4 considerações básicas para descobrir sua vocação

Cada um de nós temos uma vocação, basta descobrirmos aquilo que nos motiva, aquilo que nos da prazer e que traz felicidade em todos os aspectos de nossas vida.

7,149 views   |   4 shares
  • Descobrir a sua vocação é uma tarefa muito árdua, principalmente sabendo que é através dessa vocação que você dará um rumo para sua vida. Mesmo que você desista no meio do caminho, é importante perceber que tudo nesta vida requer tempo e dinheiro. Infelizmente, tempo e dinheiro mal investidos serão eternamente perdidos.

  • Hoje em dia existem vários mecanismos para descobrir sua vocação, até mesmo consultas com especialistas, que podem nos direcinar. Porém, desde nossa infância tendemos a gostar mais de uma coisa do que de outra e estes são bons indícios de algumas vocações que podem surgir ao longo de nossas vidas. Sendo assim, seguem algumas dicas que podem auxiliar na escolha da sua vocação.

  • Aquele que tem uma profissão tem um bem, aquele que tem uma vocação tem um cargo de proveito e honra (Benjamim Franklin)

  • Considere todas as vantagens e desvantagens de uma profissão

  • As profissões hoje não são escolhidas apenas pela vocação, mas também pelo seu retorno financeiro. Isso não é errado, mas também devemos refletir se existirá além de um bem-estar material, bem-estar emocional. É tão fácil encontrar pessoas que tem remuneração compensadora mas vivem stressadas, nervosas, e acabam ficando desanimadas mesmo com uma remuneração satisfatória, por isso, em tudo na vida deve haver um equilíbrio.

  • Para descobrir sua verdadeira vocação analise os seguintes pontos:

    • Quais são as atividades que eu gosto de fazer?

    • Quais as profissões que me interessam, embora não tenha muita prática?

    • Estas vocações me trarão um retorno em curto, médio ou longo prazo?

    • Esta vocação me deixará mais próximo da minha família?

  • Ao analisar essas questões podemos seguir os seguintes passos:

    1. Procure um orientador vocacional. O orientador vocacional te dará um direcionamento correto, além de possibilitar uma gama de profissões que encaixem com o seu perfil. Estes testes vocacionais também podem ser encontrados na internet gratuitamente.

    2. Enumere as vocações, ou seja, os talentos que você têm. Faça uma pesquisa com as profissões que se encaixem com isso e depois converse com pessoas que exerçam essas profissões. Existem redes sociais, blogs e até mesmo comunidades específicas que falam sobre as profissões e dão dicas importantes além de tirar suas dúvidas.

    3. Vá a uma feira de profissões, pesquise na internet se haverá alguma em sua cidade e quais as datas e locais. Nestas feiras, além da possibilidade de participar de várias palestras, também temos a oportunidade conhecer profissões que nem sabíamos existir e que podem ser interessantes.

    4. Dê tempo ao tempo. Muitas vezes podemos ficar desesperados porque não conseguimos nos decidir por uma profissão ou pensamos que não temos vocação por nada específico. Se isso acontecer tente esperimentar coisas que você acha que gosta, tente se imaginar exercendo essa profissão e analise se você sentirá prazer fazendo aquilo durante um bom tempo de sua vida. Caso você tenha decidido fazer algo mas deu errado, não se culpe, o mais importante é não deixar que isso lhe faça estagnar, simplesmente recomece. Isso não significa agir de forma irresponsável.

  • Advertisement
  • Seja feliz com sua escolha

  • Seja feliz com sua escolha, não existe gratificação maior do que levantar cedo e saber que você esta estudando ou trabalhado naquilo que mais gosta. Muitas vezes, por inumeros motivos, não conseguimos alcançar aquilo que realmente desejamos e muitas vezes vamos precisar fazer algo que não nos dá tanto prazer para depois alcançarmos o que realmente desejamos. Devemos ser otimistas e enchergar esses passos como degraus para alcançarmos os nossos objetivos.

  • Não é uma tarefa fácil, mas tudo nesta vida requer uma dose de sacrifício, esforço, ânimo e principalmente perseverança.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe agora...

Jacira Silva dos Santos Araujo é casada, formada em letras pela Faculdades de Guarulhos. Seus passatempos favoritos são: ir ao teatro, ler bons livros, assistir bons filmes e principalmente estar ao lado de seu marido e parentes.

4 considerações básicas para descobrir sua vocação

Cada um de nós temos uma vocação, basta descobrirmos aquilo que nos motiva, aquilo que nos da prazer e que traz felicidade em todos os aspectos de nossas vida.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr