar melhor.

Adquirir este hábito é muito vantajoso. Assim que uma história se encerra, já inicia o desejo de começar outra e partir em busca de outros conhecimentos e aventuras.

Mas, como guardar todos os livros que folheamos no decorrer da vida? Apesar da tecnologia proporcionar livros online, muita gente ainda é adepta a folhear cada página e manter seus exemplares preferidos guardados, para no futuro, quem sabe, relembrar aquelas belas histórias.

Por serem os livros objetos tão queridos por muitos, mantê-los organizados é praticamente uma obrigação para seus leitores. Então, começar selecionando um cantinho especial para eles é o primeiro passo dessa tarefa.

1) Onde?

Pense primeiramente em qual local de sua casa você pretende guardar seus exemplares. Se você tem em casa um escritório ou uma sala de estudos esse é um bom lugar para eles, mas se não for o seu caso, você ainda pode pensar em guardá-los em uma sala, em um dos quartos ou até mesmo em um corredor para que todos os que circularem por ali possam ter acesso.

Advertisement

2) Em que local?

Um bom móvel tipo estante de livros é o ideal. Eles não possuem muita profundidade, o que faz com que todos os seus livros possam ficar amostra e possuem altura e largura para que vários exemplares possam ser arquivados. São ideais para serem colocados em espaços não muito grandes e você ainda tem a opção, para o caso da quantidade de livros ser maior, de adquirir dois e colocá-los um ao lado do outro.

Você pode organizar seus exemplares de diversas formas, escolha a que mais se enquadra com você e com sua família. Algumas ideias são:

3) Por ordem alfabética dos títulos

Neste caso não se leva em conta que tipo de livro é. Se ficção, romance, estudo, etc, todos são colocados lado a lado de acordo com o critério escolhido.

4) Por gênero

Você pode optar por separá-los em cada prateleira, para cada uma um gênero de livros diferente. É ainda possível colocar os gêneros em ordem alfabética, isso facilita muito quando você precisar localizar um exemplar.

5) Por tipo de leitor

Neste caso é preciso ver a quantidade de livros que os outros membros da família possuem, para verificar se é realmente proveitoso separá-los assim. Caso haja crianças em casa leve em conta que os livros devem ficar na parte mais baixa do móvel, para que assim se sintam estimulados a procurá-los sempre que tiverem o desejo.

Advertisement

Cuide com carinho dos seus livros eles, podem fazer com que você viaje por outros mundos sem ao menos sair de casa.

Toma un momento para compartir ...

Renata Finholdt

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.