A família unida: Doce herança

Conheça a história real de Ormenzindo e Conceição, e o importante exemplo de amor e união familiar que incutiram em sua família e que está sendo transmitido de geração a geração.

5,639 views   |   20 shares
  • A família é a base, o primeiro passo na direção da vida em sociedade, afinal é na família que assimilamos o elementar para o entrosamento e entendimento social. É em família, pois, que aprendemos a valorizar os outros e associamos elementos como a compreensão, tolerância e aceitação. Entretanto, isso só é possível diante de um elo superior que una seus membros: o amor. Assim, um dos ensinamentos mais importantes a passar para os nossos filhos é a preservação dos laços familiares.

  • Uma história

  • Conceição e Ormenzindo representam o tronco de uma família que se tornou muito grande com o tempo. Tiveram 10 filhos: 4 meninas e 6 meninos que formaram suas próprias famílias, ramificando mais e mais a árvore dos "Borges de Oliveira". As dificuldades eram muitas, chegaram a ter por lanche apenas pão com água doce, mas o que esse casal fez com as dificuldades foi transformá-las em ensinamento de trabalho e persistência, sempre com muita fé e religiosidade. Com grande luta, melhoraram de vida e puderam ajudar os filhos a estudar, dando rumo próspero para a vida de cada um. Sempre muito unidos, viveram juntos mais de 60 anos nos quais amor, carinho e atenção eram demonstrados todos os dias. Conceição despediu-se da família primeiro, seguida de seu grande amor Ormenzindo dois meses depois.

  • As lições

  • Sou neta de Ormenzindo e Conceição que tantos ensinamentos deixaram por palavras, mas principalmente, por exemplos.

    • Nunca ninguém viu meus avós brigarem, nem mesmo trocarem uma palavra áspera; se tinha qualquer desavença e eu presumo que tinham, resolviam sozinhos e sem alarde.

    • Estavam sempre juntos e muitas vezes de mãos dadas, mesmo quando já eram mais velhos, embora muito tímidos presenciei algumas vezes doces beijinhos nos lábios. Amavam-se muito e souberam fazer com que o amor prevalecesse sempre.

    • Transformavam problemas em desafios e enfrentavam juntos; todos por um. Não aceitavam brigas entre irmãos e ao menor sinal de desavença chamavam os filhos para o diálogo, produzindo entendimento.

    • Incutiram nos filhos a importância de manter a união familiar, baseada na compreensão, tolerância e profundo amor.

  • Encontro dos irmãos

  • Infelizmente é comum que com o tempo, principalmente morando longe, os irmãos fiquem muito tempo sem se ver, mas não foi isso que aprenderam os filhos de Ormenzindo e Conceição. Então eles estabeleceram uma data anualmente para estarem juntos e apresentarem seus descendentes, mantendo as notícias e o convívio. Depois de certo tempo, com a perda de alguns, determinaram que passariam a se encontrar duas vezes por ano e assim tem sido, inclusive o último quando comemoraram os 80 anos dos irmãos gêmeos Célio e Célia. São momentos ímpares e indescritíveis, uma fonte de energia benfazeja que inunda todos os presentes, hoje várias gerações. Os que não podem ir, mandam mensagens, vídeos e vibram com as notícias da festa; os que vão se emocionam, divertem e renovam a alegria e união familiar.

  • Advertisement
  • Os ensinamentos desse casal ainda são passados pelas gerações e a prova disso é o quanto os netos, bisnetos e tataranetos que sequer os conheceram continuam a vibrar por cada encontro familiar.

  • Uma grande festa que une corações, essa é a herança de Conceição e Ormenzindo.

  • Fonte da imagem: Suely Buriasco

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Gostou? Compartilhe com seus amigos!

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.

Website: https://www.youtube.com/user/SuelyBuriasco

A família unida: Doce herança

Conheça a história real de Ormenzindo e Conceição, e o importante exemplo de amor e união familiar que incutiram em sua família e que está sendo transmitido de geração a geração.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr