5 características de uma relação que tem futuro

Dúvidas quanto a estar ou não vivendo um relacionamento de futuro são comuns. Observar estas 5 características podem facilitar essa definição.

30,749 views   |   13 shares
  • Em meu livro escrevi: "Embora muitos confundam, é importante notarmos que amor e paixão são disposições emocionais diferentes. A paixão é temporária, arde como fogo e depois vira cinzas, destroçando emoções. O amor é eterno, acalenta e acalma, nada exige e tudo dá". Dediquei um capítulo inteiro sobre os equívocos entre a paixão e o amor porque já ouvi muita reclamação do tipo: o amor acabou, pois nosso relacionamento não é mais o mesmo. O fato é que no início do relacionamento os pares são movidos pela paixão e a relação só terá futuro se esse sentimento se converter ao amor.

  • Assim, uma relação de futuro é a que:

  • 1. Os apaixonados busquem se conhecer

  • Naturalmente no período da conquista as pessoas procuram mostrar o melhor de si mesmas, só com o passar do tempo é que começam a se mostrar como realmente são. A partir disso, será possível refletir sobre a possibilidade de manterem uma relação duradoura, pois poderão avaliar se aquela é mesmo a pessoa que querem compartilhar o futuro. Todo ser humano é falível, mas é preciso levar em conta o que se pode aceitar ou não.

  • 2. Demonstra comprometimento

  • É preciso analisar a própria disposição em comprometer-se com o parceiro, observando o quanto deseja estar com ele e como reage diante das pequenas renúncias em favor da boa convivência. Também é fundamental sentir o mesmo empenho do outro no compromisso com a relação. Bom observar se ambos estão se incluindo em planos a longo prazo; isso é um termômetro que mede a vontade de cada um para dar continuidade ao relacionamento.

  • 3. Empenha-se pelo diálogo

  • A frase: "Case-se com alguém que você gosta de conversar." é muito verdadeira, pois é através do diálogo franco que os pares alinham as diferenças naturais e se entendem formando acordos para uma convivência sadia. É importante que ambos gostem de ouvir um ao outro e façam isso visando entender os sentimentos que se expressam.

  • 4. Manifesta respeito

  • Uma relação tem futuro quando os pares se respeitam mutuamente, aceitando o outro como é e convivendo harmonicamente com as oposições de personalidade, cultura etc. A relação manifesta respeito a partir da disposição dos parceiros em considerar opiniões, ideias e até mesmo críticas um do outro. Claro que a forma como se manifestam há que ser educada, afetuosa e gentil.

  • Advertisement
  • 5. Compartilha situações e pessoas

  • Claro que manter as amizades e os hábitos, desde que sejam positivos, é muito saudável. Mas alguém que queira dividir uma vida com outra pessoa sempre tentará compartilhar tudo com ela. Isso não significa, de forma alguma, perder a individualidade o que, certamente, faria com que a relação adoecesse. Mas compartilhar amigos, familiares e situações, criando uma vida em comum faz parte de uma relação que se projeta para o futuro.

  • Mesmo que o relacionamento cumpra esses quesitos não é garantia que seja um sucesso, pois, ainda assim é preciso que toda essa disposição vença os obstáculos naturais da vida. Mas, certamente, uma relação que apresenta desde cedo as características citadas tem grande chances de encontrar um futuro que seja prazeroso e feliz.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe agora...

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.

Website: https://www.youtube.com/user/SuelyBuriasco

5 características de uma relação que tem futuro

Dúvidas quanto a estar ou não vivendo um relacionamento de futuro são comuns. Observar estas 5 características podem facilitar essa definição.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr